A tecnologia apresenta, de tempos em tempos, avanços nos mais diversos setores, ajudando na economia de matéria-prima, na otimização dos processos ou agilizando a linha de produção de uma indústria.
Com a necessidade de procurar novos meios de fornecimento de energia, trabalhando com a hipótese de que os recursos naturais provenientes do petróleo pode passar por uma crise, pesquisas em desenvolvimento mostram que a solução pode estar na estrela que ilumina os dias no planeta Terra.
Assim, usando o sol como provedor de energia limpa e renovável, a adaptação de uma energia sustentável ao dia a dia da sociedade está muito mais próxima do que imaginamos.
Energia renovável para todos
A humanidade tem à disposição uma enorme diversidade de fontes de energia, que precisam de instalações dos mais variados tamanhos, alimentados por recursos naturais que passam por transformações, como o curso do rio que alimenta as hidrelétricas e as usinas eólicas, que precisam ser instaladas em regiões com excesso de vento.
Estes dois exemplos despendem investimentos públicos e particulares, que muitas vezes deixam de ser interessantes no retorno de capital.
Para evitar esse tipo de problema, pesquisadores têm desenvolvido painéis solares, que podem ser adaptados em diversos setores, desde residências particulares até mesmo em empreendimentos comerciais, como prédios, hotéis e complexos turísticos.
Esse tipo de gerador de energia utiliza a luz solar como fonte, podendo ser instalado sobre o teto de uma casa ou em uma rede de coberturas de um estacionamento.
O investimento pode ser feito a longo prazo, com o retorno financeiro imediato, pois é possível adaptar para que a energia excedida retorne para a rede elétrica das concessionárias.
A possibilidade de uso se abre, já que as placas de captação de energia solar podem alimentar desde um aquecedor eletrico até a alimentação de tomadas e interruptores. Ou seja, pode ligar qualquer tipo de equipamento elétrico.
No entanto, é importante ressaltar que as instalações desse tipo de fonte de energia deve ser realizada por uma empresa especializada no serviço, pois há trâmites burocráticos que devem ser realizados antes do início do uso.
Um exemplo prático para o uso de energia solar está no aquecedor de piscina elétrico, que atende de forma satisfatória todos os quesitos para este tipo de serviço.
A instalação é estimulada exatamente por ser ecologicamente correta, pois não consome energia da rede elétrica, refletindo também na economia na conta de luz no final do mês.
Ela também permite o uso contínuo, mesmo nos meses de frio, quando as instalações da piscina contam com cobertura e capas para manter o calor da água. Alguns cuidados para este tipo de aplicação da energia solar devem ser tomados, como:
- O tamanho dos painéis solares segue tamanho da piscina;
- Instalação preparada por profissionais;
- Preferir energia sustentável, sem agredir meio ambiente;
- Manutenção preventiva deve ser realizada constantemente.
Água aquecida em todos lugares
A piscina não precisa ser o único lugar que pode contar com a água aquecida. Com a instalação de uma central de aquecimento solar água, as torneiras das pias dos banheiros, lavabos, cozinha e área de serviço podem contar com água quente a qualquer momento.
Para ter este tipo de comodidade, é preciso ter instalado nas torneiras os misturadores de água, com encanamento desenvolvido exatamente para este tipo de tarefa.
O fornecimento será de água quente e água fria, sendo disponibilizado a partir de uma rede hidráulica preparada para esse tipo de encanamento.
Em alguns empreendimentos imobiliários já estão sendo instalados alguns projetos que se utilizam da energia solar para equipamentos específicos em uma residência.
Com a instalação de um painel solar para chuveiro, os moradores contam com água quente sem precisar utilizar a energia elétrica das concessionárias, podendo economizar muito na conta de luz no final do mês.
A manutenção dos paneis solares, em residências e comércios, deve ser realizada anualmente.
O serviço conta, inclusive, com a limpeza das placas que captam a luz do sol, para transformar em energia.
Com a manutenção preventiva realizada constantemente, esta nova forma de consumir energia será muito benéfica para os usuários e para o planeta.
Outras formas de energia limpa estão sendo pesquisadas, mas a energia solar já está em desenvolvimento há muito tempo e tende a ter o custo barateado nos próximos anos, popularizando e colocando ao alcance de todos.