No ramo de construção civil, construções de imóveis, empresas e empreendimentos de pequeno, médio e grande porte são serviços diários para as pessoas que atuam nesse segmento.
A etapa de estruturação pode ser feita rapidamente, dependendo do tipo de obra. Porém, depois desse processo, a parte de acabamento e decoração precisam ser feitas para que o projeto possa ser finalizado.
Para que essas duas etapas sejam feitas da melhor forma, a presença de um arquiteto e um decorador pode ser uma forma de conseguir um bom resultado, pois, com o conhecimento desses profissionais, é possível elaborar um planejamento para decidir qual o melhor piso ou revestimento para os ambientes. Isso porque será considerada as necessidades do local e o estilo de decoração que o cliente deseja.
A importância de pisos e revestimentos
No momento de começar o acabamento, a dúvida sobre quais materiais usar pode surgir. É muito comum, por exemplo, surgir questões como qual melhor pisos ou revestimentos para usar.
Na prática, os dois materiais são muito importantes no mercado de itens de construção, pois, são eles que ajudam a deixar o ambiente com o acabamento impecável e em perfeitas condições para que as pessoas possam transitar no espaço.
Os pisos podem ser aplicados no chão e podem ter diversos tamanhos e texturas. No caso dos revestimentos, possuem formato retangular, mas, dependendo do nível de resistência, possibilitam no chão, podendo ser colocados até nas paredes.
A presença de pisos e revestimentos são muito importantes para os ambientes, porque, conseguem deixar local com novo design, ajudam na conservação das estruturas, possuem facilidade na limpeza, evitam desgastes causados por eventos externos, além de promover segurança ao espaço em que as pessoas circulam.
Por esses e outros motivos, a escolha do piso ou revestimento deve ser muito bem pensada. O mercado de produtos e materiais de acabamento possui muitas opções, por isso, realizar uma pesquisa prévia sobre alguns materiais, pode ajudar na elaboração do projeto de decoração.
Modelos de pisos e revestimentos
Existem projetos, por vontade do cliente, visam uma composição mais clean, com a possibilidade de utilizar a luz natural, cores claras e itens que favoreçam uma amplitude no espaço.
A colocação de vidro de segurança é uma forma de conseguir esses pontos. Os tipos de vidro mais comuns no mercado são: laminado, temperado, espelhado e laminado com película. São uma ótima maneira de manter a segurança, devido à resistência do vidro e podem ocupar o lugar de janelas com elegância.
Sobre os pisos, como existem muitas opções, entender um pouco sobre cada modelo pode ajudar. Há pisos que podem ser colocados na área interna e externa.
O piso antiderrapante, por exemplo, pode estar em diversos ambientes, devido a sua qualidade de manter a segurança. Possui uma superfície rugosa ou áspera, deixando o espaço mais seguro em casos de quedas ou acidentes.
Assoalho é outro modelo de piso, composto por tábuas ou tacos de madeira. O encaixe das peças em madeira, promove alta resistência ao piso. Essa opção exige um pouco mais de cuidados e utilização de produtos específicos para a durabilidade do material.
Para as pessoas que desejam ter um piso de madeira ou que remeta a este material, existem outras opções que podem ser colocadas e deixar a decoração e acabamento com beleza.
O piso vinílico pode ser uma opção para ter a sensação da madeira, mas em um outro material, no caso o PVC.
A instalação de piso vinílico deve ser feita por uma empresa especializada nesse serviço, para garantir uma colocação de qualidade e sem danificar o material. Esse piso é composto por réguas que são encaixadas umas nas outras.
Um piso vinílico oferece:
- Conforto térmico;
- Facilidade na limpeza;
- Evita a proliferação de bactérias e fungos;
- Praticidade na instalação.
O piso laminado é outra maneira de ter algo que remeta a madeira. É feito de lâminas de madeira HDF, que podem variar de tamanho e comprimento, além de possuírem uma resina que protege a superfície do piso contra atritos chamada overlay.
Outro modelo que é muito utilizado é o piso epóxi preço, um tipo de revestimento que reúne a beleza do granito e do mármore sem deixar fissuras no ambiente. Esse item é conhecido como um porcelanato líquido, piso que é revestido com a resina epóxi, que oferece qualidade e deixa um acabamento liso, com brilho e perfeição. Possui fácil manutenção e um excelente tempo de vida útil.
Com diversas opções, conversar com um decorador ou arquiteto antes de realizar a compra do piso para o serviço de acabamento pode ajudar a alinhar a decoração com o ambiente, deixá-lo ao seu gosto, além de ter um piso com bom custo-benefício e que pode agregar valor ao ambiente ao longo dos anos.