O banho de ouro é um processo realizado em alguns materiais. Esse procedimento químico não é comum de ser feito por qualquer profissional que atue em fabricantes e importadores de metais. De modo geral, ele é feito apenas por um especialista no assunto.
Esse processo é conhecido como galvanoplastia e consiste em um banho físico-químico que recobre o objeto com finas camadas de outro metal, podendo ser níquel, cromo, ródio ou outra substância especificamente voltada ao mercado de joias como prata ou ouro.
As empresas denominadas galvânicas são responsáveis por prestar serviços exclusivos para esse setor, porque precisam de materiais de origem nobres como o ouro para diferentes aparelhos. Há dois modelos de procedimentos que são usados no banho ouro.
O primeiro é o flash de ouro, muito usado em bijuterias esse banho reveste as peças com uma camada relativamente fina, inferior a 2 micras (uma micra é o equivalente a uma parte de milhão de um metro), do produto.
Já o segundo é o processo de ouro puro e sua camada tem variação de 3 a 15 micras, assegurando mais qualidade ao processo.
Levando em consideração as diferenças, ao agregar várias camadas e deixando ela cada vez mais espessa, mais ouro estará sendo incorporada aos folheados e mais valor terá o processo.
O processo também consegue dar resistência e qualidade na semijoia, que serão elevados na mesma proporção. Mas essas peças precisam ter alguns cuidados para manter o banho de ouro intacto, como:
Evitar contato com suor, pois a peça entra em corrosão;
Evitar usar substâncias químicas (perfumes, cosméticos, etc.);
Guarde-as de modo que não tenha atritos com outras superfícies;
Utilize cremes ou produtos uns 15 minutos antes de usar a semijoia.
Evitando esses quatro fatores, a peça terá mais durabilidade.
No entanto, vale ressaltar que ao usá-las em locais como a praia,, é recomendado que retire a semijoia, assim, como também, em atividades consideradas agressivas como mexer de maneira constante em produtos de limpeza ou objetos.
Para assegurar uma vida útil maior da peça, são essenciais ter uma manutenção de limpeza feita corretamente. O indicado é usar sabão de coco ou neutro com água corrente, a secagem precisa ser realizada com flanela muito macia.
Se a semijoia for limpa de outro modo, poderá causar danos a peça.
Conheça mais sobre o banho de prata
O banho de prata é um processo bastante importante nas indústrias. O modelo de cor branco-prateada tem aspectos dúctil (condutor), maleável e um excelente condutor de eletricidade.
Quando ele é jogado em cima de outro metal, transfere esses aspectos à peça final.
De modo geral, esse banho consiste em usar uma camada de prata para revestir os objetos que são destinados às indústrias ou peças decorativas.
Essa é uma alternativa positiva e de baixo custo, principalmente em relação à aquisição de objetos feitos em metais mais valiosos como o ouro.
Seus benefícios são simples, ele aumenta a condutibilidade elétrica de peças, pois a prata conduz a eletricidade existente e, mesmo sendo oxidado com o tempo, seus aspectos são mantidos; diferente de outros metais como cobre e latão que quando oxidam tem sua condução de eletricidade reduzidas. A prata mantém sua condução, mas fica meio “amarelada”.
Em peças decorativa, o banho de prata agrega um acabamento mais refinado, beneficiando a aparência uma peça de prata pura. Pode ser aplicado em artigos religiosos, semijoias, correntes e bijuterias. Mas lembre-se, ele é facilmente oxidado pelo tempo, deixando a peça amarelada.
Descubra como é o banho de níquel
O banho de niquel é um metal branco que, assim como a prata, conduz a eletricidade, mas também o calor, dúctil e maleável. Ele tem uma boa resistência à corrosão e tem caráter ferromagnético e se assemelha na aparência com o inox.
Ele é usado em peças técnicas como camada final ou intermediária antes de outros acabamentos. É aplicado em peças metálicas e, também, transfere suas características como reconduzir a resistência à corrosão, dureza e brilho para o material beneficiado.
As aplicações da niquelação geralmente são em segmentos técnicos como no setor automotivo, elétrico e eletrônico, servindo como banho antes da aplicação em outros metais como ouro, estanho, prata e cromo.
Seu diferencial é apresentar altos índices de resistência à corrosão e ao atrito, tem boas soldabilidade e camadas uniformes, dando maior dureza, aumenta a resistência à abrasão, reduz a porosidade, melhora as propriedades contra a fadiga e diminui a propensão a possíveis manchas. Além disso, quando o objeto é revestido, sua aparência é de aço inoxidável.
Pode ser usado largamente em segmentos como saúde, aeroespacial, decorativa, automotiva e elétrica. Assim, também é destinado a algumas peças como conectores, plugs, terminais, porcas, pinos e parafusos; peças como bijuterias, alfinetes, tarraxas, entre outros.
O banho de níquel é recomendado para peças expostas sob condições agressivas como em indústrias petrolíferas, gás e naval.
Nesse caso, o material ganha proteção extra contra descascamentos e lascas o que aumenta o tempo útil de vida, reduzindo custos de reparo e de substituição de peças por intermédio de processos estáticos, contínuos e rotativos.