É sempre bom admirar um prédio bonito uma bela construção, principalmente se ela for moderna, bem construída e grande, sempre confere um clima futurista, renovando o ambiente de o lugar.
No entanto, para que tudo isso seja possível existem alguns passos importantes a serem dados, antes de começar e finalizar uma obra.
Uma obra, principalmente quando se pensa em grandes construções, envolve muito mais do que, simplesmente, comprar o espaço e levantar uma edificação.
Existem várias etapas que envolvem licenças, autorizações, planejamento, gerenciamento, entre outros.
Além de serem leis e normas técnicas que precisam ser cumpridas, para que uma edificação seja considerada segura, para o futuros moradores ou frequentadores, também surgiram da premissa de exigências de proteção com o meio ambiente.
Novas demandas sociais de proteção à vida e proteção ao meio ambiente, principalmente aliadas a novas políticas de combate ao desperdício, deram vez a uma série de novos nichos de mercado, bem como destacaram outras empresas.
Um dos exemplos são as empresas de gerenciamento de obras, que são responsáveis por uma série de fatores e que envolve tanto os impactos externos quanto fatores internos, relacionados a construção. Dentre alguns, podemos destacar:
- Inspeções;
- Auditorias técnicas;
- Avaliações patrimoniais;
- Laudos e pareceres.
A importância do planejamento
Dentre todas as importantes funções desse meio de inspeções, podemos destacar alguns trabalhos bem importantes para a sociedade e suas atuais exigências com o setor: os estudos e análises.
O Estudo de impacto de vizinhança tem como objetivo investigar os impactos positivos ou negativos que um construção pode causar no planejamento urbano e no meio ambiente.
Geralmente, essas análises são instrumentos de análise importantíssimo, para que, baseado neles, sejam criados os projetos da construção civil.
Além da própria construção, também é levado em conta a atividade que será exercida, após o término da construção e os impactos que causará na região em que será instalada.
A ideia é que os efeitos negativos sejam mitigados da melhor forma, para que não haja impactos negativos na qualidade de vida da sociedade local e também no planejamento urbano.
Sendo assim esse estudo é uma medida obrigatória para a obtenção de licenças para realizar construções em qualquer local.
O impacto de vizinhança precisa ser estudado de forma detalhada, minuciosa, para evitar proibições ou atrasos na realização da construção.
Pois, a licença somente será obtida, através das condições corretas para realização da obra e que esteja de acordo com as exigências e normas para o setor.
Essas empresas são primordiais para o setor da construção civil e o bom andamento de seus trabalhos.
Empresas gerenciadoras de obras podem ser contatadas a partir de telefones disponíveis ou pela internet.
É necessário entrar em contato para realizar um orçamento antes de solicitar a prestação de serviços, basta se dirigir ao local, com hora marcada para a realização do orçamento.
A preocupação exclusiva com os impactos ambientais
A preocupação com os impactos ambientais oriundos da construção civil, estão cada vez mais altas, graças a preocupação instaurado com o futuro do planeta e os impactos para as futuras gerações.
Graças a isso, as maiores corporações do setor adotam práticas de reciclagem dos materiais que sobram e não tem utilidade nas construções.
São variadas as possibilidade de reciclagem desses materiais que beneficiam a população e melhoram as condições de infraestrutura das cidades.
Bancos e asfaltos são exemplos de materiais produzidos com sobras da construção civil.
São utilizados para recauchutagem e reparo de pistas. Bancos de praças, utilizados em maquina de bloco para produzir blocos utilizados em muitas construções.
Uma das grandes vantagens dos blocos, além de sua alta durabilidade, também o preço de custo para compra.
São muito mais baratos que os tijolos que normalmente são utilizados para as construções, como prédios e condomínios empresariais, devido a grande quantidade utilizada nas construções.
Máquina de fazer bloco é um equipamento que exige um alto preço para investimento e precisa ser manuseado por profissionais capacitados, principalmente para evitar possíveis acidentes com o equipamento.
Além de garantir o pleno uso da máquina, em sua melhor performance.
A construção civil tem embutido em seu setor grandes responsabilidades para com a sociedade e com o meio ambiente.
Principalmente com o meio ambiente, pois as futuras gerações precisa herdar um planeta em condições de vida e com qualidade.