Em uma residência, a atenção na construção é um dos aspectos mais importantes para garantir sua segurança e durabilidade do bom estado da obra.
Para que uma casa ou edifício, de fato fiquem prontos, são necessários diversos processos e cuidados que serão abordados nesse artigo.
Um dos procedimentos mais importantes em uma construção de imóvel é sobre sua segurança. Se quiser entender mais sobre esse tema continue a leitura e saiba o que precisa para uma construção duradoura.
Projetos: tudo começa em um desenho
Em uma construção, um dos aliados principais que se possa ter é uma gerenciadora de obras que atue desde a elaboração do projeto, liberação de alvarás na prefeitura até a conclusão e entrega da obra.
Nesse aspecto podemos destacar o projeto estrutural de um local, que será utilizado como base para os pedreiros e construtores edificarem a residência ou prédio.
Esse projeto contará com a parte hidráulica, do deslocamento de líquidos, assim como a pneumática, que trabalha com os gases.
Dentre outros projetos que precisam ser anexados ao projeto principal, podemos destacar o projeto arquitetônico residencial.
Ele é realizado, de modo geral, por um arquiteto no qual se verifica o local das paredes, possíveis aberturas, elementos decorativos no teto, tipos de texturas e cores que serão aplicadas, dentre outros detalhes.
Esse processo é bastante importante e precisa ser feito de forma organizada para garantir o bom andamento da obra.
Proteção contra incêndio: as instalações elétricas
A maioria das pessoas precisam da eletricidade para desempenhar boa parte das suas atividades, afinal ela se tornou uma parte relevante da rotina da sociedade.
Mais importante que ter a eletricidade é cuidar para que seu projeto elétrico seja feito de forma coerente e para que ela seja instalada por uma equipe altamente profissional.
Vários elementos são montados durante o processo de instalação elétrica em uma residência, dentre eles, o protetor de surto eletrico.
Esse equipamento tem como objetivo evitar que uma descarga na atmosfera ou que anomalias presentes na corrente elétrica causem uma sobrecarga na fiação e consequentemente em toda a rede de fiação da residência.
Isso poderia ser um fator agravante para gerar um acidente assim como o dano dos materiais e eletrodomésticos.
Geralmente, o aparelho utilizado nesse proteção é o resistor elétrico, pequeno dispositivo que atua no controle da corrente elétrica e na tensão que ela gera.
Como esse equipamento é muito rápido, ele acaba impedindo que a tensão elétrica passe de forma desequilibrada.
Por isso, é necessário investir em uma Instalação DPS dispositivo proteção contra surtos, que consiste também na utilização de equipamentos que atuem na proteção da residência, por meio da instalação de um quadro residencial que seja eficiente de fato.
Outro elemento bastante interessante se refere ao processo de aterramento de um prédio. Com grande incidência de raios, o Brasil precisa ter em seus prédios a instalação de para-raios.
Esses aparelhos atraem o raio e o descarregam na terra. Para comprovar que isso está ocorrendo de forma correta em sua residência, é necessário mostrar um laudo de aterramento, com as instalações.
Você sabe o que é o laudo AVCB?
Também conhecido como Auto de vistoria do Corpo dos bombeiros – o AVCB é um documento de uso obrigatório nas edificações (prédios).
Ou outros locais com grande circulação de pessoas precisam ter uma atenção maior tanto com as instalações elétricas, assim como uma prevenção diante de incêndios.
Alguns locais para funcionar precisam passar por vistoria e apresentar uma documentação que comprove que o local é seguro ou que possui mecanismos de defesa diante de uma situação emergencial.
É por isso que o AVCB existe, pois esse documento é responsável por:
- Indicar que a edificação passou por uma vistoria;
- Demonstrar que a edificação atende aos requisitos de segurança;
- Mostrar que a edificação possui medidas técnicas em relação aos incêndios;
- Ter o prazo de validade da última vistoria;
- Ter a data de quando deve ser renovado.
Além disso o projeto AVCB é obrigatório e sua ausência pode interditar o estabelecimento ou edifício, e gerar diversas multas ao condomínio.
Diante disso, esse documento pode ser utilizado em diversos tipos de edificações, por exemplo, um prédio comercial ou residencial, em lojas, indústria, no shopping, dentre outros locais.
Esse documento é de extrema importância por ajudar a garantir a segurança do local, tanto no aspecto do patrimônio, mas principalmente das pessoas.
Dentre os aspectos, a estrutura do edifício também é analisada, verificando se existe a presença de extintores, luzes, saídas de emergência, faixas de identificação, dentre outros detalhes.