A construção e reforma é um processo importante no segmento da engenharia civil e arquitetura, que ajuda a realizar o sonho das pessoas de terem o imóvel próprio e no desenvolvimento das cidades. As construtoras, empresas do ramo, são as responsáveis pela elaboração dos projetos, desenvolvimento da obra e processo de acabamento.
O processo de desenvolvimento do projeto é o momento em que os profissionais responsáveis conversam com o cliente para entender o estilo de residência e decoração que ele deseja.
Nesse sentido, reuniões e entrevistas são procedimentos mais utilizados para conseguir obter informações. Afinal, quanto mais dados os engenheiros e arquitetos conseguirem, melhor serão os resultados.
Com as informações, os responsáveis escolhem os materiais que serão utilizados, o maquinário, veículos para movimentação e transporte, número de ajudantes, entre outros detalhes importantes para um projeto eficiente e uma execução segura.
Parte estrutural
O metal, por exemplo, é um material fundamental para a construção civil, pois pode ser usada na sustentação e estruturação com perfis metálicos em aço.
Este recurso pode ser aplicado em obras de casas, shoppings, supermercados, pavilhões, centros de distribuições e outros espaços.
Um ponto positivo de usar os perfis é que eles já vêm prontos de fábricas, ou seja, ao chegarem ao canteiro de obras os ajudantes podem começar a fazer o posicionamento e dar início aos processos, agilizando as operações.
As estruturas metálicas não permitem nenhum tipo de improviso, por isso, é fundamental que o arquiteto/engenheiro crie a planta do imóvel para conseguir realizar um bom trabalho.
O metalon barra chata, por exemplo, é uma ótima opção para a estrutura e acabamento em metal, podendo ser usado na fabricação de portões, grades, esquadrias e máquinas.
O metalon tem muita resistência, qualidade, durabilidade, tem rigidez, é maciço e pode ser encontrado nos formatos, retangulares, redondo e quadrado.
Os benefícios das estruturas em metal são:
- Rapidez na obra;
- Ótimo custo-benefício;
- Padronização;
- Sustentabilidade;
- Versatilidade;
- Resistência.
Após o processo de estruturação, o engenheiro deve cuidar de outros pontos relacionados a sustentação da residência.
A laje é uma estrutura responsável pela solidez, estabilidade e resistência de um projeto.
O escoramento de laje premoldada é feito com escoras metálicas que são resistentes, conseguindo suportar o peso. A laje pré-fabricada consegue deslocar as cargas de peso do teto, na direção das vigas e pilares que são feitos na construção.
Este modelo de laje tem os benefícios de não acumular sujeira no canteiro de obras, é simples, agrega rapidez e otimização no trabalho, o custo de estrutura é acessível comparado a outros tipos de laje, além de proporcionar conforto e segurança.
Telhado
A cobertura é uma parte muito importante da obra, pois cria uma proteção para a área interna do imóvel e um design no lado externo.
O uso de calhas e rufos são elementos essenciais para a qualidade do telhado. O rufo é usado para a proteção das paredes que ficam expostos ou para impedir infiltrações nas juntas entre telhado e parede.
A calha consegue coletar a água da chuva, encaminhando-a para os condutores verticais, que realizam a descida até o local adequado para o escoamento.
O uso deste material não é obrigatório, mas nos casos em que a água não tem por onde escoar, utilizar um bom modelo de calha pode ser a solução para manter a estrutura do telhado em boas condições.
As calhas galvanizadas possuem a mesma estrutura e formato que as de PVC (Policloreto de Vinila), mas com um diferencial de proteção.
Durante o processo de fabricação recebem um tratamento de banho de zinco, substância que cria uma camada de resistência contra oxidação, corrosão e variações climáticas.
Esta opção de calha tem um custo de aquisição mais alto, mas o benefício pode ser aproveitado por um longo tempo, protegendo com eficiência o telhado, apresentando um ótimo custo-benefício.
Segurança na fachada
A fachada é o ponto de destaque nos imóveis, por isso, investir na compra de uma porta ou portão de qualidade é o jeito de garantir proteção e impedir a invasão de estranhos na propriedade.
Um portão simples, por exemplo, pode se tornar muito moderno e prático, com uma simples instalação de motor para portão.
Esta é uma forma de ter um portão automático, com abertura e fechamento rápido, versátil e, principalmente, aumentar a durabilidade, pois a movimentação automática não causa danos na estrutura.
Uma porta de enrolar usada é outra alternativa para as pessoas que desejam uma esquadria resistente, com excelente custo-benefício e que agrega segurança ao imóvel.
Portanto, a compra e utilização de materiais e estruturas metálicas para a construção de edificações são o caminho para proporcionar aos clientes os resultados satisfatórios e obter sucesso e crescimento no segmento.