Para quem pretende investir em um negócio ou está interessado em construir algo grandioso para gerar renda, a construção de prédios residenciais pode ser uma ótima opção para o investidor.
Os prédios residenciais oferecem extensa moradia e agrupam diversas famílias em um espaço mais compacto.
É uma tendência no mercado imobiliário por diversos motivos, entre eles a segurança e por estarem cada vez mais completos – disponibilizando serviços dentro dos condomínios.
Por conta disso, vêm se mostrando uma possibilidade para ganhar dinheiro e gerar uma nova renda mensal.
Mas, para poder investir nessa oportunidade, o investidor deve ter muito cuidado com detalhes em todas as suas fases, para que o prédio seja confortável, seguro e possa servir como referência de moradia.
Processos para a construção de prédios residenciais
O início é marcado pelo planejamento e precisará de estudos preliminares antes de começar a construir.
Para fazê-lo é necessário um projeto arquitetônico completo com a planta do local que deve ser feita por um profissional qualificado.
A planta deve seguir os requisitos municipais, para que haja aprovação do projeto na prefeitura da cidade em que o prédio será construído.
Esse processo é feito juntamente com a escolha da área e local do terreno, sua limpeza e nivelação. Também é preciso a realização do levantamento topográfico, que mapeia toda a superfície do terreno.
Após a aprovação completa e assentamento, a próxima fase será a montagem da fundação.
A montagem é uma importante parte do processo de construção de um prédio residencial por ser seu alicerce. Assim ele será montado com ferro, concreto, cimento e/ou outras alternativas, dependendo do cálculo estrutural que tiver o terreno.
Com o alicerce produzido, a fundação aguenta todo o peso que será colocado na construção, evitando problemas estruturais após a finalização.
Com a base estrutural montada, as paredes já começam a ser levantadas, assim como as sapatas de fundação e o concreto armado.
É interessante observar passo a passo desse momento, para entender a obra organicamente, descobrindo quais os materiais e a forma como são conduzidos. Essa equipagem é mais específica, pois serve especialmente para prédios e grandes construções.
Com o edifício já de pé e estruturado com escadas, saídas, buraco do elevador e áreas livres prontas, o projeto receberá as instalações de estruturas hidráulicas e o Projeto elétrico residencial necessário para seu completo funcionamento.
Com a instalação eletrica e todo o restante de atividades completo, é hora de estilizar toda a estrutura.
Para isso, é necessário começar o acabamento do prédio, onde se pode utilizar diversos materiais para que, esteticamente, todo o imóvel seja agradável e acolhedor, seja ele moderno ou mais clássico.
Alguns exemplos que costumam ser usados são o Concreto Polido, pisos e azulejos diferenciados.
Para um edifício residencial, é interessante pensar em aparatos tecnológicos que prezem o espaço livre do local, como Wifi e televisão no saguão.
Novidades na sala de jogos, playground, piscina e sauna também valorizam, principalmente se for um residencial mais sofisticado.
Quanto mais modernizado mais procurado, bem visto e valorizado será o seu imóvel. Dessa forma, é importante investir em design e tecnologia para que seu prédio residencial nunca pareça estar ultrapassado ou antigo demais para alguém desejar morar.
Com isso, sempre receberá novos moradores satisfeitos com os serviços que possuem pelo local.
É interessante preservar o prédio de erros nas implementações de materiais e na decoração, pois é algo que desvaloriza o imóvel e pode prejudicar a renda futura.
Opte por consultar especialistas que traçarão o perfil de moradores e aplicarão as melhores cores e ideias criativas.
Propaganda, banners e faixas de divulgação nos prédios
A pesquisa e especulação com o público e seu interesse no edifício pode começar com entregas de panfleto a partir do momento em que sua obra tiver data para começar ou tiver sido aprovada.
Com o edifício entregue, aproveite faça propagandas que possam agregar o ideal de sua proposta e que conquiste o público que você deseja.
Algumas opções para divulgação de seu novo edifício:
- Banners e faixas;
- Panfletos;
- Redes Sociais;
- Televisão;
- Mídias de metrô;
- E-mail marketing.
Com a ideia amadurecida e o investimento correto para proceder, basta procurar por especialistas em estruturas pré-moldadas, metálicas e obras em geral que possam te ajudar na sua mais nova produção.
Escolha corretamente o perfil de família e pessoas que quer proporcionar sua experiência residencial, tenha paciência com aprovações e estruturação de sua obra e desfrute de sua mais nova fonte de renda e trabalho.