Uma das partes que exigem mais cuidados dentro de uma empresa é a parte de estoque, que é um setor que necessita de alta atenção para manter os produtos estocados sempre em ordem e sem sofrer quaisquer tipos de danos.
Exige também uma aparelhagem correta para o recolhimento de produtos sem desorganizar o estoque e o uso de softwares para ter um controle de rotatividade de produtos, realizar esse tipo de estocagem efetiva pode ser uma tarefa árdua, mas com algumas dicas é possível tornar essa manutenção muito mais efetiva.
Estocagem: maquinário necessário
Entenderemos um pouco sobre certos tipos de maquinários que possuem papel ativo na estocagem.
Empilhadeiras
São máquinas destinadas ao transporte de cargas, dentro de estoques são muito versáteis por garantirem o transporte adequado de materiais sem causar danos e de forma rápida. De modo geral, há diversos tipos de empilhadeiras que atendem variadas funções e especialidades.
Empilhadeira patolada
A empilhadeira patolada possui um formato menor quando comparada à outros tipos, o que a torna muito mais viável para ambientes de pequenos de estoque, fazendo com que a movimentação seja muito mais ágil e segura.
O condutor tem duas opções, pode conduzir o equipamento em pé na parte de fora onde terá que andar junto ou a bordo do equipamento.
Empilhadeira a diesel
Por conta do tipo de combustível utilizado neste equipamento, a sua capacidade de carga é maior que outros tipos de empilhadeiras, mas mesmo assim são consideradas econômicas. A empilhadeira à diesel é recomendada para trabalhos pesados e para cargas que não sejam delicadas.
Empilhadeira GLP
Esse tipo de empilhadeira é movida a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e é recomendada para áreas de estoque que contenham amplo espaço para movimentação e de circulação de ar, por ser movida a gás, solta poluentes no ar que podem fazer mal. É econômica e possui uma autonomia extremamente alta no consumo de gás.
Controlando a temperatura com ar condicionado
A temperatura dentro do estoque, principalmente se contar com produtos que precisam ser refrigerados, é uma preocupação constante.
É possível contratar alguma empresa de ar condicionado para desenhar um projeto adequado para o seu estoque, essa opção é recomendada pois a confiança e experiência de uma empresa na área é muito útil, principalmente na parte de manutenção do equipamento, vamos conhecer os modelos mais comuns desse produto para estoques
Ar condicionado industrial
É um equipamento que exige muita atenção, principalmente na sua instalação e manutenção. Por ser de uso industrial normalmente conta com reguladores de temperatura, termostatos e alguns outros produtos para regular a sua ação.
Além da circulação de ar, esse equipamento também cuida da umidade e oxigenação, possibilitando assim a sua configuração para manter qualquer produto em condições adequadas.
Ar condicionado portátil
O ar condicionado portatil é muito usual em locais onde não se pode implementar um ar condicionado normal, seja por conta do orçamento, do prédio ou fachada. Apresenta uma boa relação de custo-benefício, além de outros que podem ser listados:
Mobilidade;
Preço;
Variedade;
Fácil instalação.
Dentre outras vantagens. Esse equipamento necessita que um tubo seja ligado na janela para realizar o processo de troca de ar quente (interno) pelo ar gelado (externo).
Depois de instalados esses equipamentos exigem manutenções periódicas, para isso é recomendado contratar uma empresa de manutenção de ar condicionado.
Usando a tecnologia para melhorar o ambiente
Um dos grandes desafios da estocagem é fazer de maneira efetiva o controle de materiais e coisas estocadas, nesse caso, o uso de softwares é muito recomendado, poupa tempo e muito trabalho em diversos aspectos.
Rotatividade de produtos
Usando algum software para controlar a saída de produtos, é possível entender a rotatividade que eles possuem, fazendo assim com que a reposição do estoque seja feita de forma mais efetiva.
Controle de vencimentos
Organizar e manter o controle sobre a data de validade dos produtos é um trabalho árduo, usar algum software ou app para isso pode facilitar de forma significativa essa manutenção e ainda reduzir a perda de insumos por vencimento.
Observamos durante este artigo que pode ser difícil identificar as melhorias no ambiente de estocagem, mas é possível fazer isso com algumas dicas e sem reformas grandiosas, indo desde uma instalação de ar até a implementação de suporte tecnológico no ambiente.
Vale ressaltar que essas medidas devem sempre devem ser pensadas na demanda e no produto para que sejam escolhidas sempre os processos mais cabíveis.