Dos chãos de fábricas às salas residenciais, o piso de concreto polido é um modelo de revestimento que possui seu polimento por meio de reagentes adicionados ao concreto.
Entre esses reagentes encontra-se: silicato de sódio, endurecedores de superfície com base de nanosílica, impregnantes poliméricos com resina epoxy e fluor de silicato.
Características do piso de concreto
O piso de concreto polido é também popularmente conhecido como piso zero, que possui acabamento após a “pega”.
O processo dura em torno de 5 a 6 horas e é feito por meio de uma acabadora, também conhecida como ventilador ou bambolê, até que sua superfície se encontre totalmente lisa.
Ainda existem dois outros principais tipos de acabamento, sendo eles o camurçado e o vassourado.
No acabamento varrourado, uma vassoura é passada sobre o piso após o início da pega, o que faz com que se crie uma superfície rugosa.
Esse tipo de acabamento costuma ser utilizado em ambientes de passeio ou até mesmo pisos que irão receber algum outro tipo de tratamento final, como no caso da granitina.
Assim como o piso de cimento queimado, quando aplicado de maneira adequada, o piso de concreto polido apresenta inúmeras vantagens.
Alguns dos principais benefícios oferecidos por esse tipo de revestimento consistem em: uma vida útil mais longa quando comparado à carpetes, pisos de cerâmicas e de madeira.
Sua manutenção e limpeza são realizadas de maneira simples devido a sua superfície lisa, que ajuda no não acúmulo de pó e sujeira.
Esse modelo de pisos e revestimentos reduz de forma considerável a proliferação de ácaros, mofos e bactérias, o que o torna ideal para pessoas que possuem alergias ou doenças respiratórias.
O custo desse tipo de revestimento é bem menor que alguns outros tipos de pisos, como no caso dos que recebem placas de granito ou mármore.
Além de o piso oferecer eficiência energética por conta do brilho contido em sua superfície lisa que reflete luz e calor, ele ainda pode se adaptar à diversos tipos de decoração, seja ela industrial, rústica, contemporânea ou moderna.
A junta de dilatação piso concreto se faz fundamental para a permissão de movimentações do concreto e a transferência adequada de carga entre placas, assegurando a qualidade e planicidade do piso.
As barras de transferências devem ser postas em locais pré-determinados conforme a devida paginação das juntas.
É importante que elas estejam posicionadas paralelamente entre si e adequadamente suportadas por meio de espaçadores, afim de que não se movam durante a concretagem.
Alguns fatores são imprescindíveis para uma boa colocação do piso de concreto, sendo eles:
- planejamento do corte
- preenchimento das juntas
- controle tecnológico
- cuidados durante a concretagem
- profundidade do corte
Pisos de madeira
Nos dias de hoje costuma ser comum as pessoas ficarem em dúvida quanto a escolha do piso de madeira.
Já que o mesmo possui muitas opções, diferentes nomes e diversos acabamentos, além de imitações e outros materiais, como no caso do porcelanato e pisos vinílicos.
Para que se faça a escolha certa para ambientes residenciais, é necessário levar em conta o orçamento, a qualidade dos materiais, o estilo que se deseja obter e a garantia de tal.
O piso laminado de madeira são os mais procurados e encontrados com maior facilidade no mercado, possuindo instalação rápida e fácil, além de ter o preço do m² mais acessível e já possuir acabamento, o que dispensa a aplicação de cera ou verniz.
Esse tipo de piso é flutuante, ou seja, são encaixados em um sistema denominado fêmea e macho, sobre uma manta termo acústica de polietileno, que tem o intuito de proteger o piso e evitar ruídos.
Diferente dos demais pisos de madeira, uma de suas maiores vantagens é a capacidade de resistir aos riscos e possuir acabamento bastante similar ao carpete de madeira, apesar de suas composições serem diferentes.
O laminado de madeira é feito por meio de quatro camadas, sendo a primeira delas uma camada de Overlay, que consiste em um filme transparente que evita os riscos no piso e acaba facilitando a limpeza.
A segunda camada é uma folha que possui o desenho do piso, a camada base de alta densidade com o encaixe, e por fim uma lâmina de celulose ou resina que evita a umidade.
O assoalho de madeira ou o assoalho de madeira maciça é o sonho de consumo para quem deseja um piso de madeira natural, mas possui um custo maior quando comparado ao laminado, mas tem como principal vantagem ser mais espesso e durável.
Os assoalhos de madeira podem já conter acabamento envernizado, ou podem não ter nenhum acabamento, necessitando de cera ou verniz.
São compostos de madeira natural que pode ser: jatobá, ipê, maçaranduba, grápia, sucupira, cumaru, peroba, carvalho entre muitos outros.