Um boa obra se faz com planejamento e gestão, afina deve-se juntar tanto a expertise de quem organiza uma obra, como quem a executa, e como a quem não permite que o orçamento estoure culminando no atraso da obra.
Entretanto, entre o começo de uma obra e a decisão de container comprar para montar uma casa sustentável, existe aquilo que chamamos de acompanhamento de obras que é fundamental para a boa execução do projeto, ou seja, sua boa fluidez.
Neste artigo abordaremos algumas ferramentas que são usados em construções e reformas durante suas etapas para que tudo ocorra da melhor maneira possível e de forma mais eficiente e segura.
O cronograma de obras
As construções e reformas precisam de prazos para começar e acabar e para que todas as etapas sejam cumpridas e o prazo final seja respeitado é imprescindível o desenvolvimento de um cronograma de obras.
O cronograma de obra estipulam prazos para as fases da construção, seja na instalação de caixa de passagem eletrica que é parte do sistema elétrica, seja para os acabamentos.
Isso evita que os prazos sejam estourados e também que orçamentos sejam estourados, afinal, tudo estava bem organizado, inclusive contando com prováveis imprevistos que podem ocorrer.
Essa ferramenta é elaborada pelo engenheiro e leva sempre em consideração o prazo total da obra, em seguida analisando quanto cada etapa ou fase levará para ser concluída, e então faz a elaboração de uma planilha onde são descriminados:
- Etapas sequenciadas;
- Divisão por meses ou semanas;
- Duração estimada da obra;
- Duração de cada etapa.
Assim, a qualquer momento, o gestor da obra pode pegar a planilha e identificar que parte a obra está, se na instalação de bloco celular ou na colocação de revestimento e verificar se tal etapa está atrasada ou adiantada.
A organização da obra por meio de um cronograma permite que todos da obra saibam as datas limites, e também ajuda no ajustamento das entregas de materiais com os fornecedores, evitando atrasos nos materiais como os cimentos, estruturas metálicas, os blocos sical, entre outros.
A gestão de resíduos da obra
A construção civil, sejam reformas ou construções de infraestrutura segundo o SENAI em parceria com o SEBRAE, por meio do estudo conhecido como a Gestão de Resíduos na Construção Civil apontou que a construção é a responsável por 50% das emissões de gás carbônico na atmosfera.
Além do mais, foi apontado que as construção geram cerca de 2 a 3 bilhões de toneladas de entulho todos os anos, assim, surgiu a necessidade de uma obra desenvolver o que ficou conhecido como gerenciamento de resíduos sólidos.
O gerenciamento de resíduos garante que a obra tenha grande qualidade, principalmente, na limpeza final, que fica muito menos trabalhosa. Existem diversos tipos de resíduos na construção civil que é determinada pela norma ABNT NBR 10004/2004 que separa e classifica os resíduos.
Então são classificados como os resíduos reutilizáveis como sobras de pavimentação, demolição, concreto, os resíduos reutilizáveis como papel, metal, vidro e madeira, os materiais que não são reutilizáveis e os materiais perigosos como óleos, tintas, materiais com amianto entre outros.
Cada tipo de resíduo possui um descarte. Os dois primeiros são levados para cooperativas de reciclagem ou para a própria construtora que possui um centro de processamento de resíduos.
Já os materiais não reciclados e perigosos possui uma coleta qualificada e depois é descartado da maneira correta. Por isso, que o gerenciamento de resíduos precisa passar por uma empresa qualificada neste sentido.
A engenharia das avaliações
Por fim, temos como uma das metodologias de cuidado com a obra para seu bom acompanhamento e execução o que conhecemos como engenharia de avaliações.
A engenharia das avaliações é um dos ramos da engenharia que reúne conhecimentos também da arquitetura de modo que determinada edificação ou bem seja avaliado.
Por isso, que a engenharia de avaliações é muito usado no setor imobiliário. Apesar de ser usado em uma pós-obra, essa engenharia é fundamental para identificar se tudo foi feito da melhor maneira, afinal é avaliado a estrutura, os sistemas elétricos e hidráulicos e ate mesmo elementos voltados par ao terreno onde foi construído.
Dessa maneira, essa engenharia comprova a qualidade da obra. Apenas esses elementos de acompanhamento e cuidado com a obra garante um projeto bem executado.