Projetos na área de construção civil demandam uma série de materiais a equipamentos para serem executados.
Felizmente, com o desenvolvimento da tecnologia na área, os gestores de obras dispõem de cada vez mais opções para tornar seus projetos mais eficientes.
Esta, porém, não deve ser a única preocupação dos profissionais responsáveis pelo andamento de obras: a segurança dos funcionários responsáveis pelos trabalhos também é fundamental.
Neste caso, também há práticas e equipamentos indicados para manter a integridade física da equipe.
Confira, a seguir, alguns dos equipamentos usados tanto para a eficiência quanto para a segurança de projetos de construção civil:
Dobradores
Tanto tubos quanto chapas metálicas são itens versáteis, que podem ser usados em construções das mais diversas formas.
Um dos motivos por trás disso é a possibilidade de que eles assumam tamanhos e formatos diferenciados, conforme as necessidades do projeto, com a ajuda de uma dobradeira.
No caso de uma dobradeira de tubos, seu papel é fazer com que estes itens deixem de ser retos e criem ângulos determinados, conforme as necessidades do projeto.
Isso pode ser necessário para transportar certos tipos de fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos.
Para obter melhores resultados, é fundamental que o procedimento seja realizado por um profissional qualificado, de maneira alinhada aos responsáveis pelo projeto.
Já a dobradeira de chapa tem a função de fazer com que chapas metálicas assumam estes tipos de ângulos. Isso pode ser útil para fins como:
Perfis de chapa dobrada;
Revestimento de escadas;
Decoração e revestimento de portões;
Esquadrias metálicas.
Novamente, o processo de dobramento da chapa deve ser realizado apenas por pessoas qualificadas para tal, tanto por motivos de qualidade quanto de segurança.
Equipamentos de proteção individuais
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta o Brasil como o país com a quarta maior quantidade de acidentes de trabalho em todo o mundo.
O setor da construção civil, por sua vez, é o segundo maior em número de ocorrências, perdendo apenas para o transporte rodoviário.
Por mais que a falta de atenção seja apontada como fator determinante para a grande quantidade de ocorrências do tipo em canteiros de obras.
A baixa adesão ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) também é uma força considerável por trás disso. Alguns dos principais são:
Capacete;
Cordas para trabalho em altura;
Proteção para os olhos.
Seu papel não é apenas evitar acidentes: caso um imprevisto aconteça, eles fazem com que suas consequências sejam muito menos nefastas para as vítimas.
Vale ressaltar que, no caso de determinadas tarefas, há a necessidade de se usar equipamentos de proteção específicos.
Outros, porém, devem ser usados em todos os momentos nos quais o trabalhador está no canteiro de obras.
É o caso da bota de segurança, que protege os pés dos funcionários da umidade, do impacto de certos objetos e, até mesmo, de itens cortantes, correntes elétricas e químicos abrasivos.
Polidoras de piso
A fase de acabamento costuma ser considerada a mais demorada em projetos de construção civil.
Ela vem depois da chamada fase de alvenaria, na qual são criadas as estruturas básicas, e consiste na aplicação de acabamentos como pisos, tintas, gesso, instalação de equipamentos de banheiros (box, pia, vasos sanitários, entre outros).
Felizmente, também há equipamentos capazes de torná-la mais rápida e eficiente, como os equipamentos para polimento de piso de concreto e de outros materiais, por exemplo.
Versáteis, as polidoras são compatíveis com diversos tipos de acessórios, o que lhes permite desde a criação de diferentes efeitos no acabamento até sua limpeza e polimento após a aplicação.
Vale ressaltar que ela é útil para viabilizar um dos acabamentos mais demandados em projetos de construção civil na atualidade: o cimento queimado.
Depois que ele é confeccionado, a polidora pode ser usada para dar o toque final do acabamento.
Betoneiras e lançadores de concreto
Felizmente, as polidoras não são o único equipamento desenvolvido para tornar a fase de acabamentos mais eficiente: também há máquinas criadas especificamente para facilitar o preparo e a aplicação da argamassa na obra.
No primeiro caso, pode ser usada uma betoneira. Trata-se de um tipo específico e misturadora, que gira ao redor de seu próprio eixo, mesclando os materiais necessários para ela sem consumir o tempo dos funcionários.
Já no segundo, pode ser usada a lançadora de argamassa, que, como o próprio nome diz, facilita a sua aplicação nas paredes.