manutenção

Realize a manutenção de imóvel em 3 passos

Da escolha do fornecedor de grama para composição do jardim à limpeza das áreas de lazer, há inúmeros cuidados que devem ser tomados para a conservação do projeto residencial.

Como a falta de tempo para a manutenção residencial é algo que acontece bastante, apostar em estratégias como a criação de um calendário de reparos é uma forma de cuidar do imóvel e não deixar que nada fique com uma aparência de abandono.

Buscar referências de profissionais entre os amigos também é uma forma de não dar a atenção merecida para os cuidados residenciais.

Se você quer saber mais sobre a importância de serviços como a Limpeza de fachada predial e outros reparos, continue lendo esse artigo e confira algumas dicas para cuidar melhor do seu imóvel.

1. Faça manutenção do jardim

Ter um jardim em casa é algo que dá vida ao projeto e traz mais beleza e personalidade ao ambiente. Mas, assim como uma planta que fica dentro de casa precisa ser regada todos os dias, é fundamental que você faça a manutenção do jardim.

Podas, paisagismo, serviços de controle de praga e plantio fazem parte do pacote e uma boa forma de angariar um profissional que te ajuda com essa parte é pedir indicações para o Fornecedor de grama.

Além dos cuidados de rotina e manutenção de jardim, é importante destacar que o cuidado com essa parte do projeto já começa na escolha das plantas e do tipo de grama que será utilizada.

Como há uma infinidade de opções, optar pelas espécies que exigem a atenção que tem certeza que pode dar é fundamental. Em um cenário geral, a manutenção de áreas externas como o jardim é importante para evitar situações como:

  • Acúmulo de resíduos;
  • Proliferação de insetos;
  • Aparência de abandono;
  • Crescimento de pragas.

Além disso, as flores e plantas precisam de um ambiente propício para desabrochar, portanto, não deixe a manutenção do jardim em segundo plano.

2. Cuide das áreas externas

Pintura descascada, fachada de casas mal cuidada, infiltrações, rachaduras. Todos esses problemas podem aparecer nas áreas externas da residência e por isso, é importante fazer manutenção preventiva nessas áreas para identificar o problema e corrigir as falhas, antes que os reparos se acumulem como uma bola de neve.

Além de manter o ambiente limpo, é importante programar um retoque periódico da pintura não só nas paredes, como também em outras estruturas que sofrem desgastes devido às intempéries ou o tempo, como:

  • Portão basculante;
  • Garagem;
  • Janelas;
  • Portas.

Especialmente no caso das garagens e portões metálicos, é interessante investir em técnicas de pintura específicas para reforçar a proteção desses itens contra ferrugem e corrosão.

3. Aposte na limpeza de fachada e áreas de lazer

Um ambiente limpo e organizado passa uma ótima impressão sempre. Por isso, não hesite em investir em faxinas gerais ou técnicas de limpeza especializada quando os espaços em questão envolvem a fachada de ambientes ou áreas de lazer com piscina.

Contar com equipamentos como Led para piscina de fibra é uma forma de facilitar esse cuidado, já que esse dispositivo ajuda a iluminar a área da piscina e assim, facilita a identificação dos resíduos e sujeiras.

Tanto na fachada quanto nas áreas de lazer, prezar pela limpeza é cuidar do cartão de visitas da sua residência e não surpreender os visitantes com um aspecto de desleixo.

Considerando que tanto a fachada residencial quanto áreas como a piscina de fibra preço exigem cuidados de higienização mais específicos, contar com profissionais especializados é uma forma de facilitar a manutenção.

No caso das fachadas, há empresas que trabalham somente com higienização em altura e já contam com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para o profissional executar o serviço.

Em relação às piscinas, também há profissionais especialistas que entendem não só dos equipamentos mais eficazes, como também podem ajustar o cloro que vai na água e dar dicas de como conservar essa área, mesmo fora das temporadas de verão.

Agora que você sabe um pouco mais sobre cuidados indispensáveis para o seu projeto, é hora de colocar no papel: do que a sua casa precisa hoje?

Ter um calendário de manutenção, com datas, contatos de parceiros e periodicidade da manutenção ajuda a organizar todo esse trabalho. Fica a dica!