Uma residência devidamente estruturada precisa contar com elementos que ajuda no dia a dia dos moradores. Todo projeto arquitetônico precisa levar em consideração as mais variadas necessidades pessoais de cada um, com a aplicação de facilidades que refletem em conforto e segurança.
A ocorrência de acidentes domésticos tem diversos motivos, sendo os mais diferentes casos envolvendo desde crianças, pelas peraltices e inocência, até idosos, que ficam fragilizados com o passar dos anos.
Até mesmo pessoas adultas, em plena consciência mental, estão propensas a se tornarem vítimas casuais por conta de atitudes impensadas ou por falta de acessórios que fazem a diferença em uma estrutura imobiliária.
É possível imaginar diferentes materiais da construção civil que devem estar devidamente instalados, e que promovem a segurança de moradores dentro de um ambiente familiar, entre eles:
- Corrimão de escadas;
- Guarda-corpo de mezanino;
- Pisos antiderrapantes;
- Grades de proteção nas janelas.
São exemplos simples mas que fazem toda a diferença quando estão presentes em um imóvel residencial. Além disso, há outros equipamentos e acessórios que reforçam a segurança em todos os sentidos.
Apoio de parede dentro do banheiro
Por ser um ambiente que possui piso frio e a presença de água por causa da pia, do vaso e do chuveiro, o banheiro é um cômodo que precisa contar com elementos de segurança para pessoas idosas ou com baixa locomoção motora.
A solução mais eficaz está na instalação de barras de apoio para banheiro dentro do box reservado para o chuveiro. Esse equipamento de segurança deve ser instalado em uma altura apropriada, para que possa servir como ponto de referência para a segurança pessoal.
A constituição de aço inox permite uma durabilidade prolongada, resistente ao ambiente úmido mas, ainda assim, é preciso manter a manutenção preventiva continuamente.
As pessoas que possuem baixa mobilidade motora podem contar com uma barra para banheiro deficiente nas paredes laterais ao vaso sanitário. Isso garante uma forma de se apoiar e promover maior mobilidade e independência, na medida do possível.
Até mesmo cadeirantes podem se apoiar nesse tipo de equipamento de segurança, pois eles são chumbados nas paredes, suportando peso dentro dos parâmetros aceitáveis nas condições em que uma pessoa se encontra.
Imagens projetadas e gravadas em arquivo
A segurança patrimonial pode ser reforçada de outras maneiras, como o emprego de equipamentos eletrônicos disponíveis no mercado especializado.
Além de cercas eletrônicas e alarmes sonoros, as câmeras de vigilância fazem parte de projetos específicos de proteção doméstica.
Os equipamentos podem ser dispostos em diferentes pontos de uma casa, sobrado, ou mesmo em um condomínio residencial. O tamanho do cabo de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) pode ser estendido por muitos metros sem perder a qualidade de imagem, permitindo a gravação recorrente.
As portarias de condomínios contam com esse tipo de equipamento nas cabines dedicadas ao controle de entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviço. Dessa forma, é possível que cada pessoa seja identificada e tenha a permissão para adentrar de maneira apropriada.
Segurança reforçada em varandas e janelas
O ambiente doméstico pode contar com animais de estimação e, mesmo eles, cães e gatos na maioria das vezes, precisam de acessórios que reforçam a segurança e impedem que eles escapem inadvertidamente.
A presença de uma rede de proteção de polietileno em janelas, varandas e sacadas de apartamentos impede a passagem desses animais, sem prejudicar a entrada de luz natural ou corrente de ar.
Por ser um material muito resistente, o uso dessa rede é estimulado por especialistas que entendem a natureza dos animais domésticos, principalmente os gatos que são mais ágeis e têm fácil acesso aos locais mais altos, como as janelas residenciais.
A instalação deve ser realizada por uma empresa especializada, utilizando todos os materiais adequados, inclusive o gancho para tela de proteção que permite a remoção para limpeza, em caso de necessidade.
Estacionamento de veículos recebe tecnologia
A segurança residencial é um fator que deve ser planejada desde o princípio, passando por todos os pontos que merecem atenção redobrada.
Além da proteção interna contra acidentes domésticos, a própria invasão domiciliar por pessoas mal intencionadas precisa de equipamentos que cessem esse tipo de ação.
Em condomínios residenciais, a entrada do estacionamento pode ser controlada com a implementação de um sistema tag portaria, uma tecnologia que permite o acesso apenas por aqueles que possuem o equipamento instalado dentro do veículo. O mercado da construção civil e segurança patrimonial oferece estes e muitos outros equipamentos.
Por fim, é importante ressaltar a necessidade de contratação de profissionais do setor, pois estes podem desenvolver projetos exclusivos e personalizados, de acordo com as necessidades de cada estrutura, deixando tudo no devido lugar.