As decorações são composta por inúmeros processos e elementos que compõe um ambiente agradável e elegante. Assim, os componentes decorativos não são somente novos, também é possível reformar poltrona, restaurar pisos de madeira e outros elementos.
Neste artigo abordaremos alguns itens que podem ser encontrados em uma construção e em um projeto de decoração. Todos os elementos aqui citados podem ser adequados, porém, lembre-se, sempre leve em consideração suas demandas pessoais e seus gostos.
Só assim é possível juntar tecidos rusticos para decoração, com revestimentos harmônicos, móveis funcionais, entre outros componentes necessários.
Portanto, algumas coisas que serão abordadas neste artigo são alguns tipos de revestimentos, dicas de decoração de uma casa moderna e o cuidado com os pisos de madeira.
Cuidado com os pisos de madeira
Os pisos de madeira são muito conhecidos por sua resistência e por sua beleza, além de serem encontrados em muitas versões, sendo aplicados em muitos projetos.
Alguns tipos de pisos de madeira que são encontrados são:
- Tacos;
- Laminados;
- Tábuas corridas;
- Maciço.
Por serem feitos de madeira natural, esses pisos passam periodicamente por processos conhecidos como restauração de piso de madeira que incluem o clareamento, o tingimento e ebanização, impermeabilização e a restauração com o uso de bona ou sinteco.
Abaixo falaremos sobre dois processos, o tingimento e a aplicação da bona.
1. Tingimento
O tingimento consiste na aplicação de cores à base de água para que o piso troque de cor. Antes do processo, é preciso nivelar o piso e desgastá-lo com a lixadeiras, e encobrir todas as frestas com pó de madeira e cola.
Depois é feito novo lixamento, então o corante é misturado ao verniz e aplicado na madeira. E depois é finalizado com a aplicação de bona que veremos abaixo.
Assim, o processo é feito criando um piso mais bonito e com uma cor diferenciada.
2. Aplicação de bona ou sinteco
A bona e o sinteco são dois produtos diferentes, mas com um único objetivo proteger os pisos de madeira, são resinas que dão brilho, cor e um acabamento após processos realizados no piso como no caso do tingimento que vimos.
Geralmente são aplicados em demãos dependendo de qual processo é utilizado. O sinteco é uma resina a base de ureia e formol, enquanto a bona é a base de água. Existem tipos de acabamentos para dois componentes que são fosco, semi-fosco e brilhante.
Decoração de uma casa moderna
Os pisos de madeira são indicados para decorações mais antigas, porém, seu uso vem sendo resgatado principalmente pela decoração contemporânea ou moderna.
Para esse tipo de decoração é preciso apontar alguns elementos como o uso de revestimentos, inclusive para os móveis como o revestimento para sofá, e a escolha pela simplificação e minimalismo.
Neste sentido, o minimalismo entra no objetivo de ser uma ferramenta que traz mais fluidez e mais beleza ao espaço. Espaços mais cleans e mais inteiriços trazem as pessoas mais paz e tranquilidade. Ser minimalista não significa usar apenas cores neutras e poucos móveis.
Mas sim, integrar cores únicas e dar destaque ao que realmente importa. Por isso podemos falar que uma decoração moderna inclui uma boa iluminação, tanto direta como indireta, uso de poucos elementos, menos móveis, que significa mais funcionalidade e também menos poeira.
Assim, opte por cortina jacquard cinza, almofadas com cores quentes e quadros que demonstrem leveza e beleza.
Tipos de revestimento nas decorações
Como vimos, os pisos de madeira são um tipo de revestimento usado no chão, mas que também podem ser aplicados em forros e paredes. Assim, podemos concluir que os revestimentos são muito importantes para qualquer estilo de decoração.
Existe portanto, variados tipos de revestimentos que são usados, e cada um possui uma aplicação específica e que sempre irá variar de acordo com o projeto e com a demanda existente.
As cerâmicas comuns, por exemplo, são aquelas compostas por argila e minerais que por passarem por um processo de queima e alta temperatura são resistentes e absorventes sendo usados em pisos e paredes.
Já os porcelanatos são uma mistura de porcelana e minerais com absorção de água muito boa, e tem alto nível de resistência, sendo usado em pisos, paredes e possui versões únicas internas e externas.
O número de elementos presentes em um projeto de construção e decoração são variados, e estes são só alguns para que você possa identificar qual o melhor tipo de procedimento.