Quem é que não gosta de dar uma renovada na casa? Realizar reformas pode ser dispendioso no começo, porém ao final da obra, quando vemos que o resultado ficou exatamente como queríamos, a sensação é simplesmente ótima e altamente agradável.
É sempre benéfico realizar as reformas para que nossa casa fique atualizada com as tendências do design e também com o nosso atual gosto.
Como dito acima, é muito bom, porém, existe uma questão que pode atrapalhar essa experiência: o gasto exorbitante ao final das obras.
Bom, é sempre aconselhável que seja realizado um projeto com um profissional antes de começar a reforma, junto do projeto, deve ser estipulado um orçamento que vai incluir todos os itens que serão utilizados na obra.
Como: mão de obra, materiais, itens excedentes no caso de problemas e etc.
Ao realizar esse orçamento você vai garantir que a sua obra não vá sair do controle e que você não vá levar um susto com o valor gasto ao final da mesma.
Porém, deve-se frisar que, para que haja uma economia verdadeira, é muito importante que se escolha bem os materiais que vão fazer parte da obra.
Juntamente com um profissional qualificado que possui uma certa experiência na área, faça pesquisas, e busque pelos itens que demonstrem ter um bom desempenho e que também tenham um bom preço.
Ou seja, o custo-benefício é o ponto que você precisa chegar.
Muitas vezes é complicado decidir quais itens utilizar na obra, e mesmo com a ajuda de um profissional, é difícil definir os itens que irão fazer parte da casa.
Sendo que eles necessitam ter um preço justo e devem demonstrar um desempenho de efetiva qualidade.
Para que você tenha um auxílio básico na tomada dessas decisões, nós preparamos aqui um artigo com algumas informações acerca de materiais que apresentam uma boa relação de custo-benefício.
Sendo assim, caso você queira realizar uma obra mais inteligente e que garanta uma boa economia, sugiro que permaneça com a sua leitura.
A partir de agora, vamos conferir um pouco mais a respeito de alguns importantes itens que podem fazer parte da sua reforma.
Tijolo refratário
O tijolo refratário é um item que tem como principal característica a sua resistência a temperaturas altamente elevadas.
E sendo assim, ele deve se utilizado na construção de estruturas que constantemente estão sendo expostas ao calor, como fornos ou churrasqueiras.
Os tijolos ou formados, como também são identificados, correspondem a cerca de cinquenta por cento dos materiais refratários em utilização.
Todo o restante é devidamente composto pelo concreto, massas de socar, argamassas e dentre outros.
Esse tipo de item é muito encontrado na composição da chamada churrasqueira de tijolo, sendo um ótimo item para compor um espaço gourmet.
Para que determinado material possa ser chamado de refratário, o requisito básico não é apenas que ele resista ao calor.
De acordo com a norma da ABNT n°8826, a terminologia define esses itens como naturais e artificiais, que comumente não são metálicos.
Sendo capazes de suportar temperaturas altamente elevadas sem que eles se deformem de maneira acentuada e em condições específicas de uso.
Piso laminado
O piso laminado é um item altamente acessível e que possui uma série de vantagens como um revestimento.
Basicamente, para que você entenda, o piso laminado é constituído de lâminas de madeira, essas que se encontram em larguras e comprimentos devidamente variados, que são compostas por aglomerados HDF.
Sendo assim, ao buscar por eles, vá em uma loja de piso laminado que possua esses elementos em marcas de qualidade e por um preço justo.
Devemos ressaltar aqui, que a camada superior da lâmina, recebem uma camada decorativa artificial, protegida por uma resina de melamina. São as vantagens deles:
Altamente acessíveis;
Ótimo isolante térmico;
Traz elegância e charme para o ambiente;
Isolante acústico.
Enfim, há mais alguns itens que poderíamos mencionar aqui. Caso você queira a instalação de rodapé, que são itens que servem como acabamento e proteção ao revestimento.
Busque por empresas especializadas no assunto, ou profissionais autônomos que possuem experiência no ramo, assim a economia vai vir.
Outro item que também é conhecido pela economia em comparação com os itens que são considerados seus concorrentes, é sanca de isopor.
Basicamente, são as molduras que ficam entre a parede e o forro, que podem ser instaladas como contornos em fachadas e janelas.