Quando moramos em condomínios, seja de casas ou de apartamentos, eles possuem variados serviços que nos asseguram em relação a problemas e diversas normas técnicas, fazendo com que o ambiente esteja apto a ser habitado.
Ou seja, problemas com incêndios e proteções semelhantes são sempre resolvidas pelas pessoas que coordenam o prédio, e fazem com que a sua família possa continuar vivendo tranquila e sempre muito segura.
Porém, há diversos tipos de cuidados a serem tomados, tanto por você quanto pela coordenação do local em que mora.
Quanto mais tiver, mais é possível ter uma vida tranquila e sem problemas, que previna qualquer incidente e melhore o ambiente para quem está em volta.
Mas, para que seja possível saber um pouco mais sobre todos esses cuidados, tanto da responsabilidade quanto do que é possível que você e seus familiares possam fazer, acompanhe este texto e confira as opções.
Sistema de alarme
Um sistema que é obrigatório e está presente nesses ambiente de moradia e também corporativos é de central de alarme e combate a incêndio.
Esse tipo de sistema de proteção é um conjunto de elementos que ficam fixos no local em questão.
Ele fica instalado em edificações que seguem a norma de segurança. A central possui variados equipamentos e agentes relacionado ao combate ao fogo. Alguns dos elementos que são necessários para compor o conjunto são:
- Hidrantes;
- Extintor de incendio;
- Detectores de fumaça;
- Portas de emergência;
- Central de alarmes.
Esses equipamentos devem ficar fixos no sistema, e há também uma central que faz com que seja possível entrar em contato com profissionais relacionadas a eventos de incêndios, o que ajuda na rapidez da chegada dos mesmos.
O sistema fixo de combate a incêndio ajuda a diminuir todos os tipos de problemas, chamas e começos de possíveis incêndios, antes que os profissionais possam chegar e realmente tomarem conta de toda a situação, que pode ser amenizada.
Sem o sistema, muitos incidentes não seriam abafados ou até mesmo resolvidos. Muitos prédios e casas de condomínios dificilmente estariam em pé até hoje, pois esse sistema pode salvar muitas situações e vidas.
Botoeira
Um elemento que será indicado especialmente para essas situações, é a botoeira de incêndio.
Que é um objeto arredondado, encontrado em centrais de equipamentos ativadores e acionadores de alarmes de incêndio, juntamente com os detectores.
De forma geral, esse tipo de botoeira possui formas de ser construída, como, por exemplo, com facilidades de quebra de vidro e abertura pelo pulso. Além disso, há diversas versões que são manuais e que necessitam do toque humano.
Esse principal elemento de sistema de incêndio ajuda a mandar um sinal para a brigada de incêndio mais próxima e ajuda com seu barulho estridente a indicar que todas as pessoas devem evacuar o prédio onde estão.
Ainda pode ajudar a bloquear a circulação das tubulações de gases, para que seja possível evitar o vazamento de fogo e também que ele se alastre cada vez mais com combustíveis e elementos facilitadores.
Enfim, todos os componentes salvam vidas e são extremamente necessários para serem aplicados em todos os locais que possuem grande circulação de pessoas, seja em condomínios de moradia, locais públicos ou comerciais.
Redes de proteção
Além de todos os requisitos sobre fogo e suas proteções, é interessante lembrar que dentro de sua casa, outros tipos de cuidados devem ser tomados.
Pois há outros riscos que podem ser corridos quando temos pessoas mais velhas, crianças ou animais em casa.
Principalmente se você morar em prédios, deve ter uma rede de proteção para gatos, que são equipamentos especializados para proteger animais e pessoas contra quedas de locais altos, como, por exemplo, as varandas.
A rede é feita de nylon, misturado com materiais plásticos totalmente resistentes, e é trançada para que seja mais resistente quando tiver algum tipo de impacto, quedas e outros acidentes.
Mas lembrando, a rede de proteção deve possuir qualidade e também deve ser aplicada por profissionais especializados.
Para que seja possível aprender, dar forma correta e fazer com que sua resistência seja ativada para funcionar o tempo todo e, é claro, em todas as situações.
Assim, todas as pessoas que moram no ambiente, terão muito mais proteção e poderão dormir tranquilamente sem pensar em qualquer tipo de risco.