Apesar de algumas fases de crise econômica e de retração, não é segredo para ninguém que o setor imobiliário tem crescido e sua tendência agora é melhorar paulatinamente.
Esse segmento vai desde a área da construção e da engenharia civil propriamente ditas, até o de reformas e reparos.
Ademais, de tal modo se trata de um segmento indispensável (já que a moradia é uma prioridade para qualquer pessoa) que tende a crescer mesmo quando a crise se aproxima.
Nesse caso, o que ocorre é que a frente de lançamento de novos empreendimentos fica um pouco retraída, para dar lugar, justamente, ao ramo de reparos e reformas.
A parte de reformas, por sua vez, diz respeito tanto ao cliente de pessoa física quanto ao de pessoa jurídica.
E pode atender demandas pertinentes às áreas internas ou externas de uma edificação. Conforme ficará claro adiante, hoje um dos ramos que mais crescem é o de reforma de exterior.
Seja para a instalação de uma porta de correr de vidro e para o envidraçamento de sacada, aspectos que remetem a melhorias e não necessariamente a alterações estruturais ou emergenciais, seja para a reforma urgente de um telhado, de uma parede com infiltração ou a instalação de uma cobertura de policarbonato.
Assim, as reformas se dividem nas seguintes classificações:
- Paredes e muros;
- Tetos e telhados;
- Parte elétrica;
- Parte hidráulica;
- Varandas e sacadas;
- Portas e janelas, etc.
Como valorizar minha varanda?
O melhor exemplo de reforma de exterior ocasionada por melhoria da casa é, justamente, o da cortina de vidro.
À qual, aliás, já existem muitas empresas recorrendo, graças às vantagens e benefícios que tal recurso dispõe para o espaço reformado.
Especialmente voltada para apartamentos, a cortina de vidro remete a um tema bastante atual e preocupante: as construções modernas têm cada vez menos espaço livre e cada vez menos contato com a natureza.
Pensando nisso, para diminuir a sensação de confinamento que um apartamento pode ocasionar, os arquitetos e designers criaram essa solução inovadora.
Um espaço da casa que até pouco tempo atrás podia ser considerado secundário ou mesmo inútil (aliás, infelizmente alguns apartamentos mais antigos nem sequer dispõem de área de varanda ou sacada), agora tem tudo para tornar-se um charme e um dos cômodos mais importantes de uma residência.
Com o envidraçamento da varanda é possível fazer uma refeição ou trabalhar direto da sacada, dispondo de uma visão privilegiada que nenhuma janela de quarto poderia proporcionar.
A vantagem de tal recurso é que a cortina de vidro não é como uma simples tela de proteção, a qual não protege o local das intempéries da natureza, das chuvas e rajadas de vento, ou mesmo da poluição auditiva e até olfativa.
No caso do vidro ele veda o espaço contra sons e cheiros adversos, tornando-o mais aconchegante.
No caso residencial, a sacada tende a tornar-se algo como uma sala de estar ou uma segunda cozinha, uma vez que, já que ele não sofrerá mais com os impactos indesejáveis da natureza, será possível fazer instalações de multimídia no local, ou até gastronômicas, como as de churrasqueiras e afins.
Outra vantagem incrível do envidraçamento é que ele permite a segurança também contra ofensores da segurança civil. É o caso da instalação que opta pelo vidro blindado.
Várias metrópoles brasileiras têm números alarmantes de crescimento de violência urbana, de atos de vandalismo e coisas similares.
Assim, dependendo da região e das preferências do cliente, a instalação de um vidro que seja blindado pode tornar-se uma prioridade.
Isso ocorre, especialmente, em casos de empresas e grandes corporações.
Como incrementar as áreas internas?
Outro exemplo, tanto entre empresas quanto entre residências, e que é igualmente crescente graças ao seu teor de inovação e solução amplamente positiva, diz respeito ao mezanino rustico, uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço.
Ela se aproxima bastante da solução da varanda envidraçada, com a diferença de que aqui se trata de uma reforma que valoriza a área interna da construção.
O espaço residencial ou comercial pode estar diante do dilema da falta de espaço, e literalmente não tendo mais para onde crescer horizontalmente, resta essa solução criativa e inovadora: crescer verticalmente.
Sem afetar a passagem, iluminação ou conforto do piso principal, é possível incrementá-lo com esse “meio piso” (daí o seu nome), que chega a quase duplicar a área útil do cômodo.
E com isso, trazer áreas de descanso ou estações de trabalho com as quais o espaço não contava anteriormente.
Enfim, essas foram algumas dicas de como valorizar seu espaço interno e externo.
Com elas, você terá áreas ainda mais acolhedoras, seja em um ambiente residencial ou comercial. Vale a pena investir nessas medidas tanto pelo conforto quanto pela segurança.