A preparação de uma área para a construção de um empreendimento imobiliário depende de vários fatores.
Entre arranjos burocráticos, reconhecimento de terreno, preparação do espaço, contrato de mão de obra e compra e locação de equipamentos e ferramentas de trabalho.
Desde o princípio, é preciso contar com profissionais e técnicos especializados, para que tudo saia de acordo com o planejamento, com projetos de engenharia e arquitetura, de acordo com as normas de construção e segurança que regem o setor da construção civil.
Algumas tarefas devem ser realizadas por empresas específicas, que possuem os equipamentos adequados e os profissionais capacitados, para determinar os procedimentos que irão direcionar os trabalhos.
Aprovação de terreno deve ser primordial
As áreas destinadas para a construção de grandes empreendimentos imobiliários devem ser aprovadas pela prefeitura, e deve estar de acordo com o zoneamento urbano, que se divide em zona residencial, zona comercial, zona mista, zona rural e zona industrial.
Para cada projeto, é preciso verificar se está de acordo com o plano de desenvolvimento municipal. É preciso estar atento, também ao terreno em que será feito o empreendimento imobiliário.
Para estudos adequados, os tipos de sondagem de solo são realizados com máquinas especiais, perfurando o terreno e fazendo todo o reconhecimento técnico e geológico da área.
A técnica de pesquisa pode variar, entre as quatro disponíveis:
- Sondagem a trado;
- Sondagem à percussão SPT;
- Sondagem rotativa;
- Sondagem mista.
O profissional responsável pela determinação de qual técnica será utilizada deve fazer um reconhecimento prévio do terreno, em busca de informações básicas do solo, para aprofundar a pesquisa, e preparar as fundações dos empreendimentos imobiliários.
Os tipos de sondagem do solo mais comuns mais utilizados são SPT (sigla para Standart Penetration Test) e a sondagem rotativa.
A primeira é mais comum, permitindo reconhecimento da maioria dos terrenos destinados á construção de condomínios residenciais e centros de compras.
A sondagem rotativa é aplicada na construção de estradas, rodovias e túneis, pois identificam a presença de rochas em solo mais profundo.
Para evitar qualquer tipo de acidente, ou até mesmo colapso das estruturas após a construção, é preciso investir neste tipo de trabalho, desde o início das obras, garantindo a realização do projeto do início ao fim, com segurança e credibilidade.
Engenharia predial deve estar atenta a detalhes
As construções finalizadas devem contar com instalações básicas de abastecimento de água, distribuição de energia elétrica e gás, além das interferências naturais, como sol, chuva e vento, variáveis em todas as estações do ano.
A entrada de energia elétrica deve ser feita por uma concessionária, que atende a região, conforme disponibilidade de redes de distribuição.
Para garantir pleno funcionamento, ao longo do tempo, é preciso contratar uma empresa de manutenção de cabine primaria, para identificar o funcionamento pleno.
Caso algum problema seja identificado, é preciso realizar o conserto imediato, para garantir a segurança de todos os moradores e usuários e, também, dos equipamentos ligados às tomadas e interruptores.
Este é um detalhe que deve ser percebido a partir do momento de funcionamento, e deve atender às necessidades de consumo predial, de acordo com o projeto inicial. Por isso, é preciso identificar o objetivo como residencial, comercial ou industrial.
A área externa também pode sofrer consequência por causa das intempéries climáticas. Por isso, a escolha do piso deve ser eficiente e, de preferência, alinhado à sustentabilidade.
A escolha por uma pavimentação intertravada pode ser ideal, pois permite que a água pluvial e de limpeza penetre o solo, impedindo a formação de represamento, que colabora, em muitos casos, nas enchentes, em períodos de muita chuva.
Além de instalação facilitada e absorção da água, este tipo de piso é resistente, podendo ser aplicado em passeios, áreas de estacionamento, praças e parques.
A superfície é rugosa, o que impede acidentes como escorregões de pedestres e derrapagens de veículos.
Proteção estrutural com telhado
Para proteger contra a incidência da luz do sol, diretamente sobre as estruturas imobiliárias, o uso de telhas fibrocimento Campinas sobre casas, prédios e edifícios tem sido uma solução prática e eficiente.
Com uma constituição de cimento e fibra sintética, estas telhas possuem uma adaptação eficiente quanto à estética arquitetônica, garantindo a segurança dos moradores, com retenção de água eficiente e direcionamento correto para escorrimento em calhas e rufos.
O investimento de proteção superior deve ser de acordo com o projeto estrutural imobiliário, pois o custo disponibilizado em madeira para telhado preço pode variar com o tipo de árvore que vai servir como matéria-prima.
Como podemos perceber, desde o reconhecimento do terreno, até a proteção final de um imóvel, é importante dedicar esforço na busca por profissionais capacitados e equipamentos adequados, assim como material eficiente e com longa vida útil.