Existem diversos equipamentos que são de suma importância para que haja um pleno funcionamento dos setores de construção e industrial. Isso porque, sem o ferro para construção – por exemplo – é impossível erguer qualquer imóvel com segurança.
Por esse motivo, neste artigo vamos falar de alguns elementos bem importantes na construção civil e em muitos cenários industriais. Vamos explicar desde a concepção do item até sua aplicação.
Ferro para construção
O ferro para construção é um material que pode ser encontrado na natureza. No passado, era muito utilizado em sua forma básica, mas isso teve fim quando descobriram como fazer o aço.
Atualmente, o aço é mais utilizado não só por ser a evolução do ferro, mas por corrigir as impurezas do ferro e ainda conseguir adicionar novas propriedades que o tornam mais resistente ao desgaste, corrosão e até mesmo ao impacto.
Basicamente, o aço é formado por carbono junto com o minério de ferro. Tanto o aço quanto o ferro apresentam muitos usos na construção, como:
Vergalhões;
Barras;
Vigas;
Brocas;
Colunas.
No entanto, os mais usados na construção civil são os vergalhões e a barra de transferência.
Viga armada
A Viga armada, nasceu graças a muitos avanços da tecnologia, trazendo muitos benefícios no ramo da construção.
Esses processos que nasceram nessa evolução fizeram procedimentos que antes custavam muito, se tornaram mais simples e eficientes, conseguindo cortar até mesmo gastos.
Neste contexto, vamos falar das vigas que são essenciais nos dias de hoje. A viga armada é uma parte de uma estrutura de concreto armado, que serve para criar sustentação ao empreendimento. Este item se localiza apoiado nas colunas e também acima das paredes.
As vigas são encontradas como blocos retangulares, feitos em concreto armado, criado para distribuir e suportar um peso que será exercido sobre ele pela laje nas colunas.
Normalmente ele se localiza entre duas colunas e na parte de cima das paredes e, de modo geral, possui a mesma largura das paredes.
Como depois de a obra ser finalizada o item fica escondido, ele não possui um revestimento. Outro ponto deste produto é que quanto mais alta for a viga, mais ela será resistente.
De certo modo, a viga serve para dar forma ao concreto. Já as ferragens armadas ficam expostas as adversidades climáticas.
Um fator muito importante para saber qual a viga comprar para compor seu projeto e se ela é de qualidade, é saber como foi a sua fabricação.
Isso porque, na fabricação deste item devem ser seguidos os padrões e normas que o mercado exige, para desse jeito ser alcançado o padrão de excelência.
Locação de empilhadeira
A Locação de empilhadeira é bem comum em várias partes do setor industrial, pois, dessa forma, não precisa se preocupar com a manutenção e custos que o equipamento irá demandar.
Vale frisar que o aluguel e o uso do equipamento só devem ocorrer quando for necessário, desse modo, criando uma grande economia.
É bem comum que, quando é adquirida uma empilhadeira, o dono não seguir os aconselhamentos da fabricante, nem fazer a manutenção preventiva ou a corretiva. Com isso, algo que era pra ser a solução vai ser tornando um custo e problema para a empresa. Isso sem mencionar os problemas com o armazenamento desses itens.
Entre as vantagens de alugar as máquinas pode-se destacar que será feito um dimensionamento antes de alugar para que a empresa usuária contrate apenas o necessário, levando em conta o tempo e quantidade de serviço que será realizado.
Os custos serão fixos após a definição da contratação, assim não gerando nenhuma surpresa.
As empresas que fazem o aluguel, precisam manter sempre suas frotas de máquinas atualizadas, sem contar que ela possui mão de obra especializada para poder manter sua frota.
Também existe a flexibilidade de trocar os equipamentos de acordo com as adversidades que aparecerem.
Plataforma tesoura
A Plataforma tesoura é usada para diversos trabalhos em altura, tanto para pequenos reparos, que vai desde troca de lâmpadas até grandes serviços, como montagens industriais.
O uso dessas plataformas é muito importante, pois é graças a esses equipamentos que o risco de acidentes de trabalho diminui bastante.
Ele também diminui o tempo de execução de diversas tarefas, consequentemente aumentando o desempenho de uma obra.
A plataforma elevatória possui alguns modelos, os mais conhecidos são:
Tesoura;
Articulada;
Telescópica.
Sendo que cada uma pode ser melhor aproveitada levando em conta o que será realizado em uma obra, pois cada uma pode ter uma finalidade diferente.
O modelo tesoura é ideal para trabalhos em que não é necessário um grande alcance e altura, também é melhor usada em área que não se dispõem muito espaço. Assim, é a mais indicada em construções e manutenções.