As construções são compostas por duas partes, a primeira envolve projetos e seus estudos para que toda a obra seja segura aos proprietários, visitantes e comunidade ao entorno. A segunda se refere aos laudos e certificados que regularizam e legalizam a construção, tornado-a autorizada a ser realizada e utilizada.
Cada projeto tem suas especificações e necessidades tanto no aspecto da sua produção quanto no aspecto legal. Assim, é necessário compreender um pouco de ambos para que o projeto possa ser realizado sem problemas futuros.
Mesmo possuindo algumas diferenças, há certificados e procedimentos que são comuns a maioria das obras, por isso é importante saber quais são, bem como os principais equipamentos que são utilizados para isso.
Outorga para poço
A outorga de poço é uma segurança legal para o uso das águas subterrâneas disponíveis na bacia hidrográfica do terreno adquirido para a obra.
O certificado é emitido por órgãos reguladores do meio ambiente e garante ao proprietário o uso da água necessária para o desenvolvimento do empreendimento, evitando multas, processos e irregularizações.
A água é utilizada em obras empresariais, servindo para irrigações e processos industriais. Obras hidráulicas, como barragens ou canalização de rios para lançamento de efluentes industriais e urbanos também devem contar com esse laudo.
Além disso, o documento é obrigatório nas seguintes situações:
- Implantação de empreendimentos que utilizam recursos hídricos (superficiais ou subterrâneos);
- Para obras ou serviços que possam ocasionar qualquer alteração;
- Para extração de águas subterrâneas;
- Para lançamento de efluentes.
Após as alterações necessárias, o processo de outorga pode ser realizado seguindo as exigências legais e ambientais.
É importante ressaltar que este recurso deve ser utilizado de forma sustentável e ecológica, para que não resulte em seu desperdício ou contaminação das águas.
O processo de outorga é realizado em conjunto com os órgãos de vigilância sanitária e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), por meio do decreto 41.258 de 1996 e do artigo 7 das disposições transitórias da lei 7.663 de 1991.
Aluguel de equipamentos
Outra parte importante para o desenvolvimento das obras são as máquinas e equipamentos que auxiliam na otimização de processos, tempo de construção e qualidade dos resultados obtidos.
Atualmente, todos os projetos são realizados com muitos maquinários, a fim de melhorar todos os aspecto da obra.
A quantidade de equipamentos varia de projeto para projeto, bem como a ordem e período que serão necessários. Dessa forma, as locadoras de equipamentos para construção civil sp conseguem atender as demandas da forma mais eficiente possível.
Isso porque, a locação permite que seja a quantidade de equipamentos necessários e no período desejado.
Além disso, a locação facilita os processos de transporte, organização e armazenamento dentro do canteiros de obra, visto que este último fica sob a responsabilidade da locadora..
Apresentando uma variedade de equipamentos e acessórios, o processo de locação diminui muito os gastos de uma obra, pois a locação sai mais barata que a compra e manutenção do equipamento.
Assim, a locação de equipamentos para construção civil em franca sp já se tornou uma prática comum e necessária às construtoras e empreiteiras.
Um dos equipamentos bem utilizados nos processos construtivos é a esmerilhadeira, que serve para polir e dar acabamento à peças e estruturas metálicas, bem como ao concreto aparente.
Dessa forma, a sua utilização é necessária e comum aos processos finais para proporcionar mais qualidade ao resultado, contribuindo também para a conservação. Por isso, o aluguel de esmerilhadeira ocorre com frequência nos projetos de construção civil.
O rompedor, também conhecido como martelo demolidor ou martelete, é um modelo de britadeira utilizada para romper a cerâmica ou concreto.
Semelhante a furadeira, o rompedor é mais eficiente na perfuração de concreto, pois o impacto produzido por ele é menor e o emprego da força também, além de possuir uma produtividade maior.
Dessa forma, o aluguel de rompedor é utilizado em alguns processos durante a execução da obra para realizar as transformações necessárias.
Outro equipamento utilizado é o grampeador profissional que, assim como os de papel, serve para fixar grampos nas superfície unindo os materiais necessários.
Os grampeadores profissionais podem ser manuais ou elétricos, grampeando tecidos grossos, plásticos e madeira.
O grampeador de madeira é o mais comum em obras e construções, servindo para fixar a madeira a outras superfícies, bem como outros produtos na madeira.
Além desses, há uma lista produzida pelos profissionais da obra que indica os equipamentos necessários.
Assim, atendendo às demandas legais e práticas, é possível desenvolver um projeto seguro que proporciona diversos benefícios aos seus proprietários.