Por mais que a elaboração da estrutura de um imóvel seja algo complexo e demorado, há outra etapa de construções que, de modo geral, costuma consumir muito tempo: o acabamento.
O motivo por trás disso é o fato de que essa etapa exige a realização de tarefas que demandam muita atenção ao detalhe, o que, por sua vez, tende a fazer com que ela demore.
Da mesma maneira, é importante levar em consideração que o acabamento engloba muitas tarefas diferentes, e que, por isso, é fácil de esquecer de algo.
Isso, porém, tende a trazer problemas, já que o trabalho relacionado com essa etapa tende a ter muita influência sobre a forma como os moradores aproveitarão o imóvel.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns itens muito importantes para toda e qualquer residência e que são instalados durante a fase de acabamento.
Grades e portões
Atualmente, o Brasil passa por uma situação difícil no que se refere a segurança pública.
Por conta disso, proprietários de imóveis têm investido em soluções de alta tecnologia para reduzir as chances de que sua propriedade seja alvo de atividades criminosas, tais como:
Câmeras de segurança;
Fechaduras biométricas;
Alarmes monitorados;
Circuitos de fechados de TV.
Por mais que a eficiência de todas essas soluções seja inegável, também é importante considerar que as soluções físicas, que criam barreiras tangíveis entre os ladrões e os imóveis que são alvos em potencial, são muito importantes.
Na prática, isso significa que instalar grades e construir muros pode ser uma boa solução para manter os criminosos longe: via de regra, quando eles creem que uma invasão será muito trabalhosa, eles tendem a buscar outro alvo.
Além disso, é importante reduzir as janelas de oportunidade para que os ladrões entrem no local.
Um portão de correr para garagem que seja automático e rápido, por exemplo, é o ideal. Como não é preciso descer do carro para abri-lo, o morador não tem que se expor a nenhum risco.
Da mesma maneira, a alta velocidade do portão evita que terceiros aproveitem a oportunidade para entrar indevidamente no imóvel.
Portas e janelas
Do mesmo modo, portas e janelas também são instalados na fase de acabamento do imóvel. Sua função é permitir tanto a comunicação entre os cômodos quanto com o exterior, proporcionado luz, ventilação e a possibilidade de passagem entre eles.
Por mais simples que esses itens pareçam, é preciso ter em mente que ambos estão disponíveis em diversos modelos.
Assim, é fundamental pesquisar a respeito de todos eles e decidir qual é o melhor para o imóvel em questão – especialmente em imóveis que precisam de cuidados especiais, como aqueles que sofrem com infiltrações ou são muito pequenos.
Nesse último caso, há um modelo de porta que é considerado o ideal para tais espaços: a porta de correr.
Como ela não abre para fora, mas permanece rente à parede, ela não consome espaço quando aberta. Além disso, ela proporciona um ar moderno ao ambiente, o que, por sua vez, tende a valorizar a decoração.
Já no caso de apartamentos em geral, o mais comum é usar a janela de alumínio para quarto, sala, cozinha e qualquer outro cômodo.
O motivo por trás disso é que, ao contrário da madeira, esse material é resistente à umidade: como esses imóveis são mais vulneráveis a infiltrações, isso é extremamente útil.
Além das janelas, também há a opção de se contar com portas metálicas, como a porta de ferro.
Além de ser leve e resistente à umidade, ela está disponível em diversos modelos, o que permite o seu uso em ambientes com as mais diversas inspirações decorativas.
Coifas e depuradores
Em certos ambientes, como a cozinha, o ar pode ficar pesado e com odores fortes após o preparo de uma refeição.
No caso de determinados pratos, com frutos do mar e frituras, o cheiro é desagradável e chega a afetar o uso do ambiente por parte dos moradores.
A boa notícia é que há itens que podem ser instalados na etapa de acabamento que ajudam a lidar com esse problema.
Um deles é a coifa residencial: esse aparato tem a função de renovar o ar no interior do ambiente, sugando e filtrando o ar. Isso, por sua vez, faz com que as partículas estranhas sejam removidas dele.
Por fim, ele é eliminado do local por meio de dutos construídos especialmente para a tarefa.
Do mesmo modo, há a opção de se contar com um depurador. Como ele apenas filtra o ar, mas não o expele, ele costuma ser recomendado para pessoas que não cozinham muito, ou para locais muito pequenos.