O mercado de construção, seja residencial ou empresarial, têm crescido muito e de uma forma muito expansiva nos últimos anos.
Por conta disso todos os tipos de técnicas, produtos e equipamentos foram formulados para atender um mercado exponencialmente mais exigente e, claro, mais lucrativo, fazendo com que a inovação no mercado seja ainda mais gradual.
Quem ganha com tudo isso é quem deseja construir algum lugar, pois aumentam as opções de produtos e formas para se fazer isso, mas também fica a dúvida: Como fazer uma boa estruturação e cobertura da construção?
Como essa é uma dúvida comum, este artigo irá responder a essa dúvida voltada para os telhados. Nesse sentido, vamos abordar os tipos e formas de se implementar um telhado adequado na sua construção, então fique atento até o final do artigo.
Pensando em economizar?
Como já dito, esse mercado está ai para responder a todas as necessidades.
Mas, se você pensa em ter uma economia maior ao investir no telhado, pois quer dar uma atenção extra para outra área da construção, é possível achar telhas usadas no mercado por um preço muito acessível.
Independente de serem usadas, elas respondem de forma adequada a sua demanda, além de ter um telhado bonito você terá um orçamento um pouco maior para outros investimentos e ajudará o planeta.
Por incrível que pareça esse mercado de telhas e telhados usados tem crescido muito e existem, inclusive, sites na internet focados nessa comercialização, o que facilita achar a telha que melhor irá atender às suas necessidades.
Tipos de telhados
Antes de falarmos um pouco sobre cada tipo de telha, vamos abordar um pouco os tipos de telhados mais utilizados e a sua estruturação.
Se estiver pensando em um telhado que irá agregar elegância com valorização da construção, por exemplo, o Telhado arqueado é o ideal.
A proposta curva desse telhado é realmente muito vistosa, deixando o ambiente com uma cara totalmente diferente. Ele é muito recomendado para áreas luxuosas.
Normalmente, esse tipo de telhado é feito com a junção de uma grande quantidade de ripa de madeira fabricadas sob demanda para apresentarem a curvatura adequada para o projeto.
No entanto, existem diversos outros modelos, como os que serão explicados no tópico abaixo.
1. Telhado plano
Uma outra opção também muito elegante e que entrega um custo-benefício interessante é o telhado plano.
Isso porque é um tipo de telhado muito diferente no Brasil, até porque é um conceito naturalmente americano, mas que vêm sendo aplicado a cada dia mais por aqui.
Para sua realização não é necessário o uso de tantos materiais como a ripa de madeira para a sustentação, o que também diminui a necessidade de mão de obra. Desse modo, a obra fica mais otimizada e demanda um menor custo.
O item se caracteriza por um telhado que segue uma direção plana de forma horizontal ou na diagonal, dai o nome do produto. Essa característica é a responsável por atribuir mais elegância ao projeto.
2. Telhado com isopor
Normalmente composto por telhas de zinco, basicamente é uma telha comum de aço que tem um processo de criação um pouco diferente com a inserção do zinco na sua composição.
Esse processo traz alguns benefícios interessantes para esse tipo de telha e o principal a se destacar é a proteção contra corrosão, um benefício ótimo para telhados que ficam expostos a diversas temperaturas, como em algumas regiões do nosso país.
O processo de criação dessa telha é chamada de galvanização, dando origem também as telhas galvanizadas.
Mas a sua grande diferenciação é o “forro” feito de isopor. Isso porque o telhado de isopor recebe entre as estruturas de aço um revestimento com o material, tornando o telhado muito mais resistente, além de contribuir para um maior isolamento térmico e acústico.
Há ainda opções feitas só com o isopor colocado.
Fora as opções abordadas, existem alguns telhados no mercado que merecem destaque, como:
Telhado salt;
Telhado skillion;
Telhado bonnet;
Telhado piramidal.
Desse modo, é preciso uma pesquisa com os especialistas da área para achar o modelo que melhor irá atender as necessidades da sua construção.
Modelos de telhas: Complementando o telhado
Para pessoas que não querem optar por um projeto comum e pretendem aplicar a junção de várias formas para atender ao seu desejo de telhado, vamos abordar um pouco sobre alguns outros tipos de telhas presentes no mercado.
A telha sanduiche, por exemplo, é um material muito encontrado no mercado pelo seu benefício termo-acústico.
Existem no mercado atual 3 principais modelos deste material, sendo que um é focado na redução da temperatura, o outro na redução de ruídos e os feitos de lãs mineral entregam um pouco de cada característica.
Entendendo corretamente a necessidade da sua obra é possível encontrar uma telha dessa que responda adequadamente à ela.
Já a telha de pvc tem como principal vantagem a sua fácil instalação e versatilidade no uso, permitindo que seja implementada em praticamente qualquer projeto sem apresentar problemas durante a instalação ou posteriormente.
É um tipo de telha de fácil manutenção, sendo que a reposição de peças danificadas pode ser feito de forma muito simples.