Muitas pessoas já devem ter passado pela situação constrangedora, de ficar preso para fora de casa. Seja por perder a chave ou tê-la quebrado dentro da fechadura.
Seja por ter esquecido em algum lugar ou qualquer outro motivo. Nesses casos, costuma-se recorrer a qualquer tipo de recurso: derrubar a porta, pular muros, arrebentar janelas e tudo mais.
Mas, certamente, a saída mais racional, de maneira a evitar ainda mais prejuízos, é buscar um chaveiro urgente.
Procurar um profissional é o meio mais eficaz para resolver o problema
Os profissionais capacitados para operar com chaves e fechaduras, estão habilitados para resolver os problemas de alguém trancado para fora da residência por acidente.
Isso porque, além de obter o conhecimento necessário, os chaveiros também detêm ferramentas adequadas ao serviço. Um chaveiro está apto para os seguintes trabalhos:
- Abrir e trocar fechaduras;
- Fazer cópias dos molhos de chave;
- Manutenção de cofres e troca de senhas;
- Retirar pedaços de chave quebrada da fechadura;
- Consertar trancas de automóveis.
Sendo assim, a solução mais inteligente para este problema, que pode atingir a qualquer um, é a procura de algum chaveiro da região no qual haja confiança.
Hoje em dia, existe o chaveiro 24 horas. Nesse esquema, os trabalhadores do ramo realizam diversos tipos de serviço durante o dia todo.
E, como ficar trancado para fora pode acontecer em muitos locais, alguns estabelecimentos realizam o serviço também em empresas e carros, além de residências.
E não se preocupe quanto à distância: há chaveiros que dispõem de uma rede de veículos próprios, para deslocamento dos trabalhadores até o local onde está o cliente.
Mas há também as bancas e quiosques que oferecem os cuidados às chaves, muito comuns em bairros pequenos.
Os chaveiros fixos tendem a desenvolver uma relação com a comunidade em que atuam, fazendo com que a clientela desenvolva a confiança.
Além da credibilidade, o chaveiro de banca também ganha em possibilidades de comércio: além dos serviços prestados, pode vender itens relacionados, como cadeados e segredos.
Geralmente, esses locais são encontrados em espaços de bastante movimentação, no centro da cidade, perto de outros pontos, como chaveiro em BH.
Há também os chaveiros itinerantes, que realizam a profissão em deslocamento. As pessoas que trabalham dessa forma, se movimentam por diversas regiões.
Dessa maneira, acabam ampliando o alcance das possibilidades, levando o serviço até o cliente, em vez de ocorrer o contrário.
É até possível que, nessas andanças, o chaveiro encontre alguém preso para fora de casa. O preço, no entanto, pode variar de acordo com a cidade em que o profissional estiver.
Mas há outras formas de acessar a casa
A opção mais efetiva, de fato, sempre será chamar um profissional que possa resolver os problemas da fechadura ou da chave. Mas nem sempre será possível contatar algum chaveiro, por diversos motivos.
Nesse ponto, uma pessoa já começa a pensar em possibilidades de adentrar a própria residência, até porque pode ter tarefas urgentes a serem realizadas.
Pensar em meios de arranjar brechas para entrar na própria casa, pode ser uma ideia aproveitável. A depender do bairro, dos formatos e organizações das casas, é possível contar com a colaboração da vizinhança.
Em certos casos, a proximidade das moradias possibilita a entrada através de outras casas. Ao optar por essa saída, deve-se tomar cuidado. Trata-se de uma medida perigosa.
Por isso, alguns modelos de escadas auxiliam a transição de maneira segura e eficiente. As escadas que servem para manutenção doméstica, são úteis para esse tipo de empreitada.
Trata-se daquelas pequenas, dobráveis, que cabem em espaços pequenos e são utilizadas para serviços de troca de lâmpada ou instalação de prateleiras.
Caso a altura seja maior, talvez seja melhor utilizar escadas extensas, como aquelas de alumínio. A quantidade de degraus desse modelo favorece as grandes distâncias.
É importante o acionamento da trava, para que a escada não ceda durante a subida. Dentro de casa, as escadas funcionam para ligar duas partes da residência.
Locais de dois andares ampliam as chances de entrada, nas circunstâncias de perda da chave. Muitas pessoas pensam que as escadas internas ocupam muito espaço, mas não é verdade.
A escada helicoidal de concreto, por exemplo, faz a ponte entre dois cômodos com elegância e discrição, deixando um ar de modernidade, além de facilitar o acesso.