Na construção civil, tanto para a realização da obra, como em seu processo de finalização, a temática da eletricidade é muito importante porque todas as atividades demandam o uso da energia elétrica.
Além disso, o sistema elétrico de um local precisa ser muito bem estruturado para evitar danos à edificação e aos moradores, como, por exemplo, curto-circuito.
Inclusive, é necessário realizar uma verificação do projeto da construção, desde o início, visando detectar possíveis falhas no sistema.
Devido a importância dessa temática, esse artigo trata alguns procedimentos elétricos que podem ser realizados para garantir a segurança na construção e para que sua realização seja feita de forma correta.
Inspeção termográfica em painéis elétricos
Os painéis elétricos são materiais fundamentais para garantir a qualidade de um sistema elétrico.
Isso porque, nesse painel se encontram todos os elementos elétricos de um local. Por isso, a inspeção termográfica em painéis elétricos é tão importante.
Nesse painel pode existir um comando, que direciona a energia de forma correta ou que desliga o sistema em caso de sobrecarga.
Esse material é feito de chapas metálicas, com a presença de portas, para isolar o equipamento. Ou seja, todo o funcionamento das instalações elétricas de um lugar depende do painel elétrico.
Por isso, ele precisa ser bem feito, acoplando equipamentos de qualidade.
Geralmente, um painel elétrico consegue abrigar os disjuntores (que desligam todo o aparelho em caso de sobrecarga, evitando um curto-circuito), além de contatores, chaves de condução e sinaleiros.
Já que existe um ou mais painéis elétricos em um local, é importante verificar se o funcionamento e instalação do mesmo está correta.
Ainda, é importante realizar uma inspeção do material, visando encontrar falhas e danos nessas instalações. Por isso, a Inspeção termográfica existe.
Esse procedimento irá verificar um ensaio usando uma câmera, visando identificar por meio da temperatura do local e de infravermelho, se existem falhas elétricas nas instalações, no funcionamento dos materiais, no projeto e até na construção.
Pode ocorrer uma sobrecarga no painel ou algum elemento pode acabar se tornando desbalanceado. Por isso, essa inspeção aponta uma solução para o problema, ajudando em sua resolução.
Esse procedimento é fundamental para reduzir o risco de acidentes com instalações elétricas, assim como possíveis explosões, superaquecimento do painel e dentre outros.
Como criar um bom projeto para as instalações elétricas?
Para garantir que o sistema elétrico esteja em boas condições, é importante investir em instalação e manutenção elétrica com qualidade e equipe especializada.
O procedimento de instalação parte de um projeto estruturado, visando reduzir a quantidade de problemas. Por isso é feito um:
- Planejamento de estrutura do local, com ajuda de um arquiteto;
- Planejamento financeiro, para verificar o orçamento necessário;
- Um projeto civil, visando prevenir o surgimento de infiltração, trinca e até rachadura;
- Projeto acoplado às instalações elétricas, com ajuda de um eletricista.
Realizando um bom projeto, o empresário ganha financeiramente porque consegue reduzir custos, além de realizar um projeto mais seguro e com qualidade, verificando a necessidade elétrica de cada local.
Outro detalhe após a criação e instalação da parte eletrica de um local, é realizar a manutenção do mesmo, tanto no painel elétrico como em outros equipamentos que demandem o uso de energia elétrica.
É recomendado que a manutenção ocorra de forma preventiva, ou seja, detecte falhas e irregularidades no processo bem no começo do problema. Isso facilita a resolução do mesmo, deixando o local muito mais seguro e com credibilidade.
O uso de capacitores: grande benefício para a rede elétrica
O capacitor é um instrumento elétrico que consegue armazenar energia e permite que uma parte da corrente seja enviada para as estações geradoras de energia elétrica ou para outros locais mais estruturados.
Por isso, a instalação de banco de capacitores é fundamental para a distribuição energética ocorrer da melhor forma possível.
Esse aparelho é muito importante porque ele reduz uma energia reativa que circula na rede elétrica e que pode causar uma sobrecarga na fiação.
Além disso, ele consegue corrigir os fatores de potência, reduzindo a quantidade de corrente que circula e consequentemente, reduzindo os custos com a conta de luz.
Devido tamanha importância é fundamental investir em capacitores para integrar uma rede de energia eficiente.
O setor da engenharia civil, que está diretamente ligado a projetos, é fundamental para ajudar na definição do melhor projeto, pensando nos detalhes elétricos.