A disponibilidade de terrenos, na maioria dos municípios, é grande e suporta os mais diferentes modelos de negócios de comercialização.
Nas cidades com características interioranas, a agricultura se faz presente, assim como a criação de animais para o corte, e distribuição em larga escala para o mercado consumidor.
Nos grandes centros urbanos, com o loteamento de diversas áreas, divididas em zonas específicas, criou bolsões de ocupação, hora por residências, hora por comércios e serviços, hora por fábricas e indústrias.
Ainda assim, a procura é crescente por acomodações residenciais não para de crescer, seja pela demanda de mão de obra, seja pela necessidade de busca por objetivos pessoais.
Para cada setor, é preciso verificar a possibilidade de instalação de um empreendimento imobiliário. Isso é possível com os trabalhos realizados por profissionais de diferentes áreas, como geologia, engenharia e arquitetura.
A presença de edifícios nas metrópoles só é possível por causa de estudos aprofundados, que resultam em casas, edifícios e estruturas monumentais.
Atendendo um grande número de pessoas, seja como visitantes em hotéis, ou moradores de condomínios residenciais e trabalhadores em edifícios comerciais.
Equipamentos ajudam na verificação do solo
A pesquisa do local de instalação de um equipamento é bastante precisa, principalmente com a aplicação de equipamentos de tecnologia moderna.
Que passa dados precisos aos profissionais, incluindo neste setor a digitalização 3D engenharia reversa.
Esta tecnologia permite a visualização no formato ideal, desde pequenas peças encontradas na fabricação de um produto, até a preparação de uma maquete, com escalas precisas, conforme a idealização do projeto.
Este tipo de tecnologia facilita, em diversos aspectos, a realização de um trabalho, identificando:
- Reposições necessárias de partes suspensas;
- Apresentação técnica para profissionais do setor;
- Facilidade em modificação estrutural na planta;
- Maquetes funcionais, utilizadas como modelo ideal.
Partes do trabalhos de digitalização podem ser realizadas com o uso de um scanner portatil, para encaminhamento a programas de computação gráfica, que simulam a estrutura, e sua influência dentro de determinada localização.
Situações geográficas podem ser simuladas, como abalos sísmicos, e correntes de ar, para verificar a quantidade de matéria-prima será utilizada em todo o projeto.
Como a qualidade do solo é parte principal para suportar toda a estrutura, as pesquisas realizadas por meio de equipamentos precisos, é realizada por meio de sondagem SPT.
Seguindo normas técnicas de segurança, sob a responsabilidade de uma equipe profissional.
Os índices de penetração e resistência do solo, conforme amostragem, serão avaliados, e colocados em perspectiva, para a preparação de toda a estrutura de fundação do terreno.
As vigas e colunas primárias, em conjunto com a terraplanagem e remoção de excessos de terra constituem a principal etapa de preparação do solo.
Esta base é preparada com vigas de sustentação, construídos por meio de uma hélice contínua monitorada, onde a remoção da terra é feita.
E por meio desta abertura é construído um tubo, que recebe concreto por toda a extensão, conforme especificação do projeto e a estrutura que será erguida no local.
A execução deste trabalho é executada para a segurança da obra, como um todo, podendo ser realizada em diferentes tipos de solo, com a instalação de uma armadura de amarração, ao final da preparação de estrutura primária.
Documentação deve atender lei ambiental
Muitas perfurações realizadas pelas empresas de engenharia acabam atingindo lençóis freáticos.
Para não prejudicar a natureza, e atender às leis relacionadas á natureza e proteção do meio ambiente.
É solicitado às entidades competentes, uma outorga de poço artesiano, podendo explorar, de forma particular, por tempo determinado, conforme especificação do poder público.
A preparação do terreno deve acompanhar todos os trâmites burocráticos, referente às leis ambientais, que estão em voga no país.
Ainda assim, outros trâmites legais devem ser observados, atendendo normas de segurança e de preservação do meio ambiente.
Para isso, a declaração relacionada ao licenciamento ambiental também deve constar dos projetos de construção civil, em todos os aspectos direcionados à natureza.
Desde a presença de lençóis freáticos, até o impacto ambiental quanto à presença de mata nativa e animais silvestres.
Os responsáveis pela ampliação de limites urbanos, como prefeituras municipais e incorporadoras imobiliárias, devem estar atentos quanto à preservação ambiental.
Garantindo o espaço do verde, em meio às construções de concreto, que invadem os espaços da fauna e flora local.