Aplicar investimento em terrenos e áreas públicas, que são colocadas à disposição para o desenvolvimento de uma região, é muito importante, mas pode trazer um risco para empresas e corporações se não forem feitos de forma adequada.
Contudo, é possível aplicar capital sem correr o risco de perder dinheiro, com estudos e pesquisas avançadas para determinar a recuperação de solo contaminado.
Profissionais capacitados de diferentes áreas técnicas atuam de maneira conjunta em diversos aspectos, determinando as possibilidades de remediação de solos contaminados por metais pesados.
Esse tipo de serviço tem como objetivo reduzir os níveis de contaminação para uma faixa de segurança e proteção do meio ambiente, envolvendo fauna e flora, além de garantir a saúde do ser humano que irá ocupar a área, impedindo que substâncias nocivas, antes presentes, sejam disseminadas por todo o local de atuação.
Procedimentos ocorrem em área afetada
A recuperação de um espaço contaminado pode ser realizada de diferentes formas. A mais apropriada e incentivada pelos profissionais está relacionada às técnicas empregadas no próprio local, por ter custo baixo e evitar que áreas secundárias e, em alguns casos, terciárias, sejam contaminadas.
Assim, a análise de solo é uma importante etapa de todo o processo de verificação do ambiente, pois determinará a existência de propriedades físicas, químicas e biológicas.
A sedimentação e o assoreamento de todo o espaço é necessário para a instalação de complexos industriais, que demandam grande carga sobre o terreno.
Os projetos de ocupação territorial também devem prever espaços de mobilidade urbana, tanto de pessoas quanto de veículos.
Por isso, toda pesquisa deve ser levada em consideração para que o investimento seja válido e a segurança seja preservada em todos os aspectos, tanto patrimonial quanto pessoal
Estudos demandam tempo e especialistas
As construtoras e incorporadoras imobiliárias reconhecem a importância de todas as análises e recuperação do solo. Seguindo os processos de construção em uma área a ser ocupada, dois estudos devem ser realizados de maneira primordial.
O primeiro é o levantamento topográfico, para reconhecimento de relevo e todas as condições, apropriadas ou não, para a instalação de um projeto imobiliário, seja qual for o setor de atuação.
Para garantir o dimensionamento correto de todo o terreno disponível, esse trabalho é realizado de modo a determinar os detalhes da área, como nivelação e presença de morros ou passagem de rio ou lençóis freáticos.
A angulação e o posicionamento geográfico também é determinada por por meio deste estudo.
O segundo passo é realizar um levantamento planialtimétrico, gerando um mapeamento de toda a área de forma ainda mais completa.
O detalhamento é mais completo durante este trabalho, pois é possível mensurar detalhes específicos, como a presença de:
- Árvores;
- Postes;
- Sistemas elétricos e hidráulicos;
- Bueiros e captação de água pluvial;
- Cercas, muros e limitações naturais.
Os projetos baseados sobre esses dois estudos possuem grandes vantagens, pois é possível determinar o aproveitamento topográfico para a instalação de construções imobiliárias utilizando as características presentes em toda a área.
Os espaços que passam por estes estudos contam com construções devidamente planejadas, pois se aproveitam das características da topografia para a implementação de estradas, pontes e áreas verdes, seguindo a legislação ambiental e o zoneamento urbano empregado pelo poder público.
Meio ambiente presente nos projetos
A natureza é parte integrante dos grandes projetos arquitetônicos na atualidade, devido às leis de proteção do meio ambiente.
Por isso, para a aprovação de qualquer tipo de instalação imobiliária, é preciso apresentar, entre outros documentos, o licenciamento ambiental em campinas para que tudo seja aprovado junto aos órgãos públicos, evitando qualquer tipo de multa ou paralisação das obras.
Esta determinação está presente na Lei 6.938/1981, que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente.
Dependendo do tipo de atividade, seja residencial, comercial ou industrial, e a potencialidade poluente, a construção deverá passar por alterações e adaptações, até se adequar à legislação.
Dessa forma, até mesmo a empresa de caçamba deve apresentar todos os documentos de captação, transporte e destinação de todo material captado nos canteiros de obras.
Seguindo todas as etapas de forma gradual, com toda as análises relacionadas em uma planilha específica para cada levantamento, as obras podem ser iniciadas.
Todos os trabalhos podem ser realizados de maneira adequada, seguindo todas as normas de segurança e respeito ao meio ambiente.
Os trâmites burocráticos atuam como forma de proteção à fauna e flora, além da própria segurança dos usuários, que estarão livres de qualquer risco de acidente.
Esse tipo de cuidado valoriza a área e as construções que serão erguidas ao longo do tempo, promovendo um retorno de capital para todos os investidores.