Estabelecer um ambiente de trabalho agradável nos escritórios e funcional é algo decisivo para as empresas, afinal, um lugar inadequado pode impactar de maneira negativa em fatores como a criatividade, concentração e bem estar.
Por essa razão, é necessário analisar quais são as opções mais favoráveis de acordo com os seguintes aspectos:
- Estética;
- Ergonomia;
- Custo-benefício;
- Identidade da empresa;
- Disposição de espaço.
Uma das características mais importantes corresponde a ergonomia, pois envolve as pessoas e os sistemas ou elementos em prol de potencializar o bem estar.
Dessa forma, no momento de buscar por móveis, é uma característica constantemente analisada, uma vez que tem relação com fatores como movimentos repetitivos, postura no serviço e de forma geral, com a saúde e segurança dos trabalhadores.
Neste cenário, se pode observar que a aquisição de itens como uma cadeira de escritorio vai muito além da estética, como a finalidade da cadeira.
Por exemplo, quando se trata da sala de espera, comumente opções como a longarina 4 lugares são requisitadas devido a estrutura que apresentada, com uma fileira de cadeiras unidas, logo, é algo que otimiza a organização do espaço.
Já alternativas como a cadeira caixa normalmente são giratórias e usada em módulos de atendimento e as executivas possuem mais recursos, principalmente de regulagem, além do acabamento que também pode ser mais sofisticado.
No caso da cadeira presidente, o nível de sofisticação e opções de ajustes são superiores, inclusive o assento comumente é maior.
Sem dúvidas, é crucial que cada empreendedor busque implantar as alternativas mais adequadas de acordo com cada posto de trabalho.
Caso contrário, o colaborador pode ter problemas de postura, queda na produtividade, entre outros resultados negativos devido a um móvel totalmente inadequado.
Como escolher uma cortina para os escritórios?
Ao se tratar de cortina para escritório é preciso analisar quais são as principais características do ambiente em questão, principalmente no que diz respeito a luminosidade e a temperatura.
A importância de tal análise tem ligação principalmente com o fato de que alguns tipos de tecidos podem potencializar o aquecimento na área e bloquear de forma significativa a entrada de luz, sendo que nem sempre este é um desempenho positivo para um escritório.
Por se tratar de um local corporativo, o conforto visual deve ser uma das prioridades, principalmente em escritórios que atuam frequentemente com projeções, diversas telas, entre outros equipamentos.
Por esse motivo, se pode dizer que as cortinas influenciam no quão agradável e funcional o ambiente pode ser, contando consequentemente com impacto na produtividade e bem-estar.
O ideal é que a cortina escolhida apresente facilidade para manutenção e não acumule muitas impurezas.
No que diz respeito aos estilos, é algo particular, que normalmente possui grande ligação com a identidade da empresa e/ou preferências do empreendedor. Todavia, muitas empresas optam por cores neutras.
Os tipos de pregas das cortinas também podem variar, para compreender de uma forma mais clara tais distinções, é importante citar a prega corresponde ao tipo de acabamento da cortina, mais precisamente, a maneira de fixação ao trilho. Dois exemplos muito comuns são as pregas fêmea e macho.
A primeira alternativa é caracterizada por sua constituição em duas dobras lados opostos, com o volume do tecido com caimento traseiro, o que resulta em um acabamento reto.
Já a cortina prega macho tem um acabamento volumoso, pois a concentração, diferentemente do modelo anterior, está na frente e é decisiva para o volume.
O que é moldura de gesso para escritórios?
O gesso é um tipo de material que apresenta grande versatilidade e sua utilização também pode estar relacionada com ambientes corporativos, principalmente para dar um toque especial na decoração. Um exemplo muito requisitado corresponde a moldura de gesso, amplamente utilizada como acabamento no teto.
Existem diversos modelos, como os mais simples em L que ligam o teto e a parede, contando com pequenos detalhes na moldura. No entanto, tudo dependerá do projeto estabeleceram para o escritório, pois também é possível encontrar molduras mais finas ou mais grossas com trabalhos sofisticados.
Além dos aspectos apresentados, o importante é que a instalação seja feita com cautela, com o material no estado adequado para evitar empenamento garantir uma boa aderência da cola. Alguns modelos podem quebrar com facilidade, o que reforça ainda mais a necessidade de recorrer a profissionais qualificados.
Com os aspectos apresentados ao longo do texto, é possível observar que por meio da conciliação da estética, funcionalidade e do conforto, se pode aumentar significativamente as chances de fazer uma boa escolha da mobília e outros itens para escritórios.