Uma construção e reforma são processos extremamente úteis para a solução de problemas e também para outras etapas, como a preparação para uma intervenção maior.
Uma obra pode ser longa, assim como pode ser curta, dependendo do seu objetivo. Pode também alterar profundamente a estética da casa ou do escritório, como pode ser uma reforma corretiva de sistemas elétricos ou hidráulicos.
O conceito de reforma é bem amplo e abrange diversos tipos de transformações físicas dentro da casa, que vai desde pequenas alterações, até mudanças completas.
Outro fator a ser levado em consideração quando se trata da obra, é o quanto vai ser investido, e o que se deve alcançar com determinada obra.
Por isso, que existem diversos tipos de reforma residencial, que vão desde a colocação de um piso de concreto, até novas instalações elétrica. Este artigo irá tratar com clareza os diversos tipos de reformas existentes.
Tipos de reformas residenciais: reformas menos invasivas
Há variados tipos de reformas, que podem abranger tanto uma área interna, seja de uma casa ou de um comércio, como de qualquer outro ambiente.
Mas para que você saiba quais são as intervenções que se devem pensar para seu projeto, é necessário saber quais são os principais modelos de obra. São eles:
Repaginada
A repaginada é um tipo de reforma muito rápida e simples, sendo que sua forma não envolve nenhum tipo de intervenção mais bruta, como quebra de paredes ou então a autorização de órgãos públicos para serem começadas.
A repaginada consiste em um projeto para dar um novo estilo a casa, ao apartamento ou então mudar a função de algum cômodo da casa. Isso envolve pintura, texturas e roupagem da casa com novos elementos, tipo:
- Tapetes;
- Cortinas;
- Toalha de mesa;
- Persianas.
Além da mudança dos móveis. É uma alteração física do ambiente bem superficial, puramente estético, não precisando de bloco de concreto, areia, pedreiros e betoneiras trabalhando dia e noite.
A repaginada é uma forma rápida e muito usada em apartamentos e residências pequenas.
Reforma pequena
A reforma pequena envolve de algum modo a transformação da função de um cômodo, mas agora envolvendo diversos outros elementos.
Por exemplo, a troca de pisos, sejam eles internos ou externos de jardins e quintais com a pavimentação intertravada de blocos de concreto, troca de esquadrias, troca de gessos e até mesmo paredes.
Essas obras, diferentemente das repaginadas, causam um pequeno transtorno, e na maioria dos casos é preciso que haja uma equipe de obra. Além disso, esse tipo de reforma gera resíduos.
Um outro fator que pode entrar para a conta da reforma pequena, são as reformas preventivas ou reparativas, que consiste na manutenção de diversos pontos da casa.
Seja uma troca de piso ou outro procedimentos. Um exemplo de reforma pequena e preventiva em locais que não sejam residenciais, está na colocação de coberturas em quadras e a pintura de quadras poliesportivas.
Reformas mais invasivas
As reformas citadas acimas são pouco invasivas, quando se trata de quebrar paredes e utilizar materiais de construção para sua execução.
Já as que vão ser tratadas agora, tratam de reformas com um maior peso de construção. Podemos citar:
Reforma com demolição
Esse tipo de reforma acontece quando é feito um novo projeto para casa, e então sua metragem diminui. Para que isso ocorra, é necessário a quebra de paredes, e mais do que isso, a demolição completa da estrutura a ser diminuída.
É um processo bem mais complexo do que procurar na internet “onde comprar piso de borracha?”.
Esse tipo de reforma precisa de laudo técnico, principalmente se for em apartamentos, já que o laudo irá verificar se a demolição não afetará a estrutura do prédio.
Essa reforma é demorada e tem um custo razoável, sendo feita com o cliente tendo plena ciência dos procedimentos.
Reforma com ampliação
A reforma com ampliação é aquela que visa aumentar o espaço da casa. Pode se constituir no aumento da metragem quadrada da casa ou para a construção de uma edícula, por exemplo.
Pode ser também a construção de uma varanda, ou então, aumentar a estrutura da casa.
Todos esses processos são essenciais para que a reforma atenda os principais anseios do cliente que são: transformar a casa em um ambiente seguro, bonito e muito atraente.