A construção civil é um segmento que não atua somente com a construção, de fato. Estando presente também na área de saneamento.
É um segmento que precisa pensar na obra como um todo, que vai desde a elaboração do projeto, segurança dos funcionários e da obra, escolha dos materiais, e outros aspectos.
Um dos projetos que precisam ser elaborados também é o projeto de rede coletora de esgoto sanitário assim como o de saneamento básico, que visam o deslocamento correto dos fluidos limpos e sujos para as redes coletoras de esgoto.
Essa é uma questão, inclusive, de saúde pública, pois a não instalação desse sistema pode trazer doenças aos moradores e vizinhos.
Além disso, existem outros projetos de segurança, como é o caso do aterramento elétrico, além das exigências que os municípios fazem em relação às calçadas.
Esse artigo vai trazer detalhes sobre cada um desses processos. Não deixe de conferir!
Projeto de saneamento básico e esgotamento sanitário para sua residência?
Durante a construção é importante estar atento às instalações hidráulicas que são tubulações que redirecionam os fluidos de um ponto a outro em uma residência, empresa ou propriedade.
Dentro dessa temática estão os projetos sanitários de esgotamento e saneamento básico. O projeto rede coletora de esgoto consiste em pensar desde a chegada da água na residência, sua utilização pelo cliente e tratamento.
Esse tratamento será feito em uma rede coletora de esgoto, que é encaminhada até uma estação de tratamento de esgoto.
Vale destacar que no caso da água da chuva, ela não é direcionada para a rede de esgoto e sim para córregos presentes na cidade. Isso ocorre para evitar a sobrecarga de um ponto a outro, por conta de um volume do material.
É importante que o projeto seja eficiente, envolva as tubulações de forma correta e evite sua sobrecarga.
No projeto hidráulico da residência, as tubulações que direcionam ao esgoto vão conter algumas barreiras de elementos sólidos, tentando fazer com que o material que chegue ao esgoto seja liquido.
É muito importante que o projeto de rede coletora de esgoto ocorra em parceria com o projeto do imóvel, assinado por um engenheiro civil que seja experiência e possua aptidão para a realização do serviço.
Além disso, esse projeto faz parte do projeto sobre saneamento básico que tem como objetivo:
- Realizar instalações que proporcionem o abastecimento de água potável;
- Esgotamento sanitário;
- Limpeza urbana;
- Manejo dos resíduos sólidos;
- Drenagem das águas da chuva.
Ou seja, a residência em construção precisa ter todos esses elementos integrados, até como uma ação de preservação ambiental.
Aterramento elétrico: como fazer?
Na natureza existem os fatores externos que podem acabar comprometendo a segurança e bem-estar. Estamos nos referindo aos raios, que são descargas elétricas que podem ser altamente perigosas.
Por isso, é importante que a residência possua boas estruturas elétricas, no que se refere ao processo de instalação, assim como conte com um projeto de aterramento elétrico desde sua construção.
Isso é importante para evitar que as descargas elétrica comprometam a residência.
O aterramento consiste na instalação metálica de equipamentos na parte superior da residência ou dos prédios, que conseguem atrair a descarga elétrica dos raios, desloca-la através de fios, levando-a à terra.
Na terra, os raios acabam perdendo seu “poder”, não sendo mais prejudicais. O aterramento é um importante elemento que faz com que sua residência esteja dentro dos padrões e normas técnicas de segurança.
Essa ação é fundamental, garantindo a segurança da residência e a manutenção dos eletrodomésticos, a partir do momento que evita uma sobrecarga energética sobre eles. Instalar esse sistema é seguir a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Outros detalhes quanto à calçada e os tipos de pisos
Outro detalhe importante que mais se refere a uma exigência dos órgãos municipais e da Prefeitura da sua cidade, refere-se ao espaço de recuo presente na calçada. É importante que a construtora e o cliente estejam atentos à calçada, com o objetivo de não infringir as regras do seu município.
Além disso, é importante pensar também no tipo de piso que estará nessa calçada, com o objetivo de seguir as normas técnicas. Um dos pisos mais utilizados em calçadas é o intertravado, que é feito com concreto e possui um encaixe excelente.
Para que sua instalação seja ainda mais rápida e versátil, é importante apostar na locação de uma maquina para fabricar piso intertravado, que consiga atuar de forma prática e segura ao cliente.