O telhado é uma parte primordial de uma construção, pois além de ser um item de proteção para a residência ele também é responsável por uma parte da decoração, afinal deve estar alinhado ao estilo da construção. Conheça os principais tipos de telhados e os itens necessários para a sua construção.
Tipos de telhados
Existem diferentes modelos de telhado, que são especificados, por exemplo, de acordo com o tipo de escoamento que irão proporcionar à residência. Os mais comuns são:
1. Telhado uma água
Possui apenas um lado para escoamento da água da chuva. É muito utilizado para pequenas construções.
2. Telhado duas águas
Esse modelo possui duas faces para escoamento. Ele é o modelo mais popular, mas não deve ser instalado em regiões com grande incidência de ventos.
Ele se subdivide em telhado cumeeira e telhado americano. O primeiro modelo possui o mesmo nivelamento e a cumeeira é o encontro das duas faces. O modelo americano tem uma parte mais alta que as demais.
3. Telhado sobreposto
Esse modelo possui diferentes desníveis, não formando nenhum padrão. Cada construção será única com a adoção deste tipo.
A vantagem deste modelo é uma personalização única, já a desvantagem está no custo elevado, pois será necessário mais uso de madeira.
4. Telhado curvo
Essa opção é muito comum em projetos arquitetônicos diferenciados, como em quadras esportivas e barracões. Não é um modelo muito popular em residências.
Quanto aos tipos de telha, as mais comuns são as de cerâmica, com variações em seu formato . Elas podem ser encontradas nas seguintes opções:
Telha romana;
Telha americana;
Telha italiana;
Telha colonial.
Materiais para a construção de um telhado
Além das telhas, outro item essencial aos telhados são as calhas, necessárias para fazer o escoamento adequado da água chuva para o local mais apropriado, impedindo que a água danifique alguma estrutura ou cause danos à estrutura interna, como o que pode acontecer caso ela caia constantemente sobre uma parede, por exemplo.
Existem diferentes modelos de calhas, tanto em relação aos formatos, quanto aos materiais usados em sua fabricação.
Além disso, elas são um material versátil, podendo ser encontradas tanto a calha residencial quanto a Calha industrial. As calhas podem ser encontradas em alumínio, aço galvanizado e PVC.
O alumínio é um material vantajoso para ser adotado, pois não oxida, não sofre corrosão, e é muito resistente. As calhas nesse material não possuem costuras e articulações, o que dispensa manutenções frequentes.
A facilidade de manutenção e instalação também são fatores positivos, pois não será preciso fazer grande obras para sua adoção.
A calha galvanizada tem muita resistência e durabilidade, proteção contra corrosão e oxidação. Essa proteção é conferida pelo revestimento em zinco que o aço recebe. Mesmo assim é um material com considerável leveza, o que facilita a sua instalação.
A calha em PVC também possui resistência à corrosão, e tem como principal vantagem o fato de poder ser pintada de acordo com a decoração do resto da fachada, tornando-se um elemento mais discreto.
Antes mesmo de pensar nos itens que serão usados no telhado, é preciso preparar a base que irá recebê-lo: a laje. Existem alguns tipos de composição das estruturas das lajes, todas fazendo uso do ferro para construção deste aparato. As lajes podem ser moldadas no próprio local da construção ou ser adquiridas em formato pré-moldado.
Os modelos fabricados in loco são os tipos maciça e nervurada. O primeiro tipo usa vergalhões de aço e concreto,5 colocados sobre uma base de madeira. A laje nervurada é maior em espessura que o tipo anterior, mas usa menos ferragem, o que reduz custos e o peso da laje.
Os modelos pré-fabricados vêm prontos para o canteiro e uma das opções é fazer uso da Malha pop 15×15, uma das opções que podem ser adotadas. Seu uso facilita a execução do serviço, que é feito de forma mais rápida e simples.
O uso da malha na construção evita a formação de trincas, o que garante mais segurança à laje. Outras opções pré-fabricadas são as lajes de EPS, um tipo de isopor; lajes de cerâmica e lajes de painel treliçado.
Ao adotar as telhas de cerâmica, é preciso fazer um procedimento final para assegurar a durabilidade deste material: a Impermeabilização de telhados de barro.
Esse procedimento evita o desgaste exagerado do barro, material que compõe a cerâmica utilizada na construção dos telhados. Mantas laminadas, mantas asfálticas e mantas líquidas são os principais tipos de revestimento a serem adotados.
A construção de telhados envolve uma série de etapas, que vão desde a escolha do tipo de laje que receberá o telhado até o tipo de revestimento que será aplicado. São muitas as opções e é preciso escolher atentamente para aumentar a durabilidade da construção.