O setor da construção civil segue regras importantes referentes à segurança dos funcionários que trabalham nos canteiros de obras. Isso se dá por conta dos riscos de acidentes provocados por desatenção ou descuido no ambiente de trabalho.
A organização de um terreno é um passo fundamental para que seja estabelecido uma área para armazenamento de material que será utilizado ao longo da construção, como ferragens, sacos de cimento, areia, pedra, além dos materiais elétricos e hidráulicos, que compõem uma estrutura básica.
Nos casos em que as empreiteiras precisam da presença constante dos trabalhadores, é formado um alojamento com toda a estrutura para o período de descanso, com quartos arejados e camas confortáveis, além de banheiro com ducha e todos os acessórios para a higienização pessoal.
Comunicação visual impede acesso alheio
Muitos trabalhos realizados dentro de um canteiro de obras devem ser feitos com o uso de ferramentas especiais e máquinas pesadas. Por isso, os funcionários precisam receber o equipamento de proteção individual, como capacetes, luvas, óculos e roupas adequadas para o trabalho.
A instalação de placas de sinalização de segurança em áreas com alto risco de acidente impede o acesso de pessoas alheias ao serviço, garantindo a proteção física de visitantes ou mesmo outros trabalhadores que atuam no canteiro de obra.
Essa placas podem ser aplicadas em diferentes situações, como instalação de laje, perfuração do solo para passagem de encanamento, ou durante a instalação do projeto de eletricidade.
Nos grandes empreendimentos imobiliários, como construção de prédios e edifícios voltados para condomínios residenciais e empresariais, é muito comum o uso de corrente de sinalização por caminhos definidos dentro do terreno em que está recebendo as obras.
Dessa forma, fica definido apenas os espaços que fiscalizadores, por exemplo, podem andar, evitando qualquer tipo de acidente grave.
Trabalho nas alturas requer cuidados redobrados
A engenharia civil não tem limites, sendo aplicada de diversas maneiras em obras cada vez mais suntuosas e deslumbrantes, há um longo tempo.
Isso pode ser percebido com a verticalização dos grandes centros urbanos, com os prédios e edifícios tomando conta dos horizontes, criando um cenário cada vez mais comum em diferentes regiões do país e do mundo.
Com isso, técnicas e normas precisaram ser empregadas, tanto para a realização das tarefas quanto para a segurança dos trabalhadores.
Em acordo com diferentes legislações, um dos pontos mais importantes está a nr 35 ponto de ancoragem, que determina uma estrutura adequada para o trabalho em altura, com a aplicação de equipamentos de segurança individual e de terceiros.
Esse tipo de trabalho deve ser realizado por profissionais capacitados, assistidos por todos os elementos de proteção presentes, como escada marinheiro, colunas de concreto ou vigas metálicas que funcionam como ponto de ancoragem e fixação de talabarte, fita anel, estropo ou corrente.
Todos esses elementos podem estar presentes no acabamento de uma obra, como serviços de pintura ou instalação de fachada em estabelecimento comercial.
Essa mesma norma regulamentadora rege o trabalho realizado com acesso por corda, que permite a movimentação do trabalhador de maneira horizontal ou vertical na lateral de um imóvel.
Empresas atuam na limpeza e higienização de obras
Antes da ocupação de um imóvel, é preciso que seja realizada uma higienização e limpeza de todos os ambientes, tanto na área interna quanto na área externa.
Esse serviço deve ser realizado com todos os espaços vazios, para que equipamentos específicos sejam utilizados para a remoção de resquícios da obra, como restos de concreto e remoção de tinta dos pisos.
A contratação de uma empresa de limpeza pós obra sp pode ser feita diretamente, logo os trabalhos sejam finalizados e todo o espaço seja desocupado.
Uma equipe de profissionais pode fazer o trabalho em um curto espaço de tempo. Vai depender do nível de sujeira e tamanho do imóvel ou do empreendimento que o serviço precisa ser realizado. Entre as tarefas realizadas, podemos destacar:
- Remoção e encaminhamento de entulhos;
- Limpeza de vidros, pisos, porcelanatos e paredes;
- Lavagem de toda a área externa;
- Retirada de plásticos e rótulos de proteção.
Os produtos utilizados em todo o processo de limpeza são desenvolvidos para este tipo de trabalho, com capacidade de atuação química precisa, sem prejudicar as características dos elementos de acabamento, como pisos, tintas de portas e paredes, além de metais presentes em escadas, como corrimão com curva de inox e suportes de toalha e acessórios dentro de banheiros e lavabos.
Dessa forma a segurança dos moradores, em caso de um imóvel residencial, fica garantida, podendo instalar todos os equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, móveis para os cômodos e objetos de decoração, para deixar a casa ou apartamento de acordo com os gostos e peculiaridades, dando personalidade própria e aconchegante.;