O setor industrial e empresarial conta com diversos sistemas de segurança para evitar acidentes nas áreas de trabalho, exatamente para evitar que colaboradores e funcionários sejam prejudicados no ofício.
A aplicação de sistemas de segurança em todos os setores, assim como fontes reservas em locais em que máquinas param de produzir em casos de ausência de energia, ou quando há picos de energia que podem causar um princípio de incêndio, são eficientes, necessários e salvam vidas.
Mas, como funcionam estes sistemas de segurança em casas e apartamentos? E os condomínios residenciais em que há áreas comuns, como parques e piscinas, e crianças não param de correr, o tempo todo? Confira essa informação no artigo a seguir!
Sistemas de alarme garantem segurança
Para os condomínios residenciais, o ideal é poder contar com uma equipe de segurança, tanto patrimonial quanto pessoal, à disposição de todos. Mais ainda, elas devem trabalhar com equipamentos que indicam quando há perigo iminente.
Nas quadras poliesportivas, muito comum em condomínios, é preciso que seja instalado ao redor da quadra uma rede de proteção para que a bola não atinja as pessoas que estão no lado de fora, apenas assistindo a uma partida de futebol, por exemplo.
Este equipamento pode ser instalado por empresas especializadas, que trabalham com diversos tipos de itens de segurança.
Comumente essas telas são fabricadas com poliéster, um material resistente e que tem a vida útil duradoura e protege de forma garantida tanto quem está na parte interna, quanto aqueles que estão na parte externa.
Outra área que precisa de muito cuidado é o setor de piscinas.
Como seu uso é muito comum no verão e as atenções de todos estão voltadas para este local, o cuidado é recíproco por todos que convivem em um mesmo ambiente.
No entanto, é durante a noite e em dias frios que o cuidado deve ser redobrado, pois crianças pequenas e animais podem se acidentar caso falte a supervisão de um adulto.
Por isso, o ideal é instalar uma rede de proteção para piscina ao redor de todos os espaços que tenham este tipo de área de lazer, evitando acidentes graves.
Casas que contam com piscina também devem instalar uma rede ao redor, assim como uma cobertura, permitindo maior segurança e evitando sujeira, facilitando até mesmo a limpeza da água do local.
Tais equipamentos de segurança garantem certo conforto para os moradores. Mas é possível ter à disposição um sistema que seja complementa e ainda mais eficiente em todo o perímetro residencial.
Nestes casos, é possível instalar uma central de alarme, com câmeras de segurança voltados para todos os pontos que devem ser vigiados. Estes equipamentos podem ser disponibilizados em:
- Áreas comuns, como recepção e corredores coletivos;
- Salão de festas e salão de jogos;
- Playground e área de piscinas;
- Fachadas prediais.
Com o acompanhamento de uma equipe especializada, é possível ter um ambiente seguro, com a garantia de proteção durante 24h.
Foco na proteção contra incêndios
Com sistemas integrados de segurança patrimonial e segurança predial, os alarmes instalados em condomínios residenciais também podem atender aos chamados quando há qualquer indício de incêndio em um local.
Assim como grandes indústrias estão preparadas, as áreas residenciais devem contar com uma central de alarme de incêndio, com profissionais que possam atender aos chamados de socorro, em caso de necessidade.
Este tipo de equipamento monitora todo o sistema elétrico, emitindo sinais em casos de picos de energia, seja pelo excesso de uso de aparelhos eletrônicos, quanto em dias nublados ou de chuva em que as descargas elétricas naturais costumam atingir a rede elétrica das concessionárias, sobrecarregando o sistema de energia disponibilizado para as residências.
Por isso, é preciso que as equipes de segurança tenham um treinamento de brigada, caso haja a necessidade de retirada emergencial de moradores, em prédios e condomínios.
Em momentos de pânico, as pessoas costumam ficar desorientadas e, por isso, o treinamento é essencial, para que os profissionais possam orientar, de forma segura, as saídas de emergência, protegendo todos que possam depender do corpo de segurança.
Empresas especializadas podem realizar uma avaliação da propriedade e indicar pontos estratégicos para a disponibilidade de extintor de incendio, respeitando normas de segurança que devem ser aplicadas em locais que concentrem um grande número de pessoas.
Com foco e determinação, utilizando materiais resistentes ao fogo e seguindo os padrões de segurança, a prevenção se torna corriqueira, protegendo a todos de forma igualitária.