Uma obra possui diversas etapas e processos e todas elas possuem materiais e ferramentas para que o projeto se desenvolva. Assim, viga pré moldada, cimentos, canteiro de obras é muito comum durante toda a execução de qualquer que seja o empreendimento.
Neste sentido, uma obra precisa acima de tudo de gestão. Afinal, é esta gestão que permitirá que todos os insumos da obra sejam bem distribuídos, bem usados e que fazem com que o projeto tenha o prazo certo de conclusão.
Para isso é importante conhecer as máquinas, ferramentas e materiais que são usados em uma obra para que então haja uma visão global das construções, sejam elas de muros pré moldados, de condomínios de prédios ou então casas germinadas.
No decorrer desse texto abordaremos sobre variados componentes que estão presentes na obra, como máquinas, ferramentas, e materiais.
Os materiais de construção nas obras
Para que as obras sejam trazidas à realidade é fundamental que sejam usados materiais adequados. Neste sentido, os materiais de construção são a solução para esses problemas. Eles são os insumos necessários para a construção de:
- Casas;
- Prédios;
- Pontes;
- Estradas.
E qualquer que seja a obra que precise de estrutura.
Os materiais podem ser tanto retirados da natureza como a pedra, a areia e água, como feito de forma industrial por processos químicos ou físicos como o cimento, as tubulações de aço, pisos e revestimentos.
Quando comprados são encaminhadas para o canteiro de obras e armazenados em um container, que é adquirido na modalidade de locação de container e que garante boa armazenagem.
Abaixo falaremos sobre alguns tipos de materiais que são usados na construção civil.
1. Cimento
O cimento é um material produzido artificialmente e é obtido por meio do cozimento de materiais como o calcário. É um dos materiais mais usados na construção civil, principalmente para a constituição de fundações e estruturas e na produção de argamassas e de concreto projetado.
2. Aditivos
Esses produtos são adicionados aos concretos ou argamassas de modo a modificar as estruturas da massa fresca ou do produto final. Há diversos tipos de aditivos que atuam diretamente sobre a fluidez das massas, a impermeabilidade e o tempo de cura.
3. Cal
É um tipo de aglomerante feito por pedras calcárias magnesianas, que são extraídas e cortadas de jazidas naturais. Hoje, é usada para fabricação de argamassas de assentamento, pinturas, misturas asfálticas, fabricação de blocos de concreto pré fabricado, entre outras aplicações da construção civil.
4. Aço
É uma liga metálica que possui ferro e carbono em sua composição, estando presente em apenas 2% da liga. Este material possui boa resistência mecânica, baixo custo e é utilizado em estruturas de aço de estruturas de concreto armado.
Máquinas e ferramentas na construção civil
Para que todos esses materiais sejam usados da maneira correta durante a execução é fundamental o uso de máquinas e ferramentas adequadas. Sem o suporte desses equipamentos a obra corre em um ritmo mais lento e com a possibilidade de não estar com alta qualidade.
Abaixo falaremos sobre algumas máquinas e ferramentas que podem ser encontradas nas construções.
1. Esmerilhadeira
A esmerilhadeira serve para o corte de ouros materiais, além de possibilitar o lixamento e também o polimento. Ela garante que a obra possa correr em um ritmo mais acelerado devido à sua capacidade de se adaptar às diversas situações.
2. Serra mármore
A serra mármore é um tipo de máquina que tem como função cortar pisos e azulejos. Ela utiliza um sistema de discos, e para cortar materiais específicos é necessário apenas colocar o disco adequado para isto.
3. Escavadeira
A escavadeira é uma máquina de grande potência que contém uma pá mecânica e é usada na construção civil para a remoção de terra, escavação de valas e carregamento de material de um lugar para outro.
Sua pá de escavação é composta por um potente sistema hidráulico alimentado por óleo dentro da máquina que é bombeado para os pistões do equipamento permitindo a escavação adequada e potente.
Compreendemos que as construções são projetos que necessitam de componentes para serem bem executados, como materiais de construção e, principalmente, máquinas e ferramentas, como escavadeiras, locação de munck (caminhão com braço mecânico usado para içamento de materiais) e ferramentas comuns.
Somente com esses aspectos é possível ter uma execução segura e altamente eficiente.