O uso de um sistema de automação industrial é algo extremamente corriqueiro e de conhecimento, até mesmo, da população em geral.
Por conta disso, especialistas apontam que ele chegou a um ponto sem volta, o que, na prática, significa que é praticamente impossível que o seu uso regrida.
Contudo, nem todos sabem que também é possível usar ferramentas parecidas em casas, investindo em um projeto de automação residencial. Aprenda mais a respeito disso, seus benefícios e potencialidades a seguir:
O que é automação residencial?
Na indústria, a automação tem a função de substituir a presença de humanos em algumas funções, tornando-as mais eficientes e permitindo que os funcionários sejam direcionados a tarefas para as quais são imprescindíveis.
No caso da automação residencial, o objetivo é semelhante: ele permite que os moradores realizem atividades e checagens em sua casa de modo automático, e, em alguns casos, remoto.
Entre os componentes que podem ser controlados dessa maneira, estão:
Portas;
Janelas;
Alarmes;
Iluminação.
Isso, por sua vez, gera uma série de potencialidades e facilidades para os moradores, como será visto a seguir.
O que a automação residencial pode fazer?
Antes de tudo, é preciso ter em mente que não há um único sistema de automação residencial no mercado: há vários deles, que são compatíveis com mais ou menos itens da sua casa.
Assim, é preciso analisar as potencialidades de cada um deles, individualmente.
No caso daqueles mais robustos, os moradores podem acompanhar, até mesmo, a ocorrência de vazamentos nas tubulações de água e gás de uma residência por meio de um aplicativo, além de executar tarefas mais básicas.
Já no caso de sistemas mais limitados, normalmente eles se ocupam apenas de tarefas como acender e apagar luzes, trancar e destrancar portas, etc. Ainda assim, eles sempre trarão benefícios, como será visto mais adiante.
Quais os benefícios da automação residencial?
Uma das desvantagens trazidas por esse tipo de solução é o fato de que ela depende de uma empresa de automação residencial para ser planejada e executada, além de haver o custo com aquisição de sistemas e gadgets.
Entretanto, é preciso ter em mente que esse é um investimento que vale a pena: ele traz uma série de vantagens aos moradores de qualquer imóvel. Confira quais são elas a seguir:
Valorização do imóvel
Para muitas pessoas, um imóvel é muito mais do que um lar: trata-se de um investimento.
Por conta disso, muitos moradores se dedicam a realizar uma série de melhorias em suas residências, de modo que, se elas forem vendidas ou alugadas, o retorno financeiro da operação seja maior.
Felizmente, há diversos projetos residenciais que podem ser usados com essa finalidade: desde a troca de acabamentos intermediários por versões mais nobres e a instalação de móveis planejados.
Da mesma maneira, os projetos de automação também cumprem essa tarefa: como se trata de uma tecnologia ainda não disseminada, ela configura um diferencial significativo para um imóvel.
Melhora na segurança
A má situação da segurança pública brasileira não é novidade para ninguém. Ela, por sua vez, faz com que as pessoas invistam cada vez mais em medidas para evitar que as suas casas se tornem alvos de criminosos, tais como cercas (inclusive as especiais, como as elétricas e concertinas), alarmes e câmeras de segurança.
Contudo, nem todos consideram que a automação residencial também pode ser um mecanismo importante para coibir ações criminosas no imóvel.
Isso pois alguns sistemas permitem não apenas o trancamento de portas remoto, como também a visualização das imagens captadas pela câmera de segurança e a verificação de alertas gerados pelo sistema de alarme.
Mais conforto
Em dias de calor, uma casa automatizada pode ter a temperatura controlada à distância, deixando-a mais fresca antes mesmo que os moradores cheguem.
O mesmo acontece no inverno: o local pode ser aquecido enquanto ainda está vazio.
Da mesma forma, é possível controlar itens como som ambiente e até mesmo luzes por meio de um aplicativo de celular, ou até mesmo por meio de um comando de voz.
O resultado é que a automação proporciona muito mais conforto e praticidade no cotidiano.
Economia
Por último, mas não menos importante, há que se notar que, no caso de sistemas avançados, eles podem detectar vazamentos e desperdícios no interior do imóvel. Assim, o dono pode providenciar o conserto, o que se traduz em mais economia.