O gesso é considerado um mineral aglomerante, sendo resultado do aquecimento da gipsita e, posteriormente, a redução em pó do material.
Ele é composto, basicamente, de sulfato de cálcio di-hidratado (CaSO4 • 2H2O), em conjunto com o hemidrato de calcinação CaSO4 • 0,5H2O).
O gesso é muito abundante em praticamente todo o mundo, por esse motivo, ele pode ser usado para uma infinidade de aplicações, incluindo a construção civil.
Em geral, o gesso é encontrado na cor branca, mas a presença de resíduos ou aditivos podem modificar a tonalidade para cores mais acinzentadas, rosas ou marrons.
As vantagens da aplicação do gesso na construção civil
Devido à sua abundância, o gesso é utilizado em diversos segmentos, como na produção de rebocos, divisórias, tetos, revestimentos e rebaixamentos.
O material ainda pode ser combinado com outras substâncias, incluindo chapa galvanizada preço justo e acessível, para melhorar as características e se adequar às aplicações.
O gesso oferece inúmeras vantagens para as obras e construções, em especial, no que concerne aos gastos.
O preço de investimento no material é extremamente econômico, em comparação com a alvenaria, madeira e outros materiais.
Dessa forma, é possível ter um planejamento eficiente e com menores gastos.
Entre outras vantagens da placa de gesso na construção civil, destacam-se:
- Pouco desperdício de material;
- Facilidade de montagem do gesso;
- Alta flexibilidade e versatilidade;
- Excelente isolamento térmico e acústico;
- Ótima resistência e durabilidade.
Além disso, o gesso tem um forte poder decorativo, especialmente para aplicação em teto. Dependendo do projeto, o gesso pode embutir a iluminação de residências, escritórios e salas comerciais, bem como esconder ferragens e disfarçar possíveis irregularidades na construção.
Pela versatilidade do gesso, ele pode ser projetado em diversos formatos pré-moldados e, ainda, permite um acabamento ornamental nas molduras de gesso.
Vale ressaltar que o gesso é passível de reciclagem, ou seja, o material pode ser reaproveitado, gerando menores descartes e resíduos. Outro ponto positivo é que o gesso não gera descartes tóxicos, sendo um material limpo e extremamente leve.
Isso quer dizer que o uso de chapa de gesso também é ecologicamente correto, visto as inúmeras possibilidades de reutilização.
Drywall: as especificações da chapa de gesso
O drywall é uma variação das chapas de gesso, que se tornou muito comum em aplicações na construção civil, principalmente para vedação para edifícios residenciais e comerciais.
O material é obtido por meio de um método de construção seca, que não utiliza água. Dessa forma, tem-se a mínima geração de resíduos, otimizando e agilizando a obra.
Similar a uma edificação em madeira, o drywall é montado por meio de pilares e vigas que sustentam a parede.
Em geral, esses vãos são curtos e modulares, com montantes metálicos, em aço galvanizado. Para criar melhor isolamento, o drywall utiliza placas de gesso acartonado.
O processo de fixação do drywall deve ser feito por uma empresa de gesso competente, pois o procedimento demanda atenção e cautela.
A instalação das placas é feita em cada 60 cm, através de guias ou perfis metálicos. Posteriormente, aplicam-se os montantes e os demais materiais de isolamento termoacústico que recobrem as placas de gesso.
Ao final, a estrutura de drywall recebe um acabamento com massa corrida, a fim de uniformizar a superfície.
Para áreas em que há a presença de tubulações hidráulicas, pluviais e elétricas, recomenda-se a aplicação de um reforço, para que não haja possibilidades de fissuras, rachaduras e outros problemas que possam comprometer a eficiência do drywall.
Se combinado com a laje nervurada, o drywall permite o desenvolvimento de ótimos projetos arquitetônicos, além de possibilitar a alteração de plantas sem grandes intervenções estruturais.
Por esse motivo, os projetos de construção civil têm dado prioridade para o uso do drywall.
O tempo de instalação é relativamente curto, por esse motivo, o drywall tornou-se um dos preferidos em projetos de construção civil.
No entanto, para que o serviço de gesso seja bem executado, é imprescindível a contratação de bons profissionais e empresas especializadas, que tenham cautela e atenção em todas as etapas do procedimento.
Ademais, as empresas de gesso devem contar com equipamentos, máquinas e aparelhos especiais para a instalação de drywall e revestimentos em gesso. Dessa maneira, tem-se a certeza de uma instalação bem feita e com acabamento perfeito.