O setor de construção civil vem se renovando em vários métodos para responder as necessidades dos clientes. Por conta disso, os fabricantes têm se diversificado na criação de certos modelos e materiais para, da mesma forma, se adequar as necessidades dos clientes.
O setor de fabricação dos isolamentos é um dos que tiveram um crescimento gradual nas vendas e tem se destacado em relação aos demais.
Mesmo assim, podem surgir dúvidas com relação as aplicações desses itens e quais modelos de isolamento disponíveis na construção civil de forma a atender plenamente à sua necessidade.
Para sanar essas dúvidas, esse artigo irá explicar um pouco sobre os isolamentos e algumas curiosidades sobre os impermeabilizantes.
Janela acústica: Uma opção barata e eficiente
A janela antirruído preço é um dos motivos que mais atraem nesse equipamento. Isso porque, além de ser barato ele é muito eficiente ao barrar a entrada de ruídos.
A construção dessa janela é, de certo modo, um pouco simples.
De modo geral, o item é formado por esquadrilhos que possuem materiais especiais de vedação com o objetivo de tapar qualquer tipo de buraco (mesmo que muito pequeno) e qualquer fissura que possa atrapalhar o objetivo isolante da janela. Normalmente, essa vedação é feita com silicone ou plásticos específicos com propriedades isolantes.
Um ponto que vale ressaltar é que a aplicação dessas janelas pode vir a modificar algum quesito estrutural da parede, necessitando da avaliação do condomínio caso a aplicação for feita em apartamentos.
Janela de sobrepor
A janela acústica de sobrepor é um modelo que traz uma inovação na sua aplicação e também no quesito estético. Isso porque ela não substitui a janela padrão do local. Sua aplicação é feita de forma a ficar sobreposta na janela tradicional do local.
O item apresenta materiais de borracha nas suas bordas e é constituída do material base de vidro (que, naturalmente, possui aspectos de isolamento acústico). Como vimos, a janela acústica possui muitos benefícios.
Ainda é possível encontrar no mercado outros modelos deste item como:
Janelas de sobrepor de correr;
Janela antirruído de madeira;
Janela com entorno de alumínio;
Janela com vidro temperado.
Deste modo, é preciso entender a aplicação de cada modelo para utilizar o que melhor irá atender as necessidades do local, priorizando sempre a diminuição da entrada de ruídos em cada local.
Lã de rocha aplicada no isolamento térmico
O Isolamento térmico lã de rocha é um dos modos mais eficientes em todo o mercado, isso acontece pois a lã de rocha é um material constituído de uma rocha com propriedades altamente resistentes e reflexivas a ondas termoacústicas.
Esse modo de produção garante alta eficiência ao item, fazendo esse material ser tão popular no mercado.
Outro aspecto que faz esse material ser tão utilizado em construções civis é a sua característica incombustível que faz com que esse papel não pegue fogo tão facilmente.
Essa é uma preocupação de todo local que usa a proteção termoacústica, pois o material é aplicado em todo o entorno do ambiente. Neste contexto, e for um material inflamável pode trazer riscos para os ambientes e para aqueles que frequentarão o local.
Como fazer a aplicação correta desse material?
Normalmente, a aplicação é feita por uma empresa de isolamento térmico pois eles, além de aplicarem, fazem todo o projeto específico para cada local.
Deste modo, as empresas entendem a necessidade de isolamento de cada ambiente, qual o melhor material para utilizar e quais quesitos estéticos precisam ser mantidos. Assim, eles cuidam de todo o projeto, desde o planejamento até a aplicação.
Esse método é o mais adequado pois, como já citado aqui, alguns projetos isolantes podem mexer com a questão estrutural e com a segurança de determinados ambientes.
Qual a relação custo-benefício?
Atualmente o isolamento térmico lã de rocha preço é um dos mais acessíveis do mercado, fazendo com que a relação custo-benefício do equipamento seja extremamente alta.
Como já destacado aqui, a lã de rocha tem como principal benefício a alta eficácia em repelir o calor. Esse aspecto é possível por conta da composição de fibras de uma rocha específica, que passa por um procedimento de fragmentação.
Devido a esse processo são criados pequenos ramos de fibra que, em outro processo, se juntam e dão o formato adequado para cada aplicação em que o isolamento será aplicado.
Como vimos, o ramo de construção civil conta com vários isolamentos e com materiais extremamente eficientes nas suas aplicações.
Com padrões de aplicação muito eficientes e bem elaborados, independentemente da necessidade do cliente, é possível gerar um projeto que corresponderá a essa necessidade de forma adequada trazendo mais segurança e bem-estar para todos.