Qualquer obra de construção civil, por mais simples que seja, demanda um planejamento cuidadoso e extenso, a fim de evitar possíveis eventualidades, bem como a execução de procedimentos incorretos que podem acarretar em uma estrutura deficiente e perigosa.
Por esse motivo, recomenda-se que as obras de engenharia sejam executadas por profissionais capacitados, que tenham conhecimento técnico sobre os processos de construção e, ainda, executem atividades de acordo com as normas técnicas e legislações vigentes.
Em alguns casos, além do planejamento da construção, a obra de engenharia civil precisa estar devidamente documentada. Isto é, com os laudos técnicos exigidos para atestar as condições da estrutura.
Em geral, os laudos são parte de um estudo de dimensionamento de projetos, realizando um comparativo entre o que foi previamente descrito no planejamento e a forma como a obra foi executada.
Desse modo, é possível ter uma análise se os colaboradores cumpriram todo o disposto, bem como um controle de custos, tempo e demais variáveis.
Sendo assim, o principal objetivo dos laudos técnicos é vistoriar a obra, apontando eventuais irregularidades construtivas e detalhando quais são os problemas e suas origens.
Para isso, alguns engenheiros utilizam um checklist, que facilita a vistoria da construção, além de evitar que algum item seja esquecido durante a análise.
Os principais laudos técnicos de obras e suas características
Existem inúmeros documentos e laudos técnicos obrigatórios para obras de engenharia, cada um deles com uma finalidade de vistoria.
No entanto, de maneira geral, o objetivo é verificar a presença de imperfeições, tais como:
- A presença de fissuras em paredes e elementos estruturais;
- A presença de manchas em pisos e revestimentos;
- As formas de abertura das esquadrias;
- A qualidade da pintura;
- As condições de funcionamento de instalações elétricas e hidráulicas;
- As condições dos elementos de segurança predial.
Todos os laudos e documentos técnicos para obras de construção e engenharia devem ser elaborados por uma empresa de qualidade, para assegurar a correta realização dos planejamentos.
Laudos técnicos especiais para obras de construção civil
Além disso, existem documentos e laudos específicos, como é o caso do levantamento planialtimétrico georreferenciado.
Essa análise busca representar com a maior precisão possível a porção de terra urbana ou rural em um Modelo Digital do Terreno (MDT), ou seja, é a representação plana das 3 dimensões do terreno.
O documento é requisitado principalmente para obras em agropecuária, pois, a partir dele, é possível saber as condições do desnível entre quaisquer pontos da propriedade.
Dessa maneira, é possível executar um projeto de irrigação detalhado, com o mínimo de erros.
Fora o levantamento, algumas obras também requerem o licenciamento ambiental, em especial, na construção de infraestruturas (pontes, estradas, entre outros).
Com esse laudo, pode-se prever os potenciais impactos da construção com os aspectos relacionados à erosão, assoreamento, preservação de recursos hídricos, espécies nativas de fauna e flora, etc.
Isso quer dizer que, com o licenciamento, é avaliado se a área é ambientalmente liberada para a construção, bem como quais são a ações que visam o mínimo de impacto na natureza.
O licenciamento ambiental é requisitado, por exemplo, em projeto de drenagem de águas pluviais, visto que a obra irá mexer diretamente com um dos recursos naturais.
Além disso, com o documento é possível avaliar se o planejamento está seguindo corretamente todas as normas técnicas e recomendações dispostas em lei, como é o caso da NR-18, que versa sobre a escavação de valas para projetos de drenagem.
Vale ressaltar que o preparo do fundo das valas deve sempre ser regularizado, por isso, é importante que o projeto também seja executado por uma empresa de confiança, que tenha em seu quadro de funcionários engenheiros bem preparados.
Outra recomendação, também prevista em lei, é que o solo proveniente da escavação seja alocado ao lado da vala observando o não comprometimento do talude e preservando ao máximo os recursos naturais.
Para ter todos esses documentos organizados, a empresa deve realizar um timelapse obras, que consistem em uma técnica de documentação histórica de empreendimentos de engenharia, por meio da captação fotográfica de imagens em um intervalo pré-determinado.
Dessa forma, tem-se todo o registro das etapas de desenvolvimento da obra, colaborando para uma documentação precisa e para o melhor cumprimento das normas.
O timelapse é especialmente recomendado para construções que se desenvolvem em períodos longos.