O controle e movimentação de cargas são indispensáveis para a logística de qualquer empreendimento, afinal, é preciso estabelecer uma forma de planejamento que envolva o transporte e armazenamento, caso contrário, diversas questões podem ser comprometidas, como entregas e a produtividade.
No caso da movimentação das mercadorias, em meio às opções que podem ser empregadas, é interessante citar os veículos industriais, que correspondem a equipamentos que podem ou não ser motorizados.
Um exemplo desse tipo de veículo é a empilhadeira hyster, que pode ser encontrada em modelos com recursos variados. No entanto, embora existam diversas alternativas, as funcionalidades principais correspondem ao transporte e/ou manobras. Em meio às principais opções encontradas, é possível abordar:
- Empilhadeiras a combustão;
- Empilhadeiras manuais;
- Empilhadeiras elétricas;
- Empilhadeiras portuárias.
A empilhadeira a combustão pode ser encontrada de duas maneiras: a gás ou diesel. O mais favorável a respeito das duas alternativas é a capacidade de carga quando comparadas a outros tipos de empilhadeiras, como as elétricas e manuais.
No primeiro caso, cilindros são utilizados, enquanto no segundo, o diesel pode apresentar maior facilidade de ser encontrado por se tratar de um combustível comum.
A alternativa manual funciona por meio do trabalho braçal, porém, não é preciso aplicar um grande esforço, pois o sistema de rolamentos presentes contribuem com a movimentação deste equipamento.
Já as elétricas, são alimentadas por meio de baterias, sendo ideais para galpões e depósitos, principalmente pela proteção que locais fechados promovem contra intempéries. De maneira geral, é um equipamento versátil e silencioso.
Em relação à empilhadeira portuária, pode-se dizer que é a mais diferente das alternativas apresentadas. Isso se deve ao fato de que é ideal para serviços em grande escala, apresentando uma capacidade notável. Por esse motivo, são predominantemente utilizadas em portos, tanto para o carregamento quanto para o descarregamento de navios.
A importância dos paletes para as mercadorias
Não apenas os equipamentos apresentados anteriormente possuem grande importância no controle movimentação de mercadorias, como também as estruturas nas quais as cargas são colocadas.
Neste cenário, os paletes são muito importantes e são amplamente utilizados pelos mais variados setores, isso se deve ao fato de que apresentam uma grande praticidade para o armazenamento, inclusive para a desmontagem.
Essa praticidade é proporcionada pelo sistema de travessas que viabilizam o encaixe. A estrutura possibilita uma melhor organização dos produtos e a exposição.
Normalmente esses itens são colocados em elementos chamados de porta-paletes, que asseguram resistência para armazenar mercadorias grandes e pesadas.
Por meio destes itens, é verticalizado, emitir que a capacidade de estocagem seja multiplicada e o acesso as cargas individualizado.
É importante citar que ao buscar por uma fabrica de paletes, modelos variados podem ser encontrados. As distinções estão relacionadas principalmente aos materiais aplicados e a algumas propriedades da estrutura, como os paletes de duas entradas e os de quatro entradas, sendo que alguns são projetados conforme os itens que serão movimentados.
No que diz respeito aos materiais, os de madeira são os mais comuns, porém, é possível encontrar alternativas em plástico e metal.
As principais diferenças entre o pallet de madeira e o de plástico
De acordo com as informações apresentadas anteriormente, há modelos variados de elementos de movimentação e controle das mercadorias, sendo o pallet muito visado.
A diversidade também está relacionada com a fabricação deste item e entre as alternativas utilizadas, é interessante abordar as principais diferenças entre o pallet de plástico e o pallet de madeira.
Primeiramente, os itens de plástico podem apresentar maior leveza, o que pode ter impacto na redução de custos envolvendo o transporte.
Ainda mais, a durabilidade é mais notável, assim como a segurança ao se tratar dessa opção. No entanto, os custos envolvendo a sua produção podem ser relativamente maiores.
Já ao falar dos paletes de madeira, podem ser mais afetados por fatores externos, como pragas e umidade. No entanto, para determinar os setores pode ser uma alternativa muito favorável, gente devido à resistência apresentada e o custo benefício.
As possibilidades de reparos nos itens de madeira também podem ser mais abrangentes do que quando comparadas com os de plástico.
Por mais que existam essas distinções entre os produtos apresentados ao longo do texto, inclusive os paletes, é fundamental que cada setor identifique são os elementos com maior potencial de proporcionar segurança para os processos a serem realizados em relação à logística da empresa. Dessa maneira, será possível evitar grandes prejuízos e até mesmo danos na mercadoria.