Quando começamos uma obra, temos ideias de variados pontos que vamos precisar nos atentar, como todos os materiais e também outros variados produtos e maquinários que serão utilizados juntamente com o restante.
Ou seja, esse momento em nossas vidas, por mais que seja diferenciado e muito bom pelo fato de estar construindo algo seu, é bem dispendioso e ainda necessita de muito planejamento.
Para começar, é interessante que você coloque tudo que será feito no papel, todas as etapas que seguirão e tudo o que há dentro delas. Assim será possível ter muito mais organização na obra.
Para que você não esqueça certos elementos, e ainda escolha as melhores opções possíveis, hoje iremos falar sobre alguns materiais indispensáveis para sua construção. Então acompanhe o texto e saiba mais:
Materiais iniciais e matérias-primas
Todo material de construção é totalmente necessário em ambientes como uma obra, mas existem alguns que são mais do que precisos, são vitais, pois sem eles nada daria certo, nem mesmo a estruturação.
Hoje iremos falar sobre os mais procurados e necessários, que são os blocos e também a areia e pedra. Imagine se uma estruturação de edificação não tivesse eles? Pois é, elas basicamente nem existiriam.
Uma distribuidora de areia e pedra nunca para de trabalhar, justamente, porque o ambiente da construção civil faz com que seja possível todo esse desenvolvimento. Esses materiais são usados desde o começo até o fim da construção e possuem variadas funções como:
- Levantamento de muros;
- Assentamento;
- Preparação de massas;
- Preparação de cimentos.
Isso entre tantos outros tipos de necessidades que podem aparecer. Além disso, são eles quem ajudam a deixar o ambiente resistente e também a tomar o formato desejado, fazendo com que o local seja seguro.
Qualquer material rochoso de granulometria até 5mm pode ser considerado areia, assim como a partir desse número, qualquer outra substância semelhante se torna uma brita. Eles são como se fossem “primos” e acabam se completando.
Já o bloco de concreto costuma ser usado em alvenaria estrutural, para vedação e também para estruturar uma edificação. Eles suportam todas as cargas que são passadas do restante da obra e são muito resistentes.
Além disso, para trabalhar com eles, é possível economizar mais, pois eles proporcionam maior produtividade de mão de obra e ainda uma economia no revestimento necessário. Além disso, ele é um material muito simples, composto por água, cimento e granulados.
Além de todos esses benefícios ele ainda proporciona facilidade de construir sem depois ter que perfurá-lo, pois ele em seu interior já possui certas passagens para fios, cabos e todos os outros tipos de produtos.
Telhados
Um outro ponto muito importante a se pensar é na contratação de um especialista em telhados, para que ele faça não só o trabalho, mas sim, uma consultoria explicando sobre as melhores opções.
Hoje em dia muitas pessoas têm optado por coberturas diferenciadas e mais modernas, e agora falaremos sobre as duas mais procuradas, que fazem com que o local se torne único e diferenciado.
A primeira é chamada de telhado de isopor, que é um dos métodos mais avançados atualmente. Alguns dos pontos mais importantes que fazem com que ele chame atenção são: a redução de custos e seu poder termoacústico.
Hoje em dia precisamos de opções imprescindíveis, como conforto, vedação, materiais que possibilitem uma boa impermeabilização, proteção térmica e acústica, e também algo que não contribua para o estrago do meio ambiente.
E é justamente o que essas telhas proporcionam. Além disso, ainda são recicláveis e também podem ser reutilizadas quando necessário.
Há também o telhado embutido, para quem quer, além de muito conforto e qualidade, um design muito diferente. Ele não sai como os usuais e é como se fosse acoplado diretamente no perímetro da construção.
Eles são chamados também de platibandas e são parte já do acabamento da edificação. São inclinados, evitam qualquer vazamento e ainda são muito mais econômicos do que os expostos, pois necessitam de menos estrutura.
Sua estruturação é muito moderna, passa um ar diferenciado e ainda possui o conforto termoacústico que todas as casas hoje precisam muito ter, além de ter um projeto estrutural alinhado com o restante da arquitetura da casa.
Enfim, essas foram as dicas que uma estruturação de edificação não pode deixar passar batido. Anote todas, escolha as melhores e não deixe de contar com elas em seu canteiro de obras.