Uma construção tem diversos processos envolvidos, da instalação e manutenção elétrica, passando pelas redes hidráulicas, até o levantamento de dados e desenvolvimento de projetos, tudo para que a edificação tenha segurança e qualidade.
Assim, é preciso entender quais são os processos envolvidos para o desenvolvimento de um projeto efetivo e que tenha segurança, o que envolve desde os processos burocráticos até os processos operacionais.
No decorrer deste artigo falaremos sobre alguns processos burocráticos, como a elaboração de laudos técnicos, levantamentos e sobre os processos operacionais como a locação de equipamentos para construção civil em franca sp.
Laudos técnicos para a construção
Para que uma construção seja feita com eficiência e qualidade, é importante ter o desenvolvimento de laudos técnicos.
Esses laudos devem ser elaborados por engenheiros civis, arquitetos ou técnicos em edificações e cada documento possui análises e apontamentos diferenciados. Entre os laudos temos:
- Laudo reforma;
- Laudo de vistoria de vizinhança;
- Laudo de inspeção predial;
- Laudo de avaliação de imóveis.
Iremos falar mais detalhadamente dos laudos de reforma e dos laudos de vistoria de vizinhança, bastante utilizados na construção civil.
1. Laudo de reforma
É um laudo importante para a execução da reforma em casa, apartamentos, escritórios ou qualquer outra edificação.
Deve ser elaborado pelo engenheiro civil seguindo a norma técnica NBR 165280:2014, que discorre sobre segurança, definição de prazos e quais serão os impactos da reforma.
2. Laudo de vistoria de vizinhança
Esse laudo de vistoria tem como princípio analisar os impactos da obra nos prédios do entorno, a fim de garantir a segurança das estruturas e dos demais moradores, além de evitar danos que podem ser previstos.
Esse laudo pode ser elaborado por engenheiros e arquitetos.
Locação de equipamentos
Todas as profissões tem suas ferramentas, afinal, elas possibilitam que o ofício seja realizado de forma mais eficiente.
O tapeceiro tem o grampeador de tapeceiro que o possibilita colocar as estampas nos móveis e ambientes. Já os construtores possuem retroescavadeiras, furadeiras, betoneiras, entre diversos outros elementos.
Em muitos casos alguns equipamentos são muito caros e por esse motivo, ao invés de adquirir o item os trabalhadores poderiam improvisar determinada ferramenta, o que pode causar uma execução não muito eficiente.
Desse modo, as locadoras de equipamentos para construção civil sp se tornaram grandes aliadas das pequenas, médias e grandes obras, por possibilitar o uso de equipamentos de qualidade, por um preço que permite o orçamento ser aprovado.
Falaremos sobre as vantagens de optar pela locação de equipamentos e os tipos de equipamentos que podem ser locados para a obra no próximo tópico.
Vantagens da locação de equipamentos
Um dos grandes investimentos em uma construção é o uso de equipamentos. Esses equipamentos permitem a execução do trabalho de forma mais efetiva e correta.
Entretanto, a compra desses equipamentos pode ter um custo elevado e, com o passar do tempo, podem cair em desuso, tornando o investimento perdido.
Nesse sentido, a locação de equipamentos para construção civil vêm crescendo no Brasil, principalmente por permitir aluguel de diversos equipamentos, como aluguel de esmerilhadeira, de retroescavadeira e betoneiras.
Há algumas vantagens na opção da locação de equipamentos que podemos listar como:
- Grande variedade de equipamentos, que vão de ferramentas a grandes máquinas;
- Investimento menor do que na compra de um equipamentos;
- Tornam o orçamento mais viável;
- Permite a redução dos gastos com manutenção;
- Aumento da produtividade.
A locação também se destaca por conta das máquinas serem modernas e eficientes, otimizando as obras. Além disso, vale dizer ainda que os custos de manutenção e armazenamento das peças são de responsabilidade da locadora.
Equipamentos disponíveis para locação
Com todas essas vantagens, existem inúmeros equipamentos disponíveis nas locadoras de equipamentos para serem escolhidos pelas construtoras e pelos profissionais da construção.
São exemplos de máquinas e ferramentas disponíveis no mercado:
1. Lavadoras de alta pressão
A lavadora de alta pressão industrial é locada para ajudar na remoção de sujeira pesada nas áreas externas e para realização da limpeza final na obra.
2. Betoneiras
As betoneiras são equipamentos indispensáveis para a obra, pois ela ajuda no preparado da argamassa e do concreto. É um equipamento mecânico que permite a mistura homogênea dos insumos.
3. Retroescavadeiras
São máquinas usadas para execução de valas e redes, bem como ajudar no carregamento de caminhões.
São máquinas de grande potência e podem ser utilizadas nos serviços preliminares da obra.
Além desses equipamentos, temos uma variedade de itens disponíveis, como:
- Compressores de ar;
- Bombas de água;
- Caminhão munck;
- Esmirilhadeiras e furadeiras.
Portanto, uma obra eficiente e segura atende aos dois pontos principais: o burocrático, como elaboração de laudos técnicos e no operacional; e a locação de equipamentos e contratação de mão de obra especializada para assegurar a qualidade e segurança dos locais.