Nos tempos de calor extremo do verão é muito comum ocorrer a superlotação nas praias.
Muitas pessoas acabam por se sentir intimidadas em visitar esses locais, seja pela falta de discrição, pela vergonha, pelo incômodo que pode ser causado por vendedores ambulantes, etc.
Existe vários fatores que fazem as pessoas evitarem as praias e, nessas situações, muitas das vezes se opta por visitar piscinas.
As piscinas são sempre uma alternativa muito agradável, pois proporcionam uma diversão, de certa forma, segura e pessoal.
Contudo, quando se trata de piscina, existem sempre algumas coisas para fazer para tornar seu uso ainda melhor.
Como escolher e cuidar da piscina?
As piscinas são os melhores locais para reunir amigos, família e realizar eventos mais despojados, aproveitando de uma diversão refrescante em tempos quentes.
Todavia, é preciso ficar atento ao escolher sua piscina.
Existem diversos modelos no mercado, cujos valores variam bastante entre si. É importante que o comprador tenha noção do que quer, pois modelos diferentes requerem instalações e espaços diferentes.
O primeiro tipo a ser listado é a conhecida piscina de alvenaria. O grande diferencial dessa piscina está em sua versatilidade tremenda e também em uma possibilidade de customização absoluta.
Os projetistas podem moldar essas piscinas a gosto, podendo alterar sua profundidade e largura, logo, podendo encaixá-la em qualquer tipo de terreno.
Para os que procuram piscinas com estética agradável, é interessante buscar pela instalação desse tipo de piscina.
É preciso ressaltar que essas piscinas são mais suscetíveis a vazamentos, geralmente causados por rachaduras e também possuem o maior preço dentro do mercado – por conta de sua exclusividade e serviço personalizado.
Em seguida podemos falar da piscina de vinil. Assim como o modelo citado acima, as piscinas de vinil também dispõem de uma versatilidade e adaptabilidade.
Sua instalação é feita com uma superfície de vinil, que cobre a parte inferior e as paredes da piscina. O vinil é feito de tal forma que pode, tanto imitar o concreto como também pode se passar por azulejo.
Por essas razões, é muito comum que as pessoas a confundam com a piscina de azulejo.
Podemos também dizer que essas piscinas possuem um processo de instalação bem dinâmico e rápido, além de serem fáceis de serem mantidas, graças a uma manutenção e limpeza extremamente simples.
Alguns dos problemas relacionados às piscinas de vinil estão no cuidado ao usar qualquer tipo de objeto pontiagudo próximo a ela, pois cortes no vinil podem ocasionar vazamentos e até infiltrações.
O vinil também era tido como um material que durava pouco, em média 10 anos, porém foram sendo adicionados à sua composição outros elementos que garantem mais resistência e também durabilidade.
Outro cuidado importante, e esse relacionado à segurança dos que usarão a piscina, é a instalação de escadas. Geralmente, usa-se uma escada para piscina 4 degraus, nas partes centrais da piscina, e outras maiores nas partes mais fundas.
Além disso, é importante haver sempre dois escoadores e esses precisam estar vedados de forma que partes do corpo, como o cabelo, não acabem sendo sugados por ali.
Os decks para as piscinas
Muitas pessoas buscam sempre tornar o espaço onde as piscinas se encontram mais agradáveis ao olhar, por isso muitos optam pela criação de decks.
Deck é o espaço que rodeia a piscina, composto, principalmente, por tiras de madeira, que criam um piso uniforme e extremamente belo.
Alguns optam pelo deck de pvc, que é uma alternativa mais barata, ou então pelo deck sintetico de madeira, que é um material que se assemelha muito à madeira.
Os decks criam ambientes mais charmosos para as piscinas e possuem diversos benefícios.
Com a criação de decks é possível expandir o espaço útil nas áreas de lazer, pois é criado um solo regulado, sem subidas ou depressões, permitindo aos usuários do imóvel a instalação de mesas, churrasqueiras dentre outras coisas.
Outra coisa muito importante é que a instalação de decks ajuda a melhorar as piscinas ainda mais.
Esses pisos são feitos de modo que se evita que pessoas escorreguem ao sair da piscina e acabem por se acidentar ou machucar outras pessoas.
É importante ressaltar isso, principalmente, porque muitas crianças possuem o hábito de correr ao redor de piscinas, levando tombos e se ferindo de maneira leve ou mais grave.