Atualmente, a obtenção de energia é um dos principais problemas da humanidade. O desafio é gerar energia elétrica por meio de uma fonte renovável e limpa, em prol de preservar o ambiente.
O Brasil é um país que torna essa missão mais fácil, por seus aspectos geográficos e um ótimo exemplo é a Energia solar. Isso porque o país se localiza na linha do Equador, um ponto privilegiado para a incidência de luz solar.
Como funciona?
Como se sabe, a energia nunca se perde, ela sempre se transforma, converte-se em outra forma de energia. Um ventilador, por exemplo, converte a energia elétrica em energia mecânica e térmica (movimento e calor).
Assim, para fazer uso da energia emitida pela Sol, é preciso armazená-la e convertê-la em energia elétrica. Isso é possível por meio do uso de um Gerador de energia solar.
Esse equipamento também é chamado de inversor solar fotovoltaico, justamente por ser formado por dois elementos principais: o painel solar e o inversor elétrico.
O painel solar é formado por placas que produzem energia elétrica em forma de corrente contínua quando a luz solar incide sobre elas. A função do inversor de frequência, então, é converter essa corrente contínua em uma corrente alternada, para que ela possa ser usada no imóvel. Então, a energia é distribuída pelo quadro de luz, buscando reduzir ao máximo o uso de energia elétrica da rede comum.
Além de ajudar o meio ambiente, há uma grande economia na conta de luz. A rede elétrica comum pode ser muito onerosa, sobretudo quando se trata de equipamentos como o chuveiro e o microondas, que demandam muita energia para funcionar.
Para os profissionais interessados na área, existe o Curso de energia solar.
Nesse curso, aprende-se a orientar sobre os sistemas fotovoltaicos, fazendo diagnósticos acerca do consumo de energia e elaborando as melhores soluções.
As normas que tangem esse sistema elétrico também são aprendidas. Alguns dos tópicos abordados nesse curso são:
- Características dos raios solares;
- Diferentes tipos de painéis solares;
- Elaboração do dimensionamento do sistema;
- Instalação e construção;
- Estudos de casos com energia solar;
- Funcionamento de reguladores de carga e inversores.
Tendo em vista alguns dos tópicos abordados, entende-se que esse profissional não apenas instala o sistema, mas faz todo o acompanhamento dessa mudança. É ótimo para empresas e indústrias, garantindo que haja o melhor aproveitamento possível e assegurando segurança.
Regularização e segurança
Em prol de manter a segurança e padronização nas construções e no trabalho, existem uma série de normas reguladoras no Brasil. Uma delas é a Nr 10, intitulada Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, que abrange todo e qualquer serviço que envolva eletricidade, diminuindo os riscos e preservando a saúde dos profissionais envolvidos.
Como é possível imaginar, essa norma abrange muito mais que os sistemas solares, mas qualquer instalação elétrica, sejam geradores a diesel, usinas de carvão ou instalações tradicionais.
Um dos pontos mais importantes em um Curso nr10 é o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Isso porque cada situação pede por equipamentos específicos e seu uso é obrigatório.
Para se ter uma ideia, pode ser necessário usar equipamentos voltados para o trabalho em altura, por exemplo. A instalação de placas solares no telhado se enquadra como um trabalho em altura. Além disso, proteger-se contra possíveis descargas elétricas é sempre necessário.
O cuidado com possíveis incêndios também é constante nesse tipo de trabalho. Uma das novidades na NR10 é o uso de roupas que não são inflamáveis.
Além disso, cada trabalho precisa passar por uma avaliação de riscos e algumas decisões são tomadas baseadas no resultado dessa análise.
Existe uma ferramenta de segurança usada por esses profissionais chamada de “direito de recusa”. Essa ferramenta estabelece que o trabalhador não deve executar seus serviços até que todas as medidas de segurança tenham sido tomadas.
É preciso entender que essa norma é responsável por garantir segurança tanto no momento de instalação quanto ao longo do tempo de funcionamento daquela instalação elétrica. Um profissional que fez esse curso evita incêndios acidentais, problemas com curto-circuito ou com sobrecarga.
Para concluir, vale ressaltar que o Curso nr10 preço acessível e que, embora seja um investimento maior, o retorno em economia de um sistema de energia solar é rápido.
Sempre escolha por alternativas sustentáveis e econômicas, nunca esquecendo a segurança e ficando dentro das regulamentações prescritas por lei. Conferir a qualificação dos profissionais contratados é crucial.