O processo de decoração residencial é algo muito íntimo e pessoal, pois por meio dele é refletido algumas características dos seus moradores que revelam seu estilo de vida dento da sociedade.
Além disso, por ser um projeto pessoal, a decoração do lar é um processo realizado com muito planejamento é feito minuciosamente, cada detalhe possui muita dedicação.
Mas, o desejo de todo proprietário é que a residência seja bonita, confortável, autêntica e que para isso não seja necessário ter um investimento financeiro muito alto.
Afinal de contas, ser econômico e original é uma tendência que nunca sai de moda.
Pensando nisso, no decorrer do texto há algumas dicas de itens que são essenciais para a decoração da casa, suas vantagens e benefícios.
Estruturas Essenciais
Para começar a decoração, além do planejamento que inclui muita pesquisa e análise, alguns detalhes precisam ser realizados primeiro que outros.
No caso da decoração de casas e apartamentos, algumas estruturas como os pisos e as paredes precisam vir antes dos móveis e demais itens decorativos. Assim comecemos pela escolha do piso.
Para ter o modelo ideal é necessário pensar nos moradores da casa, se houver pets, crianças ou idosos é necessário que eles sejam elementos seguros e esteticamente harmônicos.
Caso não tenha nenhum desse elementos, uma opção econômica e muito bonita é o porcelanato polido preço que tem mais brilho que os modelo comuns.
O processo de polimento confere mais luminosidade ao piso, agregando mais sofisticação e sensação de um mais claro e amplo. Sendo ideal também para espaços menores, para sua ampliação.
Outra opção de piso que confere um aspecto mais moderno, urbano e industrial, o piso industrial de concreto é uma opção ousada, mas que confere muita originalidade, resistência e durabilidade.
Alguns modelos podem ser aplicados tanto em ambientes internos quanto externos.
Sendo uma característica de projetos mais modernos e atuais esse modelo de piso tem uma manutenção simples, seu aspecto mais rústico permite diversas combinações.
Após a escolha do piso o próximo passo é a escolha do revestimento das paredes e do teto.
Aqui, vale ressaltar que há diversas opções e o ideal é que esses três elementos dialoguem entre si, criando um espaço confortável e agradável esteticamente.
Detalhes do Acabamento
Após os elementos essenciais é o momento para a escolha dos móveis e demais objetos decorativos.
Atualmente é necessário verificar cada detalhe e caso opte pelos móveis planejados que permite mais mobilidade e aproveitamento do espaço é necessário pensar na escolha da matéria-prima dos móveis.
Pois isso, reflete diretamente na qualidade do produto.
Na indústria moveleira um dos materiais mais utilizados é a madeira MDF que apresenta mais leve e sua manutenção e moldagem são mais simples.
Além disso, o acabamento para MDF, apresenta muita opções de modelos, ampliando a versatilidade e propostas de personalização que sejam coerente com o ambiente decorado.
As opções de revestimento são:
- Finish Foil;
- BP – Baixa Pressão;
- Fórmica;
- Laca;
- Pintura UV.
Cada tipo de acabamento possui características que são mais indicadas para determinados tipos de ambientes, como a BP que é mais indicada para ambientes úmidos, pois é revestida com resina que faz com que seja mais resistente.
A laca é bem brilhosa e confere mais sofisticação ao ambiente.
Outro detalhe dos móveis em MDF é a fita de borda MDF que é inserida, principalmente, nas extremidades dos objetos para reforçar o seu acabamento e conferir mais resistência ao mesmo.
Observar os detalhes antes da compra é primordial para assegurar a qualidade do produto adquirido.
Mais detalhes
Ainda pensando nos móveis há os detalhes das dobradiças e corrediças que servem para abrir e fechar as porta de armários e guarda-roupas.
Atualmente com os avanços tecnológicos esses detalhes são em sua maioria de aço inox, pois são mais resistentes e duráveis, um dos principais modelos adotados é a corrediça telescópica inox.
Além disso, há detalhes que são mais aparentes como as cortinas e persianas que servem para proteger e deixar o cômodo mais agradável quanto a incidência do sol.
Pois, mesmo sendo bom ter um espaço aquecido e arejado, quando isso é excedido passa a incomodar.
Pensando nisso e nessa proteção o mercado desenvolveu diversos modelos de cortinas e persianas, como a persiana romana vertical que são mais indicadas para os quartos, salas e home office quando há.