A ideia de móveis planejados está no imaginário de muitas pessoas que procuram harmonia entre os ambientes da casa.
Aproveitando cada ambiente que a casa oferece, de maneira eficiente.
Porém quem mora em casa alugada sempre se questiona se compensa o investimento nas mudanças.
Às vezes é necessário seguir regras como não mudar a cor das paredes ou furá-las, impossibilitando a personalização de acordo com quem vai morar, outras vezes as modificações são liberadas desde que seja entregue com pelo menos uma demão de tinta.
Mas sempre fica o questionamento, se vale a pena investir em móveis personalizados nesse tipo de imóvel.
Quando a casa não é própria e sim alugada, vale a pena investir em móveis planejados?
A escolha do tamanho, formato, cores dos móveis, nunca foi uma tarefa fácil, pois procuramos sempre agregar a funcionalidade ao bom gosto e durabilidade.
E quando o espaço não é nosso, sempre fica o questionamento se poderemos aproveitar aqueles móveis em outra casa, ou perderemos o nosso investimento, que por muitas vezes tem um preço bem salgado.
Como sabemos, os móveis planejados, são bens duráveis, na maioria das vezes custam caro e seu custo benefício é ótimo para casas próprias, mas para alugadas é outra história…
Esses fatores influenciam muito na escolha entre os planejados e os não planejados.
Principalmente, se for possível escolher móveis e decorações de bom gosto, sem comprometer o imóvel, tendo em vista que seja uma peça que vale muito a pena investir.
E essa, seria uma escolha bastante complicada se colocar o fator praticidade, embalar e carregar o móvel, como crucial para a escolha.
Até porque, esse tipo de móvel é desenvolvido com dimensões e formatos que estão de acordo com as dimensões e formatos da área do imóvel no qual ele vai ser colocado.
Compondo o lugar de maneira harmoniosa e prática, personalizando o ambiente, deixando cada cômodo da casa acolhedor e com a cara da pessoa que está morando nela.
E quem não gosta de um lugar bonito, sofisticado e funcional? Essa é a proposta dos móveis planejados.
Sofisticação, funcionalidade e qualidade. Além do que, esses móveis tornam a organização da casa mais fácil e rápida.
Além também de serem muito resistentes, evitando o desgaste mais rápido, se for de qualidade, tornando o móvel planejado, mais caro.
Diante dessas afirmações, é possível prever que ninguém vai querer investir em um móvel que não possa levar quando for mudar de casa ou apartamento.
Porém, há situações em que os móveis planejados são viáveis em imóveis alugados.
Por exemplo, quando o espaço for pequeno e necessite que seja aproveitado da melhor maneira possível, ou quando o design não é muito favorável, os móveis planejados são uma boa opção para dar personalidade e mais espaço para utilizar o ambiente de maneira eficiente.
Além disso, é uma boa opção para deixar o espaço sempre organizado.
Por exemplo, cozinhas e quartos pequenos podem ficar menores ainda se optarem por colocar móveis com dimensões padronizadas.
Esse problema pode ser visto também quando falamos de banheiros, áreas de serviço e lavanderias que são lugares que necessitam de um design que deixe o espaço organizado em pouco espaço.
Muitas vezes também, os móveis padronizados não são resistentes à umidade, agravando mais o problema, pois é necessário que os mesmos sejam trocados com frequência.
A boa notícia é que móveis sob medida podem ser desmontados e aproveitados em outras casas ou apartamentos, e até mesmo em outros ambientes do imóvel. Claro que podendo necessitar de algumas adaptações.
Mas, você pode ir à empresa que desenvolveu seus móveis e pedir ao projetista para desenvolver formas de adaptar seu móvel à nova realidade, ou seja, a nova casa, nem tudo está perdido.
Com conversa, ideias e negociação, sempre há alternativas viáveis para resolver seu problema.
Muitos fabricantes de móveis planejados oferecem peças excedentes na quais a pessoa que adquiriu o móvel, tem a possibilidade de personalizá-lo da maneira que achar melhor, modificando seu visual e atualizando-o.
Outra possibilidade seria deixar os móveis no imóvel!
Conversar com o dono do imóvel é a melhor alternativa nesses casos, pois pode haver benefícios para ambos.
Por exemplo, você pode entrar em contato com o dono e combinar algum desconto no aluguel, e no fim do contrato, os móveis ficam na casa.
Muitas pessoas estão optando por essa condição, de locar imóveis já com os móveis na casa, ou apartamento.
Tanto com locatário como com locador ganham com a negociação!
Móveis planejados oferecem durabilidade, sofisticação, praticidade e eficiência. E por mais que o imóvel não seja seu, temporariamente será seu lar.
É bom olhar com carinho o ambiente no qual você vai dividir grandes e importantes momentos da sua vida.
Então, casa alugada não é desculpa para não investir nessa alternativa!