A construção civil envolve a composição de obras como edifícios, casas, condomínios, pontes, barragens, aeroportos, entre outros, sempre com o auxílio de diversos equipamentos, como a mini escavadeira.
Ela faz parte de uma das parcelas com mais representação na economia brasileira.
À ela, podemos incluir funções como; planejamento, projeto, execução, manutenção e restauração de obras. As expectativas de novos investimentos, para a construção civil são altas, tudo depende de um governo que tenha uma visão ampla e positiva de valorização em relação a ela.
Em nossa civilização, no decorrer dos tempos, sua construção e evolução são importantíssimas, pois tudo vem florescendo, avançando e mudando – e a construção civil, é uma das áreas onde mais percebemos crescimentos e evoluções.
Se pararmos para pensar em como casas e prédios eram construídos antigamente, iremos perceber a grande diferença com o que vemos hoje.
Ainda temos diversos edifícios, igrejas e moradias antigas em diversas cidades, e muitas são prestigiadas por fazerem parte da história, as mudanças foram grandes e sempre aconteceram com o intuito de uma maior comodidade aos moradores.
Saiba mais sobre as etapas de uma obra
O novo estilo aderido para a construção civil, coopera e traz maior segurança para quem vive ou trabalha dentro dos edifícios e moradias.
Como o levantamento cadastral de edificações, que é um trabalho de grande importância, realizado por arquitetos e engenheiros competentes.
É basicamente o desenho dos edifícios de uma determinada área, ou seja, uma fotografia técnica. Durante a vistoria que ocorre, um desenho esquemático é elaborado a mão e logo após o material, é enviado a um software de projeto específico.
Outras ferramentas para ajudar na construção civil e deixá-la mais segura foram criadas, como o levantamento planialtimétrico, por exemplo.
Que consiste em um documento que vai descrever com exatidão o terreno, e no mesmo são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível (a inclinação).
A construção civil engloba diversos materiais, como madeira, telha, pedra, areia, cimento, concreto, vigas, lajes, entre muitos outros e nós não sobreviveríamos sem ela.
A construção civil começa desde a escolha de terreno e da criação de um projeto arquitetônico, que é basicamente uma atividade de criação com técnica – muitas pessoas até chegam a confundir com o levantamento planialtimétrico, e vai até as etapas de finalização e limpeza da obra.
Quando vemos tantos arranha-céus espalhados pela cidade, não imaginamos por quantos processos eles passaram até ficarem prontos.
Como começar uma obra?
Existem diversas etapas dentro de uma obra. Vale lembrar que o processo varia de acordo com o tipo de projeto.
Tudo começa com a escolha de terreno. Após ser escolhido e comprado, vêm os projetos de arquitetura e é a partir deles, que outros passos como planejamento, orçamento e construção são desenvolvidos.
Com o projeto pronto, ele vai para análise e aprovação, e depois, para a conclusão de outros projetos complementares, então é passado para o orçamento da obra.
Nele, serão calculados diversos gastos. Entre eles os maquinários como, por exemplo, o aluguel mini escavadeira e o de retroescavadeira.
Terminando todo o orçamento de gastos, começa a parte de planejamento que serve como um guia e nele, terão etapas a seguir para que a obra seja concluída com sucesso.
Terminado todo o planejamento, vêm os serviços preliminares que ajudam na preparação do espaço, para que se inicie a obra.
Depois destes processos começa a parte de fundação, estruturação, vedação, entre outros passos que utilizaram materiais como lajes, vigamentos, carrada de areia, cimento, etc.
Claro que existem diversos procedimentos e não apenas estes apresentados, foram apenas exemplos do que virá pela frente, caso esteja na hora de iniciar uma construção.
Todos os processos vão depender bastante do que se deseja construir; um edifício leva bem mais tempo, trabalho, planejamento e custo do que uma casa, por exemplo.
Todos os passos de cada procedimento, devem ser feitos com atenção e cautela para se ter uma obra finalizada com sucesso e sem erros.