As instalações de equipamentos em uma residência são constantes, principalmente para acompanhar as tecnologias, que são empregadas em diferentes ambientes de uma casa ou apartamento.
Isso se dá na questão de eletrodomésticos, como fogões, geladeiras, micro-ondas, freezers; na área de entretenimento, com a compra de televisores, aparelhos de som e reprodutores de vídeo; na área de lazer, como varandas gourmets, parques infantis e piscinas.
A climatização também é um setor importante a ser estudado quanto à aplicação de aparelhos de ar condicionado e aquecedores nos diferentes ambientes de uma residência.
A dúvida, quanto à compra desses tipos de equipamentos, sempre está relacionada à questão de custo, tanto na compra do equipamento quanto nos gastos com a energia elétrica.
Ajuda profissional para o sistema elétrico
Para não haver dúvidas, muitos profissionais se colocam à disposição para ajudar na escolha dos aparelhos eletroeletrônicos, assim como o modo de instalação que será preciso, e a disponibilidade de mão de obra adequada para a realização dos serviços.
Profissionais que trabalham no setor de consultoria em obras se disponibilizam para a compra e a instalação de equipamentos para os mais diferentes ambientes, com uma descrição dos serviços a serem realizados, além da responsabilidade sobre a mão de obra que será utilizada nas tarefas.
Com o avanço na tecnologia de captação de energia solar, muitos profissionais têm indicado esse tipo de equipamento para que os proprietários de residências tenham mais economia na conta de energia elétrica, tendo como uma solução imediata em relação à energia disponibilizada pelas concessionárias fornecedoras de energia.
O sistema elétrico residencial pode se beneficiar de diferentes formas, conforme a disponibilidade de espaço para a instalação de placa solar nos telhados residenciais. Entre as vantagens nesse modelo de captação de energia, estão:
- Luz solar durante todo o ano;
- Sistema hidráulico aquecido em diferentes ambientes;
- Fonte de energia voltada à sustentabilidade;
- Não gera poluição ou ruído.
O investimento nesse modelo de captação de energia pode ser recuperado em médio prazo e as placas instaladas para a captação da luz do sol requerem baixa manutenção, como limpeza, que pode ser realizada anualmente.
Muitos empreendimentos imobiliários já contam com o uso de energia solar, ao menos em alguns ambientes, como luzes externas e no aquecimento da água do chuveiro e torneiras.
Para outros equipamentos, o ideal é realizar um estudo e aplicar, da melhor forma possível, esse modelo de fornecimento de energia.
Aproveitamento de área de lazer o ano todo
Na área de lazer, muitas varandas e quintais contam com espaços que precisam do uso de energia elétrica e o mercado oferece diferentes equipamentos, principalmente no que se refere ao aquecimento da água da piscina, em ambientes residenciais, como casas e condomínios.
Com uma variedade de produtos disponíveis no mercado, a busca por ajuda em uma empresa de aquecedores de piscina pode indicar, de maneira correta, qual o melhor modelo para que se possa aproveitar, durante o ano todo, independentemente da estação do ano, esse equipamento de lazer, e até mesmo para a realização de exercícios físicos, como natação e hidroginástica.
Entre os mais comuns, é possível encontrar desde sistemas simples, que contam com uma manta térmica aplicada sobre a piscina, até os mais avançados, que se aproveitam de placas solares, mas que demandam o uso de um amplo espaço, para a instalação.
Por isso, o aquecedor a gás para piscina pode ser um sistema bastante prático, pois ele aquece a água em poucas horas, ficando pronto para o uso.
Esse modelo de aquecedor é mais eficiente em locais que contam com o sistema de abastecimento de gás, fornecidos por concessionárias, e que ainda não está disponível em todos os municípios do país, principalmente nos mais afastados dos grandes centros urbanos.
O aquecedor eletrico para piscinas tem um rendimento prejudicado, em casos de instalação em localidades mais frias.
Além disso, o custo da energia elétrica pode assustar os proprietários, caso não tenha a captação de energia solar interligada a esse tipo de equipamento.
Com uma capacidade eficiente, e com instalação prática, o aquecedor a oleo é mais indicado para empreendimentos comerciais, como hotéis, pousadas e academias de natação, que contam com piscinas com um grande volume de água.
Independentemente do modelo escolhido, o ideal é contar com ajuda profissional, que poderá indicar, de forma correta, o equipamento mais apropriado para que a piscina seja aproveitada da melhor forma possível em todas as estações do ano.