As telhas e as calhas são elementos indispensáveis para o setor da construção civil. Em conjunto, elas são responsáveis pela cobertura das edificações e garantem proteção e segurança ao local construído.
Apesar de estarem entre os últimos elementos construtivos a serem instalados, é fundamental que o modelo dessas peças seja estabelecido junto ao projeto inicial da construção ou reforma.
Como planejar o telhado da forma correta?
Escolher o tipo mais adequado de telha e o formato mais indicado de calha, de acordo com o local de aplicação, contribui para que o projeto arquitetônico ofereça conforto aos moradores ou usuários da edificação.
A escolha dessas peças deve ser de acordo com a inclinação do telhado e do material que será fabricado, no caso das telhas, e da melhor forma de complemento para este telhado, no caso das calhas.
O mau planejamento desses elementos construtivos pode acarretar em problemas futuros à sua instalação e, consequentemente, à construção.
As telhas têm a finalidade de cobrir as estruturas de uma edificação e são encontradas no mercado em diversos formatos e em vários tipos de material.
Como escolher os tipos de telha?
Para escolher qual o formato mais adequado e qual o tipo de material mais indicado é necessário calcular a inclinação do telhado.
Este procedimento é feito por um projetista, habilitado e qualificado, para efetuar os cálculos que designarão a declividade da cobertura de uma edificação.
Além disso, esse profissional é responsável por estabelecer o consumo total de telhas, ou seja, quantas unidades de telha serão necessárias para o cobrimento de toda área.
Independente do modelo, as telhas devem apresentar características em comum como, por exemplo:
- A estrutura deve ser homogênea e sem irregularidades no formato;
- A superfície não pode ter a presença de manchas e eflorescências (resultantes da evaporação de soluções aquosas salinizadas e que possuem aspecto de cristais brancos);
- Atender quesitos de baixa permeabilidade e resistência a flexão em qualquer forma arqueada de sua estrutura curva.
A telha portuguesa, por exemplo, é um dos modelos de telha fabricado a partir da cerâmica.
O modelo cerâmico resulta do material da argila que, por sua vez, é um tipo de barro retirado do subsolo, pode formar também, por exemplo, a telha romana.
O quesito telha portuguesa preço dependerá da dimensão da área em que se deseja a aplicação dessas peças. Dentre as características que se pode destacar desse tipo de telha, estão:
- Modelo mais antigo e tradicional de telhas, envolvido em projetos mais simples até os mais contemporâneos;
- Garante isolação térmica para a edificação, ou seja, a temperatura do meio externo não transpassa e não interfere no ambiente interno;
- Indicada para inclinações de telhado entre 30% e 35%. Abaixo deste nível mínimo, há retenção das águas das chuvas e, o escoamento ineficiente, gera infiltração e vazamento, além do acúmulo de resíduos na estrutura cerâmica;
- Por metragem quadrada, são aplicadas de 15 a 17 unidades de telhas;
- O peso dessas telhas, por metro quadrado, varia entre 40 e 42 kg. Trata-se, portanto, de um telhado pesado e é um item importante e necessário de ser considerado previamente no momento da elaboração do projeto;
- Cada unidade de telha cerâmica tem, aproximadamente, 38×20 cm e peso médio de 2,5kg.
A NBR 15310:2009 trata dos “Componentes cerâmicos – Telhas – Terminologia, requisitos e métodos de ensaio”.
Para a instalação de telhado com telhas portuguesas é fundamental a contratação de empresa especializada que siga às essas normas.
Acessórios que complementam os telhados
A calha parshall é um dispositivo que compõe sistemas de medição de vazão hídrica e que é aplicado em diversos setores industriais e em sistemas de saneamento.
Essas calhas proporcionam maior facilidade na medição, de forma contínua, das vazões de entrada e saída da água. Elas são aplicadas em canais, geralmente, que possuam abertura, e funcionam através da gravidade.
O funcionamento dessa calha pode ser apresentado através do escoamento livre e do escoamento afogado. Quando há a vazão da água de forma livre, não há interferência na medição.
Entretanto, quando o escoamento está em afogamento é porque o sistema identificou obstáculos no percurso, que interferem no processo de medição e que resultam na redução da vazão e no escoamento em nível abaixo do normal.
O medidor ultrassônico é o dispositivo responsável pelos cálculos e medição da vazão.
Este dispositivo é colocado em um suporte para calha e instalado em uma distância proporcional para que possa executar os cálculos com precisão e exatidão.