Uma obra ou construção depende de variados fatores para funcionar de forma adequada. Uma delas é a necessidade do auxílio de empresas como a empresa de limpa fossa para que as instalações de saneamento básico funcionem de forma correta.
O auxílio de profissionais da construção para a elaboração de um plano arquitetônico bem estruturado e a necessidade do uso de materiais adequados para a construção.
Todos esses pontos tem um objetivo bem claro fazer com que a construção seja única e a mais perfeita possível conseguindo fazer com que a qualidade e a segurança sejam vistas como em primeiro lugar quando o assunto é construir com responsabilidade.
São muitas as etapas de uma obra que vão desde a:
- Elaboração de projeto;
- Serviços preliminares;
- Fundações;
- Etapa dos acabamentos.
E muitas outras que são pensada e gerenciadas por meio de um ERP construtora e incorporadora dando mais dinamismo e vivacidade para a obra permitindo que ela tenha mais eficiência.
Um dos pontos centrais de uma obra é saber identificar qual o melhor tipo de sistema construtivo que será utilizado.
O sistema construtivo permite que uma obra seja mais ou menos rápida e também depende muito do objetivo que ser quer conseguir.
Neste artigo abordaremos os muitos tipos de sistemas construtivos e também outros pontos como o de locação de equipamentos para que a empresa especializada em limpeza de vidros possa fazer o serviço com qualidade.
Os sistemas construtivos e suas características
Um sistema construtivo significa a forma que uma edificação terá para se manter íntegra.
Com base no sistema construtivo também se definem o cronograma da obra, já que para cada tipo de sistema há necessidades específicas que podem ser atendidas ou não com facilidade pelas construtoras.
Atualmente, no Brasil o sistema construtivo mais utilizado é o de alvenaria convencional, porém, por conta da tecnologia e no avanço no que diz respeito a formas de otimizar a construção existem tipos de sistemas diferentes como:
- Alvenaria estrutural;
- Steel Frame;
- Wood Frame;
- Paredes de concreto.
A alvenaria convencional também é chamada de alvenaria de vedação e tem como sistema de estruturação de edifícios as vigas, os pilares e as lajes de concreto.
Enquanto a estrutura pilar-viga-laje estrutura o edifício a alvenaria veda e separa os ambientes como divisorias de PVC, utilizando os blocos cerâmicos, popularmente conhecidos como tijolos.
A alvenaria estrutural não possui dois sistemas separados que se complementam, ao contrário, tanto a estrutura como a vedação é apenas um só formato.
Para que seja possível desenvolver esse tipo de sistema construtivo é necessário que os outros projetos já estejam compatibilizados com a estrutura, pois, caso contrário poderá ocasionar problemas maiores.
Os projetos que falamos são os elaborados por empresa engenharia eletrica que fala sobre os sistemas elétricos e também os projetos hidrossanitárias.
O steel frame é um tipo de sistema construtivo que é industrializado e racionalizado de modo que seu tipo de construção é rápida.
É chamada de steel por ser formada por perfis de aço galvanizado que são feitos sob medida para o projeto, de modo que só há a montagem no canteiro, não gerando resíduos, e sem necessidade de água.
A vedação da estrutura é feita com placas de cimento ou outro material como a madeira ou o drywall. Assim, cada tipo de sistema construtivo tem uma demanda.
As wood frame e as paredes de concreto são as menos usadas, porém, para determinados projetos podem ser altamente eficientes.
A locação de equipamentos
Para que esses sistemas construtivos sejam colocados de pé é necessário que haja ferramentas e equipamentos adequados para isso.
Em muitos casos a compra de certos equipamentos pode gerar um grande custo, fazendo com que as empresas de menor porte e de médio tenham que recorrer a materiais não especializados, aumentando o tempo de obra.
Tudo isso mudou com a locação de equipamentos para construção, que garante que haja uma variedade de equipamentos e máquinas que vão do caminhão de concreto valor até a furadeira, por um preço mais econômico e que será utilizado de acordo com os dias estipulados na etapa.
Desse modo a obra pode ter um equipamento especializado, de alta tecnologia e por um preço bem mais acessível que qualquer outro tipo de material.
Deste modo, vimos que tanto os sistemas construtivos como a locação de equipamentos são altamente importantes para uma obra segura eficiente.