Com o verão chegando, muita gente já começa a pensar em como irá se refrescar nos dias mais quentes dessa estação. O ar-condicionado acaba sendo um enorme aliado para essas horas, mas nem sempre é possível ter esse aparelho em todos os ambientes da sua casa ou utilizá-lo diariamente, já que acaba deixando a conta de luz da sua residência mais cara.
Dessa forma, contar com um ótimo ventilador também é uma forma de economizar sem abrir mão de sofrer as altas temperaturas. Confira dicas a seguir que vão ajudá-lo a decidir quais os melhores ventiladores silenciosos para você.
Em primeiro lugar, tenha sempre em mente que nem sempre mais pás significará mais vento. Mais importante que isso é o formato e a inclinação delas e também a sua potência na hora de rodar.
Vale ressaltar aqui que quando as pás giram de forma muito rápida, o vento se transforma em um jato bem forte e isso pode ser um pouco incômodo. A vantagem de escolher um modelo que produza mais ventos e mais fracos é que também irá levantar menos poeira na sua casa, um grande benefício para quem sofre com os problemas alérgicos.
Na hora de escolher o melhor ventilador, não esqueça da sua decoração. Há modelos com design bem mais arrojado que podem combinar com os demais móveis da sua casa.
Veja os modelos mais comuns de ventiladores
De teto: é um dos tipos de ventilador que são mais antigos. Apesar de muita gente achar que se trata de um aparelho mais barulhento e que estraga com muita facilidade, ele evoluiu e ganhou novos designs e grandes avanços tecnológicos. Tem até os que possuem o controle remoto!
Na hora de escolher o seu, é bem importante se atentar ao tamanho do objeto para não ser uma peça muito desproporcional ao ambiente em que será instalado. Pense nas dimensões, no acesso, na mecânica e estabilidade da peça. Outra dica dos especialistas é colocar o equipamento nas lajes de concreto, onde ficam bem mais seguros.
O ventilador de mesa também se destaca por sua versatilidade. Por ter um tamanho mais compacto e leve, é possível transportá-lo para qualquer lugar da sua casa. Pode ser colocado no chão, em cima de alguma mesa ou de outro móvel, resfriando com mais eficiência cômodos menores.
Um ponto importante dele é cuidar da sua limpeza, tanto da peça quanto do ambiente, para que a poeira não fique acumulada nas pás. A higienização é bem essencial para evitar a proliferação de ácaros, que podem também causar alergias e doenças respiratórias.
Um bom ventilador de coluna ou de chão precisa ser bem potente e estar perto de uma tomada, assim como os outros modelos de ventiladores. Nos dormitórios, o recomendado mesmo são as peças mais silenciosas. Leve, este tipo de aparelho pode também ser transportado para qualquer local com mais facilidade. Devido a sua altura e o seu alcance, o modelo ventila com mais eficácia em ambientes com mais pessoas.
Para os ambientes mais estreitos ou com pé direito mais alto, o ventilador de parede é o mais recomendado. Ele pode produzir uma maior ventilação em comparação com os outros modelos. No geral, esse ventilador alcança até 50 m 2, mas isso pode ser também alterado de acordo com a potência do vento.
O circulador de ar é mais indicado para os espaços maiores e distribui todo o ar produzido em diferentes direções. Outra função desse tipo de aparelho é renovar o ar do ambiente, tirando aquela sensação de abafamento. Caso no local de utilização desse aparelho o calor seja mais exagerado e tenha muita gente, o circulador de ar não é o mais recomendado.
Este artigo foi produzido pelos redatores do Lugar de Mulher e Dr Rosinha