A hora de realizar as compras de equipamentos para a construção civil é extremamente importante, todavia, pode se tornar frustrante e gerar gastos desnecessários também.
Acontece, por muitas vezes, a compra de equipamentos cuja função não é bem esclarecida, então o comprador acaba por arcar com despesas a mais e que poderiam ser evitadas, com a simples busca por informação perante essas questões.
Em primeiro lugar, vamos começar conhecendo alguns materiais usados na hora da construção: do prego à escavadeira!
Alguns instrumentos importantes na construção
Uns dos equipamentos mais comuns em toda a construção civil são as carregadeiras, pois são responsáveis por levar grandes detritos e descartes de um lugar para o outro, garantindo a mobilidade do projeto dos engenheiros e construtores.
Todavia, existem também as micro carregadeiras, que nada mais são do que uma versão mais compacta da versão comum.
Elas vieram ganhando mais atenção devido ao seu forte apelo comercial e econômico, além de exercerem bem as funções as quais são encarregadas.
Funciona para movimentar objetos ou removê-los e é a escolha perfeita para lugares onde a movimentação e espaço são mais restritos.
A escavadora também é outro equipamento utilizado em construção civil e funciona de maneira semelhante às carregadeiras.
Sua designação comum é escavar, como o seu nome refere, podendo, desse modo, alcançar pontos subterrâneos, remover aterros e terra também.
Assim como o exemplo citado acima, existem também as mini escavadoras. Sua versão mais compacta é usada, principalmente, em ambientes e canteiros de obra menores e com o espaço limitado.
A maior vantagem desses equipamentos menores é alcançar locais onde máquinas mais pesadas não poderiam alcançar, além de sua utilização ser mais prática.
Quando se trata de alcançar lugares altos, o uso de escadas é extremamente comum, porém, existem modelos usados especificamente para a construção civil.
A escada extensiva 7 metros é um dos instrumentos importantes para os engenheiros, pois com ela alguns pontos mais elevados podem ser usados.
Inclusive, é um dos equipamentos que pode ser usado tanto em construções como também no cotidiano.
Seu material mais comum é o alumínio, o que lhe permite durar mais tempo e combater melhor à oxidação.
A plataforma é um equipamento de extrema utilidade para a construção civil. Sua variedade de modelos simboliza uma nova realidade no trabalho, além de melhorar, de maneira relevante, o modo como os trabalhos são realizados.
A plataforma articulada elétrica é um dos modelos mais comuns usados em construção, permitindo que o trabalhador alcance alguns pontos mais altos.
Sua variação é conhecida como plataforma tesoura, todavia, apesar de realizar a mesma função pode ocasionar certas limitações em relação ao alcance.
É importante ficar atento ao tipo de local em que será feita a construção e empregar a plataforma correta para utilização.
Peças pequenas, porém importantes
É preciso se preparar para lidar com pequenas situações em uma construção civil. Todavia, quando nos referimos à pequenas situações, é importante ressaltar que, caso essas não sejam resolvidas, podem gerar grandes problemas.
Por isso, é importante conhecer algumas ferramentas interessantes que são empregadas.
Os alicates são muito úteis na construção, e o porquê disso se deve ao fato de que pode ser usado para apertar porcas, remover parafusos e também dar o acabamento em fios.
Existem diversos modelos que se adequam para atender a diferentes tipos de necessidades.
No geral, são extremamente versáteis e úteis para todo tipo de obra e também podem ser usados no cotidiano, assumindo outras funções relacionadas ao trabalho mais pesado.
O parafuso é uma peça pequena e de extrema importância. É considerado um elemento de fixação, logo, julgando por seu nome, sua função principal está relacionada ao ato de manter fixo um objeto.
É muito importante que os parafusos sejam bem colocados, em qualquer que seja o trabalho no qual estejam empregados, pois do contrário, podem acarretar acidentes trágicos.
Para possibilitar que os parafusos sejam bem colocados, utiliza-se as chamadas buchas. A bucha tem como função fixar melhor o parafuso no buraco onde foi colocado, impedindo que seja desgastado.
É importante ressaltar que o diâmetro das buchas costuma variar bastante, uma vez que existem buchas específicas para determinados tipos de parafusos.
Existem equívocos na utilização de buchas: maiores para parafusos menores, que podem ocasionar acidentes como quedas de prateleiras e afins.
A bucha de nylon é uma variação mais resistente da bucha convencional e possui um preço de compra bem variado no mercado, todavia, compensa bastante.